Na base de qualquer estratégia de marketing bem sucedida, está a criação da buyer persona: Essa é a primeira tarefa, e é por isso que precisa de saber responder a algumas perguntas com alguma segurança.
Vejamos...
Uma componente fundamental para o sucesso do inbound marketing é a Buyer persona, particularmente para os departamentos de vendas e marketing. Afinal de contas, são estas as equipas que precisam de saber a quem estão a dirigir a mensagem, e a equipa de vendas precisa de saber quem quer meter no pipeline de vendas para vender.
Mas, é bem provável que assim que se sentar para fazer o esboço das personas, vá dar consigo a olhar paea uma folha completamente vazia durante algum tempo e a pensar, por onde raio deve começar.
Antes de começar a gastar o seu tempo e dinheiro com a pesquisa que o vai ajudar a definir as personas, olhe para a sua audiência alvo e faça as perguntas a seguir. Não se preocupe se algumas respostas não surgirem de imediato (é para isso que serve o estudo!).
Se no final tiver as respostas a essas perguntas sobre a sua persona, vai ter em sua posse uma arma que mostra caminhos claros pelos quais se pode guiar, e onde pode basear as suas decisões de SMarketing, com um maior grau de confiança.
Agora já pode ter uma perspectiva mais exacta do que quer mesmo dizer aos seus clientes. O segredo está em desenvolver a estratégia de conteúdo, as ofertas, e as campanhas sempre na perspectiva do cliente, usando uma estratégia de keywords alinhada.
Já desenvolveu personas para a sua empresa? Que outras perguntas faz a si próprio no processo, que não estejam incluídas na lista?
Pergunta |
Resposta |
|
Sexo feminino Casado com dois filhos (<10) Idade 30-45 Rendimento: €60.000 Suburbano |
|
Director de Recursos Humanos Trabalha na mesma empresa há 10 anos e chegou a esta posição por experiência acumulada |
|
Comportamento calmo Provavelmente tem um assistente a triar chamadas Decide fornecedores e faz ponte com “clientes” internos Pede para receber informação por email |
|
Ter todo o trabalho feito com uma equipa reduzida Fazer o rool-out de mudanças para toda a empresa |
|
Tornar mais fácil gerir todos os dados dos funcionários num único local. Integrar com os sistemas das equipas jurídicas e financeiras |
|
Gestão Integrada de Base de Dados de RH |
|
Manter os funcionários felizes com e baixa rotação Apoio equipas jurídicas e financeiras |
|
Web e Media em geral Comunidade RH Direcção de informática |
|
Fornecemos uma base de dados intuitiva que se integra com as suas actuais plataformas de software e formação continua para ajudar os novos colaboradores a serem produtivos rapidamente. |
|
Estou preocupada por perder dados na transição para um novo sistema. Eu não quero ter que formar toda a empresa sobre como utilizar um novo sistema. |
Se pretende implementar estratégias de Inbound para ajudar o seu negócio a entrar em mercados externos, comece por fazer o download do eBook "7 Dicas Para Melhorar o Seu Website"