Exportar como PME - A Crise Gera Criatividade nos Negócios

Publicado por: Deolinda Franco Coimbra

Data Artigo 23-03-2012 11:54

Agora que as PME exportadoras portuguesas enfrentam a crise dos mercados externos, é bom não esquecer que um dos motores da criatividade é o desespero. O problema é que com a ainda maior crise no mercado interno, para muitas PME exportar é a única solução para a sobrevivência.

exportar mais qren

Problemas Comuns das Empresas Exportadoras 

O seu negócio está a correr mal? Há muitos anos que acha que o seu negócio precisa de uma reviravolta? O seu distribuidor no estrangeiro não faz nada pelos seus produtos? E o senhor exportador faz? Os seus produtos ou serviços não estão a vender e a concorrência é muita? A sua comunicação não está a fazer nada pela sua marca? Entre as muitas questões que poderiam ser identificadas para o seu caso, há uma fulcral: o seu negócio é realmente diferente ou é um simples "me too" (eu também)?

Como Exportar em Tempos de Crise

A isto responde-se com marketing, mais inteligência e imaginação. Para isso tem que se tentar ser um pequeno génio, aplicando a inteligência de forma imaginativa. O marketing é uma disciplina criativa, embora seja bastante convencional na sua execução. Senhor empresário de PME exportadora, para o seu negócio ter sucesso pense no que ninguém pensou antes.

A Relação entre Exportação e Inovação

Lembre-se que a inovação (ou uma ideia nova) por definição não será aceite no inicio. São necessárias várias tentativas, um grande número de demonstrações e experimentações aborrecidas, até a inovação ser aceite e interiorizada numa organização. As inovações no produto estão a ficar cada vez mais difíceis de sustentar e muitos novos produtos tornam-se "commodities" (o contrário de produto/marca) quando chegam ao mercado, principalmente quando se trata de actividade exportadora. Por isso, inove não apenas no produto, mas também no processo como ele chega ao mercado.

Não É o Produto É o Cliente

Pode também repensar o conceito do produto por completo, ou mesmo um novo modelo de negócio. Por exemplo, o "low-cost" surgiu já há muitos anos e vingou nas empresas de aviação. Este conceito foi muito copiado, como sempre acontece com algo que resulta. Chegada a crise do consumo aos mercados externos, todos os negócios apostam no "low-cost". Acha que será suficiente a sua marca apostar no "low-cost"? Não será, pelo contrário, prejudicial à marca? Nem todos os negócios podem apostar no "low-cost". Pense de forma holística e descubra os catalisadores criativos para o seu negócio de exportação.

Precisa de Ajuda?

Se pretende implementar estratégias de Inbound Marketing para ajudar o seu negócio a entrar em mercados externos, comece por fazer o download do eBook "7 Dicas Para Melhorar o Seu Website".

Quer Internacionalizar o Seu Negócio?

Dê o primeiro passo:

Criação - Redesign de Sites

 

Tópicos: Exportação e Internacionalização, Campanhas de Marketing, Inbound Marketing