Os elementos visuais (imagens, banners, botões, setas direcionais etc), são um dos factores que podem ajudar o seu website a converter mais. Mas também podem ser um factor negativo quando usados de forma incorrecta. Sabia que páginas sem botões de acção convertem em média 70% menos, ou que uma foto real da sua equipa vale 10 vezes mais que uma foto comprada num qualquer image stock? As dicas visuais podem ajudar o seu negócio, e muito!
Um dos principais erros cometidos, e raramente "auto-detectados", nos websites é a projecção do conhecimento do negócio. O assumir que o utilizador vai perceber a estrutura, a navegação, os simbolos, a organização do conteúdo e produto/serviço da mesma forma que nós. Se nós percebemos tudo sobre o negócio então um site que para nós seja simples e informativo resulta. Certo? Errado! O utilizador não tem necessariamente a nossa compreensão do conteúdo, e do caminho para obter o que pretende.
Como vimos no artigo anterior, Multiplicidade das Escolhas e Conversão, a posição, o tipo e a quantidade de elementos visuais podem efectivamente ajudar, ou não, no processo de decisão do utilizador. Elementos que ajudem a perceber o que pode obter e como, que se destaquem do restante conteúdo pela clareza e relevância do que oferecem. Não raras vezes o utilizador é mais influenciado pelas dicas visuais que recebe, do que pelo que lê.
Uma das formas simples de ajudar o utilizador é fornecer guias ou dicas visuais que lhe permitem saber exactamente o que encontrar, como e onde, assim como estimular a acção. Podemos por exemplo usar imagens, botões de acção, setas de direcção e guias visuais. O caminho do comprador tornou-se mais complexo, mas podemos ajudá-lo a encontrar o que pretende.
Se ainda não sabe o que é um CTA é bem provável que esteja a perder dinheiro no seu site. Como referi num artigo anterior sobre melhorar a conversão com CTA's o uso dos botões/banners de chamada para a acção são fundamentais para que o utilizador seja estimulado a interagir. Pedir um contacto, informações ou orçamentos, aproveitar uma campanha, ou simplesmente subscrever o seu blog. A posição, cor e o tipo de linguagem usada são todos factores que influenciam o seu sucesso. Devemos encorajar o clique, sendo claros no que o utilizador vai obter, e porque o deve fazer.
Exemplo de Call to Action no blog do site Codimarc.
Já vimos anteriormente como o espaço above the fold duma página é essencial na retenção da atenção por quem a visita. Vamos imaginar que o conteúdo duma página exige que esta cresça em altura, obrigando ao scroll. Podemos acreditar que todos os utilizadores farão esse scroll naturalmente. Ou podemos perceber que 80% dos utilizadores fixam a sua atenção na parte superior da página, e que devemos encorajar o scrolling, em vez de esperar que este aconteça naturalmente.
O uso de setas direccionais para determinadas secções do site permite ao utilizador perceber o que vem a seguir, e o que é mais importante.
Aqui ficam algumas dicas: