A expressão "em Roma sê Romano" aplica-se na perfeição a quem está no processo de internacionalização de um negócio, onde é importante respeitar as especificidades culturais dos países onde pretende expandir as atividades da empresa.
O espaço digital é tremendamente mais eficiente que as feiras de internacionalização ou a prospecção de mercados tradicional, pelo que o marketing, os conteúdos e a forma de interação aplicadas aos mercados alvo obrigam a conhecer e articular todos os meios utilizados na comunicação de acordo com as culturas locais. Faz todo o sentido olhar com redobrada atenção para os fatores que, neste contexto, podem condicionar o processo de internacionalização.
Como vender online a diferentes culturas
Ao fazer negócios num ambiente multi-cultural, a cultura deve ser analisada bem antes da criação de conteúdo e das vendas começarem. Há duas teorias válidas sobre cultura, muitas vezes referidas, que consideram o impacto que as diferenças culturais tem nos negócios, marketing e comunicação: as teorias de Geert Hofstede e de Edward T. Hall.
A Teoria da Dimensão Cultural de Geert Hofstede
As dimensões culturais de Hofstede podem ser aplicadas no desenvolvimento da comunicação e do conteúdo inter-cultural. Criadas por Geert Hofstede na década de 1980, elas mostram como a cultura e os valores de determinada sociedade podem afectar o comportamento. O trabalho desenvolvido pelo autor aborda um número diversificado de países numa escala que vai do "alto" ao "baixo", em cada uma das seguintes dimensões culturais:
- Distância ao Poder(Alta ou Baixa)
- Individualismo versus colectivismo
- Masculinidade versus Feminilidade
- Aversão à Incerteza (Alta ou Baixa)
- Orientação de curto prazo versus longo prazo
- Indulgência versus restrição
As diferenças culturais constituem grandes desafios para o marketing internacional na medida em que as empresas se esforçam para adquirir e reter clientes. Compreender as diferenças culturais locais e a implementação de necessidades é essencial para o sucesso de uma estratégia de internacionalização.
É importante esclarecer que uma cultura colectivista com alta distância ao poder difere significativamente de uma cultura individualista com alta distância ao poder. Portanto, não se esqueça que, quando tiver absorvido o essencial de determinada cultura nacional, em vez de tirar conclusões com base apenas numa das dimensões, deve ter em consideração as dimensões culturais de Hofstede.
DICA - Utilize como ferramenta o comparador de países de Hofstede para perceber as dimensões culturais do seu público alvo e qual o nível de contextualização que precisa para o website da sua empresa.
Quer conhecer mais em detalhe qual o impacto de cada uma das dimensões culturais de Hofstede nas estratégias de internacionalização do seu negócio e as suas implicações para o marketing inbound internacional internacional ? Descarregue o ebook
