O que sei, é que genericamente vou ajudar a adoptar a metodologia de vendas e marketing inbound, o que quer dizer ter mês-após-mês mais visitas, mais leads e mais clientes. Além disso, numa perspectiva meramente financeira vou ajudar a reduzir o custo-por-lead (CPL) e custo-aquisição-cliente (CAC), a verdade é que para saber mais exactamente o que precisa e como posso ajudar temos de falar mais detalhadamente de questões essenciais como:
1. Posicionamento da Empresa
É mais importante perceber o posicionamento da sua empresa do que os problemas que vai resolver. Aqui queremos perceber a percepção que os clientes tem da marca, os conteúdos e benefícios, que influencia não só o consumidor final, mas também os colaboradores, stakeholders, etc.
Algumas perguntas para ajudar a posicionar a empresa:
Numa frase: qual a percepção que quer fazer chegar aos clientes?
A que grupos de pessoas ou organizações quer chegar? No marketing inbound chamamos buyer persona ou personagem do comprador.
Algumas perguntas para ajudar a identificar o cliente-alvo:
Veja esta ferramenta de geração de personas da HubSpot.
Outra coisa que deve fazer é uma análise SWOT(Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Com esta análise vai ficar a perceber melhor o posicionamento interno e externo da empresa.
Algumas perguntas desta fase:
Os clientes estão cada vez mais dispersos por um número de diferentes canais que os profissionais de marketing tem disponíveis. O mix vai muito provavelmente ser único para si e o seu mercado alvo, no entanto há alguns genéricos – com eficácia variada.
Os canais são actividades topo do funil desenhadas para atingir os clientes por onde eles andam (redes sociais, outros blogs e sites de noticias, feiras, revistas, etc.), aumentar a consciência sobre o seu produto e levar o tráfego para o website.
Perceber detalhadamente como funcionam as vendas e o processo de venda. O principal objectivo do Inbound Marketing e gerar leads qualificadas sem intervenção humana, mas a venda ainda está por fazer.
Algumas questões desta fase:
A forma como se posiciona na internet, a pegada digital, tem uma influencia profunda nos serviços que precisa. O que faz actualmente e onde pode aplicar o inbound para gerar resultados.
Alguns pontos importantes a abordar:
Estas são algumas - eu disse algumas - das perguntas que deve fazer para perceber que tipo de serviços inbound precisa, e a resposta pode mesmo assim não ser totalmente clara.
Para todos os efeitos, a experiência diz-nos que deve seguir uma abordagem faseada e antes do mais desenhar um plano estratégico inbound. Só depois vai ficar em condições de perceber claramente por onde e como quer ir, mas essa é a nossa abordagem que pode ver aqui. Para se inspirar descarregue o ebook abaixo: