7 Estatísticas de Marketing Digital para Planear o Ano da PME

O marketing deixou definitivamente de ser linear com o marketing digital. Veja 7 estatísticas preciosas »»


OK. Todos sabemos que nos últimos anos o marketing tem sofrido uma transformação violenta no sentido do online, com palavrões como marketing digital, marketing de conteúdo, marketing inbound entre outros.

Estatisticas_de_Marketing

Sabemos também, que enterrar a cabeça na areia como a avestruz não faz com que as coisas voltem ao que eram. A transformação está a acelerar e não o contrário.

Motores de Pesquisa Mais Rápidos e Precisos

Nos últimos 3 anos, a própria Google tem tratado de trocar as voltas aos tradicionais truques e atalhos de SEO, com uma série de actualizações ao algoritmo do motor de pesquisa. Estas actualizações tem dado pelo nome de Panda, Penguin e a última Hummingbird.

As redes sociais continuam o seu crescimento a passos gigantescos. Um dos grandes palavrões do marketing nos últimos anos tem sido o marketing de conteúdo, e as pessoas começam a descobrir agora o poder do inbound marketing para alavancar verdadeiramente esse conteúdo.

Este Vai Ser o Ano do Conteúdo

Tudo leva a crer que estas tendências no marketing se vão manter no próximo ano, e o que vem depois dele, pelo que são sempre bem vindas algumas estatísticas de marketing (que me parecem excelentes) para ajudar a pôr as coisas em perspectiva, quando desenhar o seu marketing:

  1. Social media produz nas empresas B2B o Dobro das leads das campanhas de mail directo, eventos, telemarketing ou pay-per-click. Se por algum motivo ainda não investiu na sua presença nas redes sociais, chegou a hora de dar um passo em frente.

  2. Os Europeus gastam mais de 27% do tempo total na Internet em sites de social networking. Nos equipamentos móveis, os Europeus gastam 15% do seu tempo na Internet nas redes sociais. É expectável que a utilização das redes sociais nos equipamentos móveis continue a crescer em 2014 com o aumento dos smartphones e websites mobile friendly.

  3. 78% dos utilizadores da Internet, antes de fazerem uma compra pesquisam os produtos online. Se ainda não começou a percorre o caminho do marketing de conteúdo, esta estatística por si só deve fazer com que reconsidere.

  4. Tráfego de email caiu 59% nos teenagers entre os 12-17 anos. As aplicações de social media, mensagens de texto e mensagens instantâneas como Snapchat continuam a crescer. Pense segunda vez se acha que vai continuar a depender do email marketing como fonte primária de marketing e ignorar outros canais.

  5. 91% dos utilizadores de email removeram a subscrição de uma lista de email que tinham subscrito anteriormente. Esta estatística prova que deve dar aos seus utilizadores a capacidade de decidirem como e quando consumir o seu conteúdo. O seu marketing precisa de ser multi-canal.

  6. Em 2013 52% dos negócios geraram leads com as redes sociais. Este número vai continuar a crescer em 2014 à medida que cada vez mais empresas começarem a usar as redes sociais para desenvolver leads. As redes sociais e o marketing de conteúdo trabalham lado a lado para desenvolver as leads.

  7. De acordo com a Nielsen, 46% dos utilizadores da internet em 2013 usaram social media para tomar uma decisão de compra. Esta percentagem só contínua a crescer todos os anos. se não está a criar conteúdo e a trabalhar os canais de social media pode ter a certeza que os seus concorrentes o estão a fazer.

Parece mais ou menos evidente destas estatísticas que o marketing deixou definitivamente de ser linear.

Os orçamentos detalhados, os planos de meios e a assessoria de imprensa, dão lugar a um mundo muito mais distribuído e multi-canal, onde os ajustamentos são constantes e a criatividade substitui o orçamento.

O combustível que põe tudo isto a funcionar é o conteúdo de qualidade e uma certa obsessão em responder às dúvidas dos clientes. Não espere perceber isto antes de começar. Quanto mais esperar, mais vai ter de absorver. E acredite, se acha que esperar vai por o seu marketing a correr sem ter de passar pela fase do rastejar, gatinhar, cambalear...boa sorte.

Download Ebook Grátis

 

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.