Estratégias de Comercialização

Como o Marketing de Conteúdo Ajuda a Entrar em Mercados de Exportação

Precisa do marketing de conteúdo para dar ao seu negócio a visibilidade que ele precisa. Se exporta vai ser ainda mais difícil chegar aos locais.


Marketing_de_ConteudoNeste novo mercado onde o conteúdo é a gasolina para a máquina de geração de procura, leads e vendas, o desenvolvimento de conteúdo em línguas e linguagens locais, torna-se frequentemente mais um obstáculo à concretização dos planos de exportação ou entrada em novos mercados.

Criar ou Contratar a Equipa de Criadores de Conteúdo?

Se acha que todo o conteúdo necessário para dar ao seu negócio a visibilidade que ele precisa deve ser criado dentro da empresa, saiba porque é que não tem, nem deve ser o único.

Pode começar por usar as diferentes “vozes” que tem dentro da sua organização. Tanto o pessoal técnico, como os colaboradores que fazem atendimento ao cliente, executivos, quadros, gestores de produto e outros na sua organização, cada um é - ou deve ser - especialista em áreas particulares do negócio.

Pode pedir a colaboração directa interna como:

  • Peça para escreverem/desenvolverem um whitepaper ou um ebook consigo.
  • Entreviste essas pessoas para postar pequenos vídeos que partilhem os seus conhecimentos
  • Convide-os a fazer apresentações ou responder a perguntas em webinars.

Agora veja se pode e deve procurar ajuda para a criação de conteúdo fora da sua própria empresa.

Existem mercados e serviços de conteúdos online, que ligam o seu departamento de marketing a um universo de freelancers que escrevem em diferentes mercados, países, culturas, e que o podem ajudar na criação de posts, ebooks e outro tipo de material escrito.

Se quer usar estes serviços externos, deve especificar o tópico, o estilo e o tom desejado, a audiência que pretende endereçar entre outros. Em alguns casos nem tem de pagar enquanto não aceitar o artigo final.

Alguns exemplos de serviços para encontrar quem escreva para si, são a Zerys e a Writeraccess. Para quem usa a plataforma de Inbound Marketing HubSpot, estas aplicações podem ser encontradas no HubSpot marketplace.

Reciclar Conteúdo

Inbound Marketing Reciclar

Praticamente toda e qualquer peça de conteúdo pode ser adaptada, reutilizada, modificada e republicada noutro formato. Adopte o hábito de encontrar diversas formas de relacionar e distribuir a mesma informação em diferentes formatos.

Aqui estão algumas ideias:

  • Combinar textos antigos com vídeos para criar ebooks multimédia.
  • Transformar vídeos e webinars em blog posts e vice-versa.
  • Usar perguntas frequentes e comentários para criar ebooks

O objectivo deste tópicos, é endereçar directamente as necessidades do potencial cliente, os seus pontos de dor. Partilhe as diversas apresentações da empresa nos mais variados formatos. Coloque pdf´s no slideshare, vídeos no youtube, e crie post´s que levem a pontos específicos nas apresentações.

E no seu caso? como é que aborda a questão do marketing de conteúdo, para sustentar a sua estratégia de entrada em novos mercados? Deixe-nos o seu comentário abaixo.

Pode ser um bom motivo para escrevermos sobre isso no blog SMarketing.
Receba por email os artigos públicados (1 a 2 semana)

Descarregar Guia 12 Formas de Criar Novas Ofertas de Conteudo

 

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.