Qual a Diferença? Estratégia de Conteúdo e Marketing de Conteúdo

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 22-05-2014 12:30

O termo "Estratégia de Conteúdo" começou a ser largamente usado na década de 1990 para descrever o planeamento, desenvolvimento e gestão de conteúdos em meios impressos ou digitais.

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Actualmente, a Estratégia de Conteúdo é orientada para a forma como as empresas distribuem, de forma inteligente, informações importantes a indivíduos e audiências específicas, sejam elas internas ou externas.

Isto é verdade para empresas de qualquer sector ou dimensão, e é executada recorrendo a histórias e a dados.

Uma Estratégia de Conteúdo,
é constituída por conteúdo transparente, credível e de confiança, que realça os objectivos estratégicos da organização.

Pense no seu negócio, departamento ou unidade de negócio. Provavelmente já se deu conta de que as pessoas a quem quer chegar tem cada vez menos tempo disponível. Mas, se o conteúdo for credível, de confiança, transparente e se aumentar a capacidade delas tomarem decisões importantes na sua vida pessoal ou profissional, acredite que elas vão prestar muita atenção - e porque não, sentir a falta desse conteúdo se por algum motivo não o disponibilizar.

Além disso, ele ainda vai ajudar a melhorar os objectivos estratégicos da sua organização.

Estratégia e Marketing de Conteúdo Não São a Mesma Coisa

Marketing-Conteúdo-vs-Estratégia-ConteúdoNão deve confundir Estratégia de Conteúdo com Marketing de Conteúdo, embora estejam relacionados não são a mesma coisa.

O Marketing de Conteúdo é concebido explicitamente para levar a uma "acção rentável por parte do cliente", que traga lucro.

A Estratégia é trabalhada principalmente para ajudar determinado público-alvo a ficar mais bem informado. De certa forma está mais próxima do jornalismo que do marketing, ou seja é mais informativa que promocional.

Sucesso e Conteúdo Estão Interligados

Perceber e dominar a Estratégia de Conteúdo é obrigatório para o sucesso de qualquer empresa, departamento ou organização. Isto pode parecer uma afirmação ousada, mas acredite, é um facto.

Porquê? Porque actualmente, cada vez há mais organizações bem sucedidas pelo mundo fora, onde os melhores colaboradores a qualquer nível, percebem três coisas:

  1. Há uma avalanche de conteúdo a ocupar o tempo de todos, principalmente das pessoas mais importantes para o seu negócio. (De acordo com estatísticas da IBM, todos os dados existentes no mundo em 2003, duplicaram de dois em dois dias desde o início de 2004)

  2. No entanto, apesar desse tsunami cada vez mais furioso, ninguém a quem quer chegar tem nem mais um minuto que seja no seu dia. A grande maioria desses minutos estão já destinados para trabalhar, comer, dormir, estar com amigos e familia...

  3. Para o negócio avançar de forma definitiva, é essencial que o conteúdo mais importante envolva os indivíduos e públicos chave, tanto internos como externos.
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Ex: Conversa Com o Fundador de Uma Start-Up

Não resisto a partilhar a conversa que tive recentemente com o fundador de uma empresa tecnológica, o Pedro. A conversa surgiu a propósito da necessidade que ele tinha de um CRM e de vender mais. A empresa desenvolve um software de ponta, e tem como target o mercado mundial.

A determinada altura, a conversa desenvolveu-se mais ou menos assim:

Pedro: Vamos ter na nossa empresa um novo website, páginas nas principais redes sociais, facebook, LinkedIn e no Goggle +...
Eu: Ok, vai ter Blog?
Pedro: Sim, e o blog vai ter botões de like, share e rss feed, e também um campo para subscrever a newsletter...vamos ter o brand totalmente alinhado.
Eu: Excelente, e o que é que tem planeado dizer?
Pedro: ....silêncio...olha para o telemóvel...vamos falar do nosso software, de como é fabuloso, o melhor do mundo...eu não percebo nada de redes sociais, algum estagiário vai tratar disso que eles tem tempo, eu não.

Está a ver onde quero chegar? As plataformas parecem estar lá todas, não faz é a mínima ideia do que fazer com elas. O potencial cliente pode subscrever a newsletter, ou a rede social, nunca mais vai é receber coisa nenhuma que seja realmente relevante para ele, porque é uma táctica de marketing digital sem estratégia de marketing de conteúdo inbound. É uma coisa no vácuo.

E Agora?

Independentemente do seu departamento, área de trabalho, ou especialização, o objectivo do coaching e serviços SMarketing da Nível Horizontal é ajudar as equipas a perceberem melhor esses indivíduos, a saber o que é importante para eles, e como os envolver com palavras, imagens, vídeos, redes sociais e móveis.

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Imagem: jollygoodcontent.com

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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