Estratégias de Comercialização

As Vantagens do CRM Em Tempos de Crise

O CRM é o conjunto de processos, pessoas e tecnologias empresariais para alcançar um único objectivo: obter clientes e mantê-los satisfeitos.


novo crm nova normalidadePode ainda não ter dado por isso, mas esta nova realidade onde as previsões económicas são feitas em ambiente de grande volatilidade, passou a normalidade. Actualmente, quando as empresas olham para os próximos anos, procuram uma resposta crucial:

  • Vai haver dinheiro nesta "nova normalidade"?

  • Se sim, como e onde o ir buscar?

A resposta à primeira parte da pergunta é claramente "sim".

E a segunda? Bom, aqui pode ter uma certeza, sem clientes não vai a lado nenhum, e para os tratar devidamente vai precisar de uma estratégia de CRM suportada numa boa ferramenta.

Para Que Serve o CRM?

O CRM ou gestão do relacionamento com clientes (CRM - Customer Relationship Management) consiste na gestão das relações com todos os clientes, inclusive os potenciais clientes. O CRM é o conjunto de processos, pessoas e tecnologias empresariais para alcançar um único objectivo: obter clientes e mantê-los satisfeitos.

Trata-se de uma estratégia global que ajuda a conhecer melhor os clientes e o seu comportamento, permitindo criar relações mais sólidas e duradouras que irão beneficiar quer a empresa, quer os seus clientes. É muito difícil gerir um negócio com êxito sem uma poderosa solução de CRM. Afinal, o importante é o cliente.

Uma implementação de CRM bem sucedida envolve obrigatóriamente diversas áreas da empresa, a começar pelas vendas, é claro. Mas há também outros aspectos directamente ligados ao cliente, como o marketing e o serviço e suporte a cliente.

Soluções como a salesforce.com oferecem um suporte tecnológico para todas essas áreas. Outras como o crm da HubSpot tem uma abordagem mais restrita às vendas, mas com um nível de integração com o marketing muito superior e mais orientado às PME. Além disso o CRM da HubSpot é gratuito. Qual o melhor CRM para si? depende.

solução de vendas crm hubspot

Com o software como serviço (Saas - Software-as-a-Service) Salesforce CRM e a plataforma de Cloud Computing Force.com, pode tratar simultaneamente dos clientes e do orçamento (factos de extrema relevância nos dias que correm).

Não sabe por onde começar? Comece por experimentar a solução CRM Grátis. Claro que deve saber que estratégia de CRM quer seguir para tirar partido desta experiência. Se precisar de ajuda clique aqui.

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.