Campanhas de Marketing

9 Perguntas Para o Marketing Criar a Personagem do Cliente - Buyer Persona

Conheça as primeiras perguntas para implementar inbound. O sucesso da estratégia de marketing, depende em grande parte da capacidade de criar buyer personas


buyer-persona-perspectivaO que identifica aquela pessoa com quem quer comunicar? responde a que tipo de linguagem? o que valoriza? aquele mundo fantástico está para ela no mar ou no espaço? ou seja, para que tipo de buyer persona tem de falar?

Na base de qualquer estratégia de marketing bem sucedida, está a criação da buyer persona: Essa é a primeira tarefa, e é por isso que precisa de saber responder a algumas perguntas com alguma segurança.

Vejamos...

Primeiro, Criar a Buyer Persona

Uma componente fundamental para o sucesso do inbound marketing é a Buyer persona, particularmente para os departamentos de vendas e marketing. Afinal de contas, são estas as equipas que precisam de saber a quem estão a dirigir a mensagem, e a equipa de vendas precisa de saber quem quer meter no pipeline de vendas para vender.

Mas, é bem provável que assim que se sentar para fazer o esboço das personas, vá dar consigo a olhar paea uma folha completamente vazia durante algum tempo e a pensar, por onde raio deve começar.

Definição-de-Buyer-Persona

Ver Melhor Não Chega, É Preciso Ver Mais Longe

Antes de começar a gastar o seu tempo e dinheiro com a pesquisa que o vai ajudar a definir as personas, olhe para a sua audiência alvo e faça as perguntas a seguir. Não se preocupe se algumas respostas não surgirem de imediato (é para isso que serve o estudo!).

Se no final tiver as respostas a essas perguntas sobre a sua persona, vai ter em sua posse uma arma que mostra caminhos claros pelos quais se pode guiar, e onde pode basear as suas decisões de SMarketing, com um maior grau de confiança.

Perguntas a Fazer Para Desenvolver Personas

      1. Informação demográfica?
      2. Cargo e nível de senioridade?
      3. Como é um dia da sua vida?
      4. Quais os seus objectivos?
      5. Quais as suas dificuldades/pontos de dor?
      6. O que é que eles valorizam mais?
      7. Onde é que eles vão buscar essa informação?
      8. Que experiencia procuram quando estão em processo de compra dos seus produtos e serviços?
      9. Quais as suas objecções mais comuns aos produtos ou serviços que vendo?
      10. Como é que identifico esta persona?

Agora já pode ter uma perspectiva mais exacta do que quer mesmo dizer aos seus clientes. O segredo está em desenvolver a estratégia de conteúdo, as ofertas, e as campanhas sempre na perspectiva do cliente, usando uma estratégia de keywords alinhada.

Já desenvolveu personas para a sua empresa? Que outras perguntas faz a si próprio no processo, que não estejam incluídas na lista?

Exemplo de Personagem 

Pergunta

Resposta

  1. Qual a informação demográfica?

Sexo feminino

Casado com dois filhos (<10)

Idade 30-45

Rendimento: €60.000

Suburbano

  1. Qual a função e nível de senioridade?

Director de Recursos Humanos

Trabalha na mesma empresa há 10 anos e chegou a esta posição por experiência acumulada

  1. Como é um dia vulgar da sua vida?

Comportamento calmo

Provavelmente tem um assistente a triar chamadas

Decide fornecedores e faz ponte com “clientes” internos  

Pede para receber informação por email

  1. Quais os principais desafios ou problemas?

Ter todo o trabalho feito com uma equipa reduzida

Fazer o rool-out de mudanças para toda a empresa

  1. O que é que os ajuda a resolver?

Tornar mais fácil gerir todos os dados dos funcionários num único local.

Integrar com os sistemas das equipas jurídicas e financeiras

  1. O que é que eles mais valorizam?

 Gestão Integrada de Base de Dados de RH

  1. Quais os seus Objectivos?

Manter os funcionários felizes com e baixa rotação

Apoio equipas jurídicas e financeiras

  1. Onde é que eles vão buscar informação?

Web e Media em geral

Comunidade RH

Direcção de informática

  1. Que tipo de experiencias procuram quando pesquisam os seus produtos ou serviços?

Fornecemos uma base de dados intuitiva que se integra com as suas actuais plataformas de software e formação continua para ajudar os novos colaboradores a serem produtivos rapidamente.

  1. Quais as objeções mais comuns aos seus produtos ou serviços?

Estou preocupada por perder dados na transição para um novo sistema.

Eu não quero ter que formar toda a empresa sobre como utilizar um novo sistema.

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