Há 3 questões críticas que deve amadurecer antes de se atirar para a internacionalização do seu negócio - O quê? Para onde? E como?
Ou seja, tem de passar por questões como: as potenciais vantagens; a capacidade de gestão; o conhecimento de potenciais parceiros e mercados; e se os benefícios ultrapassam os investimentos/custos.
Para o ajudar no processo de desenho da internacionalização, uma vez que mais importante do que “como o fazer”, pois cada caso é um caso, deixamos algumas dicas que devem ser equacionadas antes de “o fazer” e alinhadas com uma abordagem de SMARKETING, são elas:
O passo seguinte é avaliar duas variáveis relevantes - o controlo e o envolvimento. Decidir sobre: o maior ou menor grau de controlo que desejamos imprimir na nossa expansão, delegando ou fazendo; e o maior ou menor grau de envolvimento, ou seja, qual a dimensão e disponibilidade de investimento que estamos dispostos ou podemos fazer.
O meu alerta é que quanto maiores forem os custos da internacionalização de uma empresa, mais dificuldade terá essa empresa em se internacionalizar. Será que existem hoje diferentes modelos de internacionalização e de investimentos em marketing e vendas que provocam resultados diferentes?...estratégias que podem ser medidas canal a canal?...há e chama-se inbound!
O segredo em quase todos os mercados está claramente na relação – esta tem de vir sempre antes da transacção e não o inverso, com o lema “quem não aparece esquece” sempre presente. E como conseguir estar sempre presente quando estamos longe?...
Mas com os investimentos significativos associados a este correcto posicionamento como manter essa mesma relação? E como aumentar esse ROI do negócio internacional?
Uma abordagem possível é minimizar viagens, presenças em feiras de negócios e outros custos de contexto da “relação” via estratégias de internacionalização inbound que obrigam a um menor esforço financeiro para melhores resultados.
Saber aonde as empresas metem o dinheiro das vendas e do marketing deveria ser uma prioridade. É a sua, mede quanto custa adquirir um cliente internacional?
A maior capacidade de adaptação, com estratégias diferenciadas, é normalmente sinónimo de ter um potencial de melhores e maiores resultados – Bons negócios!