Estratégias de Comercialização

Termos do Google Ads que Deve Conhecer

Veja todos os termos e nomenclatura utilizada no Google Adwords, pay per click marketing.


Não é difícil começar a conversar com um profissional de Search Marketing e ficar de imediato confuso com a infinita quantidade de termos e nomenclatura utilizada no Google Ads.

Google adwords

Estes são os principais termos utilizados no Google Ads:

PPC: Pay Per Click ou Pagamento por Clique, isto significa que não paga quando o seu anúncio aparece, paga só quando um potencial cliente clica no anúncio e o utilizador é direccionado  para um website ou uma página de aterragem

IMPRESSÃO: Quantidade de vezes que o seu anúncio aparece no Google - atenção que não paga por cada impressão, só por cada clique (PPC).

CPC: Custo por Clique é quanto paga ao Google quando um utilizador clica no seu anúncio e é levado para o seu website. Esse valor é variável de acordo com o “leilão do Ads” que acontece numa base diária. O CPC varia, dependendo da concorrência.

CTR: É um índice que mostra o número de vezes que um anúncio foi clicado sobre o número de vezes que ele apareceu. Ou seja, se o anúncio aparece 100 vezes no Google (100 impressões) e é clicado 10 vezes. o CTR é de 10%.

CLIQUE: Parece óbvio: cada vez que o anúncio é clicado, é contabilizado um CLIQUE. No entanto, o número de CLIQUES pode ter uma pequena variação do número real de visitantes que esse anúncio levou para o website. Se o mesmo utilizador carregar no anúncio mais que uma vez, só um clique é contabilizado.

PALAVRA-CHAVE: É o termo usado pelos utilizadores para encontrar o que procuram no Google. Quando, por exemplo, está à procura de um hotel para ficar nas férias que quer tirar no Algarve, possivelmente vai procurar no Google:

              • Hotel Algarve
              • Hotel Faro
              • Hotel no Algarve Preços

Todos os termos descritos acima são palavras-chave de pesquisa. É no comportamento dos utilizadores que devemos pensar quando estruturamos uma campanha de Links Patrocinados do Google.

CPM: Custo por Mil. Embora o Google tenha revolucionado a publicidade online com o formato de CPC (Custo por Clique), o Google ainda disponibiliza este formato mais tradicional, que é o custo por mil impressões. Este tipo é mais recomendado para campanhas na Rede de Display, quando são feitos anúncios com banners.

SERP: (Search Engine Results Page) Quando faz uma pesquisa no Google, visualiza a página como está demostrado na imagem abaixo, que é o conjunto de resultados para determinada PALAVRA-CHAVE que foi pesquisada. Esse é o SERP: os resultados de uma pesquisa sejam eles pagos ou não pagos.

cta-adwords-light

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.