Porque é Que A Sua Estratégia de Marketing Não Está a Funcionar?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 17-03-2015 20:05

estratégia de marketingQuem gosta de ser interrompido durante o jantar ou de lidar com um fluxo interminável de lixo electrónico ponha o dedo no ar! Eu não!

O marketing que interrompe a rotina do dia a dia pode ser definido como outbound marketing. Seja uma actividade comercial, um spam, ou uma chamada de telemarketing indesejados, o outbound é simplesmente irritante.

Mas além desses "pequenos" aborrecimentos, o outbound marketing não funciona por um motivo simples: actualmente os consumidores pensam em comprar de uma forma completamente nova. Com a era da Informação, os potenciais compradores querem chamar a si a pesquisa de produtos e serviços.

Porque é Que o Outbound Marketing Não Funciona?

Algum problema com a sua estratégia de marketing? Dê uma vista de olhos a algumas das formas de outbound marketing que, pura e simplesmente já não estão a funcionar, e sim, eu disse algumas:

Anúncios em Revistas

São muitas as empresas e os sectores de actividade que compram anúncios em revistas para tentar atingir o público alvo. O problema é que a maioria desses anúncios passam despercebidos e os que não passam não são definitivamente de PME´s.

Faça este exercício - quando estiver a folhear uma revista, quantas vezes pára para ler os anúncios? Aposto que não são muitas, ou mesmo nunca.

Conclusão? Parece que os anúncios outbound em revistas, pura e simplesmente não estão a funcionar.

Mail Directo 

Apesar do declínio evidente, não há forma de não sermos vítimas de mailings não solicitados. De ofertas de cartões de crédito a organizações sem fins lucrativos, parece que o fluxo de mensagens não solicitadas não tem forma de acabar!

A maior parte dessa correspondência acaba geralmente no lixo, muitas vezes ainda fechado. Algumas empresas até encontram formas inteligentes de incentivar a abertura do correio com ofertas, como uns postais ou brindes dentro do envelope. Mesmo assim, acontece que os destinatários abrem o correio só para tirar o presente e mandam o conteúdo real para o lixo.

Conclusão? Não desperdice o seu tempo e dinheiro em esforços de mail directo! Vai evitar problemas (e poupar algumas árvores, também).

Anúncios em Jornais

Não é segredo para ninguém que as vendas de jornais estão pela hora da morte. Com 24 horas de notícias disponíveis na televisão, a juntar ao crescimento dos websites de notícias, os jornais de papel já não tem a popularidade de antigamente. Na sociedade acelerada em que vivemos, as pessoas preferem ver um website ou um canal de TV para estarem a par dos acontecimentos realmente actuais. Gastar o seu tempo a passar o jornal folha a folha à procura da informação que precisa, parece não fazer qualquer sentido!

Faz sentido, então, que a publicidade nos jornais esteja ultrapassada e, para ser honesto, inútil. Porquê pagar um anúncio de jornal caro, quando pode utilizar outro método de marketing com um custo menor e um ROI muito maior?

Tele-marketing

Tiro o chapéu aos operadores de tele-marketing, é um daqueles trabalhos mesmo difíceis. O trabalho deles consiste em ganhar a atenção dos consumidores para um produto que eles não estão sequer a considerar.

Acredite, é mesmo difícil captar o interesse de alguém para um produto ou serviço para o qual não está minimamente sensibilizado.

TelemarketingAfinal, quem quer ouvir falar na compra de um novo seguro, quando está prestes a sentar-se para jantar depois de um longo dia? Você não sei, mas eu não!

Além de serem perturbadoras e, geralmente, não desejadas, as chamadas de telemarketing dificilmente acertam no timing.

A menos claro, que a sua equipa de telemarketing consiga deduzir por magia o momento em que os consumidores estão a pensar nos seus produtos ou serviços. A verdade é que é muito pouco provável que apanhe qualquer um no momento certo.

Talvez um potencial cliente esteja realmente interessado numa nova apólice de seguro. No entanto, se lhe ligar quando ele está ocupado com outra coisa (como a lanchar ou no ginásio), continua a não ser provável que o queira ouvir. É por isso que o marketing inbound é tão bem sucedido - o timing é sempre o perfeito!

O Inbound Marketing Funciona Porquê?

Já me sinto quase ridículo quando digo que com a Internet, a forma como os clientes compram produtos e serviços mudou profundamente.

Inbound marketing funcionaAgora veja as coisas assim. As pessoas já não ficam à espera de serem atingidas por anúncios, ou telefonemas, ou vendedores a bater a porta para lhe venderem um aspirador.

Elas estão cada vez mais activamente envolvidas no processo de compra. De facto, 79% dos compradores on-line gastam 50% do tempo de compra a pesquisar produtos on-line antes de quererem realmente fazer uma compra!

No mundo agitado em que vivemos, os consumidores pura e simplesmente não têm tempo ou paciência para ficar à espera dos esforços de outbound marketing. Esta é uma grande notícia para os profissionais de inbound marketing, que estão, na verdade, a economizar dinheiro, deixando os prospects realmente interessados chegar até eles.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Campanhas de Marketing, Inbound Marketing