Inbound Marketing Blog | Nível Horizontal

Comprar Gostos do Facebook é Um Disparate Porquê?

Written by Fernando Coimbra Lopes | 04-11-2014 12:45

Tenho sido confrontado várias vezes com esta questão: "O que acha de comprar gostos do facebook para a nossa página empresarial?" É que o nosso principal concorrente tem X milhares de likes e nós só temos umas centenas...é uma vergonha!

Bom. Todos sabemos que a maior luta de qualquer empreendedor para promover o seu negócio ou ideias on-line, é a falta de tempo para perceber tudo o que se está a passar. Portanto, um short-cut é sempre bem vindo, certo?. Errado!!

Se não há duvidas de que as redes sociais como o facebook, LinkedIn, Google +, Twitter etc. podem desempenhar um papel importante no marketing de qualquer empresa, os métodos a aplicar para esse efeito não são assim tão claros, principalmente se não pensar nisso primeiro.

Alguns cuidados a ter:

Porque Precisa das Redes Sociais?

Vamo-nos focar no facebook, embora também possa comprar seguidores no Twitter.

Para quem tem um negócio, ter lucro deve ser a principal preocupação, e para isso precisa de resultados concretos. No mundo digital, e segundo a metodologia Inbound, isso significa mais visitantes, mais leads e mais clientes.

Como as redes sociais podem ajudar em todas essas fases, você criou uma página empresarial no facebook, foi ao Google e pesquisou "comprar likes facebook". Depois, seleccionou a oferta mais barata e no dia seguinte, com um custo de umas dezenas de euros, tem 5000 gostos na sua página.

UAUUU...Agora você está feliz, e o seu negócio vai de vento em popa, certo?

ERRADO!! A última coisa que você quer são likes falsos, e porquê? 

Credibilidade da Marca 

Se for a uma página que não tenha muitos posts, ou cuja qualidade seja fraca e vir 5000 likes, torna-se óbvio que há algo que não bate certo. Foi o que aconteceu alegadamente com a NOS, que foi acusada de comprar gostos.

Se ver muitos gostos ajuda o utilizador real a juntar-se ao grupo, basta ele perceber algum desalinhamento para hesitar e tirar credibilidade à marca.

Envolvimento dos Visitantes

Se visitar uma página com mais de 5000 likes, é natural que ache que essa página é muito activa, e que haja utilizadores a responder.

Por muito que lhe garantam que os likes são reais quando os compra, o mais provável é que não vá conseguir grande envolvimento dessas pessoas, como pode ver no exemplo no final desta página, onde é melhor ter 50 seguidores do que 1000.

Claro que é em redes diferentes, mas o ponto é este: o que realmente interessa, são os resultados gerados. 

Contra as Regras do Facebook

A própria Facebook já admitiu a existência de mais de 80 milhões de páginas falsas, e já fechou alguns milhões. A questão, é se quer correr o risco de fecharem a sua página só por ter comprado uns Gostos que não lhe geram qualquer tipo de resultado prático.

A página do Facebook diz isto:

  

Ter mais gostos no Facebook pode ser um problema bem grave. Veja este vídeo que analisa em profundidade a compra de Gostos no Facebook: 

Afinal Qual o Seu Foco? Qualidade ou Quantidade?

Construir um negócio implica construir credibilidade e confiança, que é sinónimo de qualidade. É como a compra de bases de dados de email que é um verdadeiro disparate também.

Se está a comprar Gostos para o seu facebook marketing, está claramente a substituir a qualidade pela quantidade.

Vejamos este caso real de uma pequena empresa PME:

Neste gráfico, pode ver a quantas pessoas chega cada uma das redes sociais - o social reach.

Como pode ver a seguir para a mesma empresa, as fontes de contactos - pessoas verdadeiras que preencheram um formulário no website - foi de 4 para o Facebook, e 19 para o LinkedIn. No entanto, o Facebook tem 1000 gostos e o LinkedIn 50.  

Está a ver onde quero chegar? A qualidade gerou resultados, a quantidade nem por isso!

São várias as empresas que tem mostrado a sua frustração com um elevado número de falsos fãs - a Copyblogger, por exemplo, fechou a sua página no Facebook devido ao número esmagador de falsos gostos acumulados ao longo dos anos, o que levou a taxas de envolvimento cada vez menores.

Se tem outros argumentos, contra ou a favor, deixe os seus comentários abaixo.