O Terror das Estratégias de Marketing Digital Para as Empresas

Publicado por: Ana Monteiro

Data Artigo 17-08-2018 14:00

O objectivo de qualquer gestor, é ter um negócio consolidado que se diferencie no mercado, afinal é a destacar-se da concorrência que pode atrair o seu público-alvo com mais facilidade. O problema é que muitas vezes o que é aplicado para alcançar esse diferença é mais do mesmo – técnicas antigas, ultrapassadas e cujo resultado fica aquém do esperado.

Se já se cansou da zona de conforto e quer saber como ter sucesso e fazer crescer a sua empresa, siga estratégias de Marketing Digital que fujam do óbvio, sem medo de arriscar.

 

Crie novos formatos de conteúdo

O Marketing de Conteúdo têm-se consolidado cada vez mais como o grande gerador de tráfego e leads com a criação de conteúdo relevante, atualizado e original. É através dele que pode ganhar a confiança do seu público. O que acaba por trazer outra questão importante: Não chega criar conteúdos originais dentro da sua área de expertise. Faça o seu público participar e interagir, faça crescer o envolvimento, tornando todo o processo de conquista ainda mais interessante para os dois lados. Enquanto a concorrência leva o cliente para um fim de tarde no hotel, você leva-o para o bungee jump.

 

Bungee Jump

A ideia aqui é passar a história do seu negócio ou do seu produto de uma forma interessante, com quizzes, infográficos, concursos e até mesmo promoções. Não tenha medo de errar, experimente aos poucos e vá medindo os resultados, e adaptando o conteúdo. Faça o Branding da sua marca e mergulhe a sua comunicação na interatividade com o seu público, mexa com os cinco sentidos e crie necessidades. Consolide a sua imagem e marque-a no subconsciente do seu consumidor.

 

Invista nas Redes Sociais Menos Populares

Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram ainda são boas plataformas para o seu negócio? Sim! Mas há também uma gama de indivíduos sedentos por informação em vários meios alternativos que não são tradicionalmente utilizados pelas empresas. É o caso do Snapchat, Periscope e Instagram Stories, que são muito interessantes para criar campanhas curtas, de 24 horas, com alto impacto na penetração e que também permitem uma pré-medição de estratégias de Marketing. Tem medo de contar a sua história de forma inovadora? Dê uma vista de olhos ao que os seus concorrentes estão a produzir e inspire-se. Se há uma plataforma nova no mercado, há quem espere ter a sua empresa a atuar por lá também.

 

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Foque Mais nas Pessoas e Menos nos Algoritmos

Uma das maiores preocupações dos profissionais de Marketing é justamente alimentar os algoritmos para que o conteúdo produzido apareça nos primeiros resultados dos motores de pesquisa, gerando assim tráfego orgânico e destaque ao blog ou site da sua empresa. O que acontece é que, dentro deste contexto, quem lê o conteúdo produzido por si acaba por ser deixado em segundo plano por conta dos algoritmos. Não tenha medo de perder as primeiras posições nos resultados orgânicos e dê mais atenção às necessidades do seu público, aos seus desejos, às suas dúvidas, fale de pessoa para pessoa. A preocupação com a otimização do texto é tanta, que o lado criativo e motivador tende a ser esquecido.

 

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Use as keywords como estratégia de Marketing para atrair a atenção do seu público e destacar os pontos mais importantes, e não apenas para satisfazer os algoritmos da Google. É uma questão de inverter as prioridades: Coloque em primeiro lugar o seu público e o ranking nos motores de busca em segundo. Não é negar a importância do SEO, mas sim dar a devida importância a quem importa, o seu público.

 

Reaproveite os Principais Conteúdos

Se o conteúdo for bom, ele merece ser lido – mas talvez nem todos tenham acesso a ele em todos os momentos, nem mesmo os seus leitores mais devotos. Então porque não publicá-lo outra vez, agora com um novo título e um design diferente do anterior? Reaproveite-o noutro formato, direcionando o leitor para o original, adapte-o para as outros meios e canais de Marketing.

Para atrair mais tráfego, automatize os seus posts para dias e horários diferentes, e aumenta assim as possibilidades de envolvimento com quem não teve a oportunidade de interagir com o seu conteúdo da primeira vez. Apesar do conteúdo ser considerado uma réplica e acabar por ser desprezado pelos algoritmos, os cliques e envolvimentos conseguidos através desse reaproveitamento podem aumentar as probabilidades desse público entrar em contacto consigo.

Ter medo do desconhecido é natural, mas em todos os casos quando saímos da zona de conforto conseguimos os melhores resultados e conquistamos o tão sonhado factor diferenciador no mercado.

Não se esqueça que antecipar tendências é uma arte que as estratégias de Marketing Digital sabem fazer com mestria. Apostar as suas cartas em novas táticas é justamente o que diferencia os especialistas dos novatos, especialmente quando os riscos existentes podem ser muito bem recompensados. Lembre-se, ninguém vence uma batalha sem correr riscos, quanto mais uma guerra. E o mercado é uma guerra, onde os concorrentes usam a inovação - nomeadamente inovação digital - para aumentar as possibilidades de sucesso.

E então, está pronto para experimentar e investir no seu factor diferenciador e competitivo?

32 Exemplos Inbound Marketing

Autor: Ana Monteiro

Inbound Consultant com experiência em Google Ads e Social Media Management. Busco a perfeição, desde o copy ao desenho de toda a estratégia de negócio. Curiosa por natureza, adoro ler e viajar, procurando sempre novos desafios!

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Tópicos: Social Media Marketing, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing