O Que é Inbound Marketing em Poucas Palavras - Exemplo

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 17-09-2013 18:41

o que inbound marketingMuitas Micro Pequenas e Médias Empresas - PME - se tem vindo a aperceber que, se querem competir neste mundo hiper competitivo, precisam de pensar em termos de Inbound Marketing e de gerir a sua presença online.

No entanto, nos dias que correm se quer atingir resultados efectivos, não chega redesenhar o website só pelo look profissional.

Para conseguir atingir uma posição de relevo nos resultados dos motores de pesquisa precisa de tirar vantagens de outras formas de marketing que chegue aos clientes. Estou a falar do “inbound marketing” claro.

E você? Acredita no marketing "spray and pray" 

o que inbound marketing

De acordo com a “Wikipedia”, a  definição de inbound marketing é “Publicitar uma empresa através de blogs, podcasts, video, eBooks, enewsletters, whitepapers, SEO, social media marketing, e outras formas de marketing de conteúdo” – mas, para explicar melhor o inbound marketing e os beneficios que podem vir com ele, prefiro usar a frase “inbound marketing é qualquer tipo de marketing que chegue aos clientes, quando eles estão ACTIVAMENTE à procura de algo”. 

Para explorar um pouco mais o que é o inbound marketing, não há como o comparar com o que Seth Godin apelida de “marketing de interrupção” aqui outbound marketing. Isto porque os publicitários se limitam a colocar a publicidade através aos meios tradicionais, e não estão particularmente preocupados com quem está a procurar o produto ou serviço que vendem, na esperança que o seu anúncio consiga “interromper” as pessoas certas, na hora certa (essa pessoa vê assim a publicidade).

Exemplo Outbound Marketing -vs- Inbound Marketing

Para termos uma imagem mais clara da diferença entre outbound marketing e inbound marketing, vou pegar num caso que me aconteceu recentemente: Estacionei o meu carro, e uma horas depois quando regressei tinha no para brisas um flyer a promover sofás, outro um ginásio e outro uma oficina automóvel especializada na marca. Este é o verdadeiro marketing "spray and pray" e temos aqui 3 negócios muito ligados à fé.

Agora vejamos: Imagine que é o proprietário da pequena oficina que presta serviços de reparação automóvel, que desatou a distribuir flyers a publicitar o negócio, de forma aleatória, nos pára-brisas dos carros pelas ruas (outbound marketing na sua forma mais básica). Acontece que, se por acaso teve a sorte de colocar o seu flyer no carro de uma pessoa que tem um problema com o carro, pode conseguir uma ou outra marcação - interrompeu a pessoa certa na hora certa.

No entanto, a maior parte das pessoas a quem distribuiu os flyers não está a precisar de usar os seus serviços – e alguns podem nem sequer ter um carro (é da empresa, do pai, alugado, etc.)!.Por comparação, o inbound marketing é quando alguém cujo carro teve um problema, procura uma solução e pesquisa no smartphone ou computador “oficina automóvel [sua cidade ou marca]” – e o seu negócio aparece numa posição de destaque na pagina de resultados do Google, ou outro motor de pesquisa  – os recursos que dedicou ao marketing que chega aos clientes efectivamente interessados ( eu gosto de lhes chamar clientes furiosos), serão premiados com um mais eficiente retorno sobre o investimento - ROI.

Nesta nova era das comunicações, as pessoas procuram a informação em vez de esperar que a informação venha ter com elas, e é importante que você esteja no sitio certo à hora certa – em vez do seu flyer publicitário!

3 Componentes Chave de Uma Campanha de Inbound Marketing

Uma campanha de Inbound Marketing de sucesso precisa de alguns elementos fundamentais, são eles:

  • Conteúdo - é ele que atrai ou não o publico alvo.

  • Optimização Motores de Pesquisa (SEO) - é aqui que vai dar visibilidade ao seu conteúdo e iniciar processos de compra.

  • Social Media - amplia o alcance e impacto do conteúdo e cria envolvimento com comunidades.

Quer saber como alinhar o seu marketing com os clientes? peça ajuda a um profissional que vai ajudar a avaliar o impacto do Inbound Marketing no seu negócio. 

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Campanhas de Marketing, Inbound Marketing