5 Empresas Tecnológicas B2B com Marketing Criativo

Publicado por: Ana Monteiro

Data Artigo 19-10-2018 14:00

Hand with marker writing You Are Your Own Brand

Ser divertido e aproveitar a criatividade no marketing B2B significa ser confiante e honesto consigo e com o seu público. Claro que se não quiser arriscar e continuar com as suas estratégias à moda antiga, está tudo bem, não há nada de errado em se querer manter na zona de conforto.

No entanto, as empresas que causam um impacto duradouro são aquelas que sabem que são diferentes e abraçam essas características. Tomei a liberdade de criar uma lista com cinco empresas de Tecnologia B2B que souberam extrair o melhor das suas estratégias de Marketing usando a diversão como maior aliada.

 

SOPHOS

A Sophos, especialista em segurança online, já sabia como se divertir no mercado B2B há anos e continua a explorar os seus recursos de Marketing com mestria.

O lançamento da empresa de 2015, o Sophos XG Firewall é um exemplo brilhante do casamento entre Marketing, criatividade e diversão. O software em questão liga o firewall da sua rede à sua segurança de end point, sendo o primeiro aparelho a estabelecer essa ligação. Mas a Sophos não quis fazer um lançamento na imprensa dentro dos padrões tradicionais, daqueles que estaríamos à espera num anúncio tão técnico. Não, eles fizeram algo um pouco diferente.

  

ZOOM

Não há por onde fugir. Em algum momento, os representantes das empresas ou negócios farão uma conferência má, acontece. O João da Contabilidade não percebe que está mudo, a sua colega Mafalda perde a ligação a cada dois minutos e a câmara do Tiago congelou.

Ninguém percebe essa frustração melhor que a Zoom. E em vez de criar um white paper sobre isso, eles decidiram criar este vídeo:

 A ZOOM transforma o assunto não muito interessante das chamadas em conferência e enquadra-o de uma maneira divertida e reconhecível. Só este vídeo tem mais de um milhão de visualizações, e o vídeo "irmão", uma teleconferência na vida real, excedeu em muito os 15 milhões de visualizações. Impressionante, não?

 

KINAXIS

A Kinaxis é uma empresa que vende softwares para o setor de cadeia de abastecimento que usam tecnologia na nuvem. Tal como a Zoom, a Kinaxis escolheu um problema com o qual o público e os clientes se pudessem identificar: Software para a cadeia de abastecimento inadequado e de alta manutenção. A empresa escolheu abordar o problema usando como parâmetro o encontro constrangedor entre um homem e a sua ex-namorada, ideia essa que rendeu uma mini-série de seis episódios no YouTube.

 

IBM

A IBM é uma organização global que lida com dados - daqueles importantes para todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Com a visão e inclinação bem acertada, ela pode prever eventos que possam gerar um impacto nas suas operações do dia-a-dia, como variações sazonais ou eventos atuais.

A proporção e escala da IBM é enorme. Ela está presente em mais de 170 países e conta com cerca de 30.000 funcionários. Embora possa não ser divertido da mesma forma que as outras empresas B2B listadas, a IBM têm algo especial - a humanidade.

Este breve vídeo foi um dos primeiros a concentrar-se na narrativa da marca e a IBM atinge o seu objetivo na perfeição. Faz a empresa parecer mais humana e atenciosa, concentrando-se na importância de educar as crianças; um problema com que todos nos identificamos.

 

INTEL

Por fim, a INTEL é toda sobre inovação em computação. Dito isso, o difícil de ser divertido em TI é que nem toda a gente percebe o seu humor. Exige um certo tipo de conhecimento que pode alienar aqueles que não se enquadram muito bem no perfil.

A campanha Patrocinadores do Amanhã, da Intel, abordou essa questão e virou-a de ponta cabeça. Eles não fugiram do seu senso de humor, muito pelo contrário. Em vez disso, eles fizeram uma piada brilhante que fez todos, mas todos mesmo rirem.

 

Um Brinde às Empresas B2B Divertidas

Se é para absorver e aprender com os grandes, não se esqueça do seguinte: As empresas listadas são altamente respeitadas e bem-sucedidas nos setores onde atuam, portanto... se elas conseguem ser um pouco brincalhonas, não há nada a temer.

Então saiba reconhecer as suas forças, descubra o que faz com que se diferencie e use todos os  esforços para usar essas peculiaridades a seu favor.

32 Exemplos Inbound Marketing

Autor: Ana Monteiro

Inbound Consultant com experiência em Google Ads e Social Media Management. Busco a perfeição, desde o copy ao desenho de toda a estratégia de negócio. Curiosa por natureza, adoro ler e viajar, procurando sempre novos desafios!

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Tópicos: Marketing de Conteúdo, Marketing Tecnológico, Mercado B2B