Se está a ler estas linhas é provável que tenha visto um post anterior sobre o anúncio do novo CRM Grátis da HubSpot. Se pensa que esta é a altura certa para abraçar a novidade, e ir a correr cancelar o actual CRM da Salesforce - Microsoft Dynamics CRM ou outro - e mudar, tenha calma.
Qual o Melhor CRM?

Vejamos as coisas mais de perto: Se procura um CRM light, e principalmente, se já é utilizador do software de inbound marketing da HubSpot, é certo que a plataforma de Inbound Sales da HubSpot é uma ferramenta com recursos bem interessantes, que aumentam o poder da plataforma de Inbound Marketing HubSpot.
Enquanto a maior parte dos sistemas de CRM são compostos por dezenas de ferramentas e recursos complicados de aprender e personalizar, o HubSpot CRM é desenhado para que a equipa comece rapidamente e se mantenha focada em vender, sem alterar muito a forma como já fazem as coisas actualmente. Veja aqui um dia na história de um negócio com este CRM simples.
Mudar de CRM ou Não?
Se a sua equipa de vendas está a usar o Salesforce - e quero dizer usar mesmo - provavelmente não faz sentido trocar.
A profundidade de alguns recursos incluídos nas maiores plataformas de CRM como o Salesforce.com não estão - para já - no HubSpot CRM. Se a sua equipa é bem sucedida com a ferramenta de CRM que está a usar actualmente, pode não fazer sentido mexer.
Diferenças fundamentais entre Hubspot CRM e Salesforce.com
|
CRM HubSpot
|
Salesforce.com Sales Cloud
|
Ideal para
|
Empresas que não estão a usar actualmente nenhum sistema CRM.
|
Empresas a precisar de usar ou acrescentar funcionalidades e capacidades avançadas à plataforma de CRM básica. |
Construído de base para:
|
Vendedores.
|
Gestores de vendas.
|
VIsualização e filtros de dados:
|
Vendedores podem facilmente customizar "views".
|
Administrador Salesforce pode facilitar a criação e customização.
|
Carregamento de dados no dia-a-dia:
|
Natural em todas as actividades do dia a dia feitas na perseguição das oportunidades de venda.
|
Exige montante significativo de input humano dos comerciais para manter informação actualizada.
|
Facilidade de Adopção:
|
Muito alta. Utilizadores existentes HubSpot vão perceber rapidamente o que fazer.
|
Relativamente baixa. Níveis de funcionalidade relativamente complexos, tornam demorado o domínio das ferramentas
|
Custo:
|
Grátis
Preço CRM HubSpot
|
€25, €75 ou €150 por mês/utilizador
|
Onde me parece fazer sentido é naquelas empresas que apesar de terem muito a ganhar com um sistema CRM, não estão a utilizar a plataforma de CRM que tem actualmente nem sequer medianamente, ou pura e simplesmente não têm CRM ainda.
Mas, talvez o apelo mais emocionante do HubSpot CRM, seja o facto de fechar o ciclo em todas as actividades de marketing da empresa até às vendas, e fornecer à equipa de vendas as informações que precisam para serem realmente úteis para os compradores.
Dica:
Se está a pensar implementar ou mudar o CRM que tem actualmente, não se esqueça que a importância do CRM está a caír e a do Marketing a aumentar, pelo que deve perceber primeiro porque é que a ferramenta de marketing digital HubSpot é a "primeira pedra do CRM Moderno".
Que começar por usar o CRM gratuito, para todos e para sempre? Clique no botão a seguir.