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Estratégias de Marketing Digital para Vender Mais

Já sabe que o marketing não deve ser uma ilha separada do resto da empresa. Na verdade, deve desempenhar um papel decisivo para o sucesso de um negócio e para o aumento das vendas. Conheça algumas estratégias de Inbound Marketing que geram vendas e lucro.


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Todos sabemos que o objetivo do Marketing é aumentar a notoriedade do seu negócio e as vendas do seu produto ou serviço. Muito simples, certo? Nem tanto. O problema é que o Marketing sem uma estratégia definida e estruturada é como pescar sem isco. Você até pode conseguir apanhar um peixe, mas as possibilidades são pequenas e o resultado pode ser bem diferente do esperado.

Para fazer da venda um sistema eficiente, você vai precisar de desenhar uma estratégia. Isso inclui responder a perguntas como: “Quem é o meu público-alvo? O que é que eles procuram? Como é que o meu produto ou serviço pode preencher as necessidades deles? Onde os posso encontrar?”

Para que qualquer estratégia seja eficaz, vai precisar de alinhar o processo de Marketing e vendas. Dentro de um contexto de Inbound Marketing, isso significa saber como alimentar o seu potencial cliente através do funil de vendas, e quando o entregar à equipa de vendas.

Ao desenvolver uma estratégia de Marketing, é importante manter presentes uma série de elementos acerca da sua abordagem. Vamos dar uma vista de olhos a algumas dicas que podem ajudar a definir com mais precisão a sua estratégia, alinhar a sua equipa de vendas e Marketing e, finalmente, impulsionar o crescimento das vendas de forma económica e eficiente.

Perceba quem é o seu cliente.

O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer estratégia de Marketing é perceber o seu comprador. Quem é ele, onde procura informações para responder às suas questões e porque o seu produto é a melhor solução para ele. Aqui estão listadas algumas ideias para ajudar na identificação do seu cliente ideal:

 

As pessoas compram benefícios

Nenhum de nós compra um produto ou serviço, todos compramos soluções. Partindo deste princípio, comece a desenvolver a sua estratégia de Marketing a partir desta perspectiva. Faça uma lista dos benefícios que o seu cliente terá ao comprar o seu produto ou contratar a sua empresa.

 

Descubra quem é o seu verdadeiro cliente

Jovens de 18 a 24 anos. Mulheres com mais de 30 e que trabalham em Lisboa. Homens com menos de 45 anos e ensino superior. Buyer Personas são arquétipos fictícios criados com base em dados de quem compra seus produtos. Eles  mostram com mais clareza quem é o seu cliente ideal, aquele com maior probabilidade de comprar o seu produto. Seja específico. Quantos anos eles têm? São homens ou mulheres? Onde é que eles vivem? Qual é o cargo deles? Onde eles buscam informações? Todas essas perguntas ajudarão você a segmentar seu Marketing e a se comunicar com eles de forma mais objetiva.

 

Buyer Persona B2B

 

Identifique o problema do seu público-alvo

Que problema o seu potencial cliente tem que você pode resolver? Se identificou o seu público corretamente, é certo que ele esteja disposto a pagar para que você resolva o problema dele! Às vezes os problemas dos seus clientes são óbvios, mas não claros. Lembre-se de explorar a fundo para descobrir!

Quanto mais conseguir identificar do seu cliente ideal, mais fácil será direcionar a sua mensagem e oferecer uma solução para o problema. Perceber o seu cliente e as suas necessidades pode aumentar as vendas... e muito!

Qual a Vantagem Competitiva e a Voz da sua Marca?

Conhecer a sua vantagem competitiva é a chave para convencer um cliente a comprar a si e não ao seu concorrente. Pode ser o preço, o atendimento, a entrega ou a facilidade de u. Etilização. Estabeleça a sua vantagem competitiva claramente, esta é a parte mais importante da construção da sua mensagem. Para ganhar mais clientes, você precisa de comunicar quais os benefícios de usar o seu produto, e não quais os recursos que ele possui. Foque-se nos benefícios!

Hoje há mais canais de publicidade e divulgação que nunca. Embora os anúncios em jornais e revistas estejam em declínio, eles ainda podem ser opções viáveis para transmitir a sua mensagem. Mas o mais provável é que a criação de conteúdo e o Inbound Marketing sejam opções mais condizentes com os consumidores e com as pequenas revoluções tecnológicas diárias. Compreender o seu cliente e onde ele procura informação, você pode direcionar a sua mensagem e entregá-la através de um canal onde é mais provável ser vista, e faça com que aja de acordo com ela.

Dito isso, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de Marketing que tem por objectivo atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Ao contrário do Marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. O Marketing de Conteúdo oferece melhor acesso a leads qualificados, mais canais para vender o seu produto e um custo menor para adquirir clientes.

Escreva conteúdo sobre as questões, problemas e desafios aos quais seus clientes em potencial querem as respostas. Isso os ajudará não apenas a encontrar informações valiosas, mas também a apresentá-los à sua marca. Estabelecer uma relação de confiança e credibilidade, muito além das promessas da marca e da relação emocional, é a chave para as empresas que se querem destacar no mercado. Fornecer informações úteis que ajudem no processo de escolha, demonstrar conhecimento e autoridade sobre o assunto que é do interesse do consumidor é a estratégia do sucesso para crescer.

Hoje, aumentar as vendas exige uma personalização da sua abordagem. Ao criar as estratégias de marketing, comece por definir quem são os seus clientes, percebendo o produto a partir da perspectiva dele, elaborando a mensagem para realçar a sua vantagem competitiva e entregando a mensagem através das suas páginas web, nas redes sociais e no blog.

Ao concentrar as suas estratégias nas necessidades dos seus clientes, a sua empresa passa a agregar valor e, a partir daí, aumentar as vendas e desenvolver relacionamentos sólidos com os clientes.

 

Como Construir a Máquina de Vendas Digital

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