Receba conteúdo de inbound marketing digital e vendas inbound no seu email

Dicas e Estratégia de Internacionalização Para Vender a Culturas Diferentes

Publicado por: Luís Pestana Mourão

Data Artigo 18-07-2016 11:29

A expressão "em Roma sê Romano" aplica-se na perfeição a quem está no processo de internacionalização de um negócio, onde é importante respeitar as especificidades culturais dos países onde pretende expandir as atividades da empresa.Bandeiras internacionalizacao

O espaço digital é tremendamente mais eficiente que as feiras de internacionalização ou a prospecção de mercados tradicional, pelo que o marketing, os conteúdos e a forma de interação aplicadas aos mercados alvo obrigam a conhecer e articular todos os meios utilizados na comunicação de acordo com as culturas locais. Faz todo o sentido olhar com redobrada atenção para os fatores que, neste contexto, podem condicionar o processo de internacionalização.

Como vender online a diferentes culturas

Ao fazer negócios num ambiente multi-cultural, a cultura deve ser analisada bem antes da criação de conteúdo e das vendas começarem. Há duas teorias válidas sobre cultura, muitas vezes referidas, que consideram o impacto que as diferenças culturais tem nos negócios, marketing e comunicação: as teorias de Geert Hofstede e de Edward T. Hall.

A Teoria da Dimensão Cultural de Geert Hofstede

As dimensões culturais de Hofstede podem ser aplicadas no desenvolvimento da comunicação e do conteúdo inter-cultural. Criadas por Geert Hofstede na década de 1980, elas mostram como a cultura e os valores de determinada sociedade podem afectar o comportamento. O trabalho desenvolvido pelo autor aborda um número diversificado de países numa escala que vai do "alto" ao "baixo", em cada uma das seguintes dimensões culturais:

  • Distância ao Poder(Alta ou Baixa)
  • Individualismo versus colectivismo
  • Masculinidade versus Feminilidade
  • Aversão à Incerteza (Alta ou Baixa)
  • Orientação de curto prazo versus longo prazo
  • Indulgência versus restrição

As diferenças culturais constituem grandes desafios para o marketing internacional na medida em que as empresas se esforçam para adquirir e reter clientes. Compreender as diferenças culturais locais e a implementação de necessidades é essencial para o sucesso de uma estratégia de internacionalização.

Internacionalização e diversidade culturalÉ importante esclarecer que uma cultura colectivista com alta distância ao poder difere significativamente de uma cultura individualista com alta distância ao poder. Portanto, não se esqueça que, quando tiver absorvido o essencial de determinada cultura nacional, em vez de tirar conclusões com base apenas numa das dimensões, deve ter em consideração as dimensões culturais de Hofstede.

DICA - Utilize como ferramenta o comparador de países de Hofstede para perceber as dimensões culturais do seu público alvo e qual o nível de contextualização que precisa para o website da sua empresa.

Quer conhecer mais em detalhe qual o impacto de cada uma das dimensões culturais de Hofstede nas estratégias de internacionalização do seu negócio e as suas implicações para o marketing inbound internacional internacional ? Descarregue o ebook

Guia Marketing Digital

Autor: Luís Pestana Mourão

Empreendedor, apaixonado pela tecnologia e inovação e a forma de a combinar para melhorar o numerador ou denominador das empresas. Tem como hobbies a musica e a leitura.

Descubra-me no:

Tópicos: Estratégias de Comercialização, Exportação e Internacionalização

Guia Marketing Digital para Exportação

Guia Completo de Marketing Digital para Internacionalização

Descarregar o meu Guia

Posts Recentes

Receba artigos no email