Os serviços de inbound marketing não é algo que se compre por catálogo. Frequentemente passo por situações em que depois de um par de horas a tentar perceber o negócio de uma empresa e como as vendas e marketing inbound a podem ajudar, alguém diz: OK, isso é muito bonito, mas exactamente o que é que a sua agência de inbound marketing vai fazer? Pois, exactamente? não sei.
O que sei, é que genericamente vou ajudar a adoptar a metodologia de vendas e marketing inbound, o que quer dizer ter mês-após-mês mais visitas, mais leads e mais clientes. Além disso, numa perspectiva meramente financeira vou ajudar a reduzir o custo-por-lead (CPL) e custo-aquisição-cliente (CAC), a verdade é que para saber mais exactamente o que precisa e como posso ajudar temos de falar mais detalhadamente de questões essenciais como:
1. Posicionamento da Empresa
É mais importante perceber o posicionamento da sua empresa do que os problemas que vai resolver. Aqui queremos perceber a percepção que os clientes tem da marca, os conteúdos e benefícios, que influencia não só o consumidor final, mas também os colaboradores, stakeholders, etc.
Algumas perguntas para ajudar a posicionar a empresa:
- Qual o valor que a empresa entrega ao cliente?
- Qual o problema que ajuda a resolver?
- Que necessidades satisfaz?
- Que conjunto de produtos e serviços são oferecidos a cada persona/segmento de clientes?
Numa frase: qual a percepção que quer fazer chegar aos clientes?
2. Quem é o Cliente Alvo?
A que grupos de pessoas ou organizações quer chegar? No marketing inbound chamamos buyer persona ou personagem do comprador.
Algumas perguntas para ajudar a identificar o cliente-alvo:
- Descreva o cliente ideal?
- Qual o cargo e nível de senioridade?
- Como é o seu dia a dia?
- Que objectivos tem?
- Quais as dificuldades/pontos de dor?
- O que é que eles valorizam mais?
- Onde é que eles vão buscar essa informação?
- Que experiência procuram quando estão em processo de compra dos seus produtos e serviços?
- Quais as suas objecções mais comuns aos produtos ou serviços que vendo?
- Como é que identifico esta persona?
- Tem algum cliente activo que considere ideal? Como é ele?
- Como se relaciona com ele?
Veja esta ferramenta de geração de personas da HubSpot.
3. Produtos e Serviços
Outra coisa que deve fazer é uma análise SWOT(Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). Com esta análise vai ficar a perceber melhor o posicionamento interno e externo da empresa.
Algumas perguntas desta fase:
- Quais os produtos/serviços mais importantes?
- Como se posicionam relativamente aos concorrentes?
- Quais os concorrentes directos e indirectos?
- Quais os mais rentáveis?
- Qual o valor médio de negócio?
- Que tendências podem afectar o mercado?
- Qual a visão do negócio/mercado a curto e a médio prazo?
4. Canais de Contacto
Os clientes estão cada vez mais dispersos por um número de diferentes canais que os profissionais de marketing tem disponíveis. O mix vai muito provavelmente ser único para si e o seu mercado alvo, no entanto há alguns genéricos – com eficácia variada.
Os canais são actividades topo do funil desenhadas para atingir os clientes por onde eles andam (redes sociais, outros blogs e sites de noticias, feiras, revistas, etc.), aumentar a consciência sobre o seu produto e levar o tráfego para o website.
- Como divulga actualmente os seus produtos/serviços?
- Quais as acções de marketing mais eficazes?
- Qual o ROI de cada uma das campanhas e canais?
- Qual o canal de contacto preferido do público alvo?
- Como integra os canais actualmente?
- Como se integram no dia-a-dia dos potenciais clientes?
5 - Canais de Venda
Perceber detalhadamente como funcionam as vendas e o processo de venda. O principal objectivo do Inbound Marketing e gerar leads qualificadas sem intervenção humana, mas a venda ainda está por fazer.
Algumas questões desta fase:
- Qual o processo de vendas actual?
- Usa um CRM? Qual?
- Qual a taxa de fecho de propostas?
- Qual o modelo de vendas que usa? Directas, canal, inside sales...?
- Tem objectivos de novos clientes? Quantos por mês?
- Faz algum cálculo de custo de aquisição de clientes (CAC)?
6. Pégada Digital
A forma como se posiciona na internet, a pegada digital, tem uma influencia profunda nos serviços que precisa. O que faz actualmente e onde pode aplicar o inbound para gerar resultados.
Alguns pontos importantes a abordar:
- Como é composta a sua equipa de marketing digital?
- Quais os objectivos da equipa?
- Trabalha as taxas de conversão de visitas em leads e leads em clientes?
- Que tipo de ofertas premium usa actualmente?
- Que tipo de tracção tem o SEO, o email marketing e as redes sociais?
Estas são algumas - eu disse algumas - das perguntas que deve fazer para perceber que tipo de serviços inbound precisa, e a resposta pode mesmo assim não ser totalmente clara.
Para todos os efeitos, a experiência diz-nos que deve seguir uma abordagem faseada e antes do mais desenhar um plano estratégico inbound. Só depois vai ficar em condições de perceber claramente por onde e como quer ir, mas essa é a nossa abordagem que pode ver aqui. Para se inspirar descarregue o ebook abaixo:
