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6 Estratégias de Social Media para PME's (excluindo o LinkedIn)

Publicado por: Ana Patrícia Monteiro

Data Artigo 14-09-2018 14:00

Hand holding smartphone with media icons and symbol collection

Quando se trata de Social Media Marketing, grande parte do conteúdo disponível online é voltado para as empresas B2C, que vendem produtos e serviços ao consumidor final. O que geralmente força as empresas B2B, que vendem os seus produtos ou serviços a outros empresas, a defenderem-se, e fecharem as portas quando o assunto é a aposta no Marketing através das Redes Sociais.

A principal estratégia de Social Media B2B centra-se quase exclusivamente no LinkedIn. E embora esta plataforma seja classificada como a mais eficaz para o Marketing business-to-business, existem outras estratégias que podem ser exploradas, “não temos de apostar tudo no mesmo cavalo”.

Sendo assim, partilhamos algumas alternativas ao LinkedIn, a considerar:

Anuncie no YouTube

Por mais irritantes que possam parecer os anúncios no YouTube, no decorrer do ano passado várias empresas e Diretores Comerciais apostaram em campanhas nesta plataforma e comprovaram que pode ser uma poderosa ferramenta. Nomes como Tai Lopez e Billy Gene tornaram-se conhecidos como resultado dos anúncios de pré-visualização no YouTube. É bom lembrar que o sistema de anúncios na plataforma além de permitir uma grande quantidade de visualizações, permite também uma segmentação de primeira linha, o que torna mais fácil encontrar o seu público com precisão.

Publique no Medium

O Medium foi apelidado por muitos de "YouTube para escritores". Pode optar por publicar diretamente ou republicar textos pré-escritos, de qualquer uma das formas, esta plataforma é um excelente local para partilhar o seu conhecimento, já que o público é composto pelas mais diversas pessoas, de CEO's de grandes empresas, a poetas.

Para aproveitar ao máximo o Medium, certifique-se de que o seu trabalho é publicado manualmente e não auto-publicado. Para se tornar um colaborador da publicação, pesquise as directrizes de envio na respectiva página inicial. Se não estiver familiarizado com as principais publicações do Medium, visite toppub.xyz para obter uma lista para uma gestão correta.

Crie grupos no Facebook

Criar e gerir um grupo no Facebook é uma ótima forma de se posicionar como líder de mercado e, ao mesmo tempo, criar uma comunidade de indivíduos com ideias e interesses semelhantes aos seus. Algumas das chaves para administrar um grupo do Facebook bem-sucedido não é a promoção do seu negócio, mas sim a discussão e a conversa com os integrantes e publicação consistente de conteúdo de qualidade e relevante - seja este um artigo, um tutorial do YouTube ou um eBook.

Like piece of paper with blue background
 

Crie Infográficos para o Pinterest

O Pinterest é um canal de social media ainda desvalorizado, mas que pode gerar resultados surpreendentes para empresas B2B.

A plataforma funciona particularmente bem se a sua empresa estiver ligada aos sectores de moda, viagens, decoração ou lifestyle. Mas isto não quer dizer que o Pinterest sirva exclusivamente para estes mercados. Pode ser uma excelente plataforma para todos os negócios, basta saber utilizá-la de forma correta.

Um estilo de conteúdo que tende a estar presente com certa frequência no Pinterest são os infográficos, portanto da próxima vez que criar um artigo ou um tutorial em vídeo, considere formatá-lo num infográfico para o Pinterest. Uma ferramenta de design como o Canva pode permitir que crie um sem dificuldade, ainda que tenha pouca ou nenhuma experiência em design gráfico.

Web Design Concept. Button on Modern Computer Keyboard with Word Partners on It.
 

Responda ou Faça Perguntas no Quora

Embora o envolvimento tenha diminuído no Quora ao longo do último ano, devido ao hype da plataforma, esta é ainda uma das mais eficazes formas de demonstrar o seu conhecimento na área onde atua, de uma forma autêntica e não promocional, ajudando a esclarecer as dúvidas de quem precisa de uma resposta rápida e eficiente.

Use o SlideShare

Embora o SlideShare seja propriedade do LinkedIn, é muitas vezes esquecido dentro da estratégia de Marketing desta rede social. Se costuma dar palestras ou apresentações sobre o seu setor de atuação, coloque os slides no SlideShare de forma a divulgar a sua apresentação e fomentar a sua partilha.

Uma das vantagens do SlideShare sobre outros tipos de conteúdo no LinkedIn, é quase colocá-lo no  papel de "guru". Quando alguém clica na sua apresentação no SlideShare está a dar-lhe permissão para que seja surpreendido com o seu conhecimento.... portanto não decepcione.

Double exposure of businessman working with new modern computer show social network structure as concept

Se possui ou trabalha numa empresa B2B, é fácil sentir-se excluído quando visualiza o tipo de conteúdo partilhado em Social Media. Mas não perca a esperança! Para alavancar a sua marca e alcançar resultados que sejam satisfatórios, pense fora da caixa, mas de forma estratégica. Se começar pelas dicas acima, estará no bom caminho!

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Autor: Ana Patrícia Monteiro

Inbound Consultant com experiência em Google Ads e Social Media Management. Busco a perfeição, desde o copy ao desenho de toda a estratégia de negócio. Curiosa por natureza, adoro ler e viajar, procurando sempre novos desafios!

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Tópicos: Social Media Marketing, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing

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