Vendas e CRM

7 Erros de Linguagem Corporal a Evitar em Reuniões Comerciais e Sociais

Saiba como ter mais sucesso nas reuniões comerciais, evite estes 7 erros de linguagem corporal...


Seja sincero(a) consigo...

Quantas vezes se sentiu irritado(a) porque está a partilhar o seu precioso tempo com alguém que não pára de olhar para o telemóvel, ou para o computador?

Isto é verdade tanto no mundo dos negócios como nas relações pessoais, afinal ninguém gosta de ser colocado em segundo plano.

Inconscientemente cometemos alguns erros que, por mais inocentes que sejam, podem provocar uma impressão muito negativa para quem está do outro lado. Não perca o seu tempo, muito menos o tempo de quem está presente na reunião comercial. 

Seja profissional e concentre-se na reunião e em todos os envolvidos. Assim as reuniões comerciais correrão muito melhor, serão mais rápidas e toda a gente sai satisfeita! 

Neste artigo aproveitamos o infográfico da HubSpot para deixar 7 erros que deve evitar:

  1. Falta de Postura.

    A forma como anda e como se senta pode dar a entender que quer estar em qualquer lugar no mundo menos na reunião ou que não está a prestar atenção. Nada disto inspira confiança. Sente-se direito! 
  2. Bater com os dedos.

    Acredito que seja um tique nervoso ou um velho hábito, mas bater com os dedos na mesa, para além de ser algo irritante, faz com que aparente estar impaciente para o fim da reunião. 
  3. Não olhar nos olhos.

    "Os olhos são o espelho da alma". Já ouviu isto, certo? Não estabelecer contacto ocular com as pessoas dá a entender que tem algo a esconder.
  4. Olhar demasiado nos olhos.

    Nem 8 nem 80. Não passe a reunião a olhar fixamente para quem está na reunião, a não ser que a sua intenção seja assustar o interlocutor!
  5. Não encarar a pessoa.

    Apesar da pessoa com quem está em reunião ser o foco de toda a sua atenção, ela não vai sentir isso se estiver a olhar para uma parede ou para a janela enquanto ouve o que lhe tem para dizer. Quando estiver a falar, mostre que está mesmo a ouvir!
  6. Olhar para o relógio.

    Outro sinal de impaciência. Olhar para o relógio várias vezes durante uma reunião manda um sinal muito esclarecedor para quem está do outro da mesa: Está mortinho para sair dali! 
  7. Usar o telemóvel ou ver os e-mails.

    Se estiver a olhar para o seu telemóvel durante uma reunião, é impossível manter-se focado. Não é assim que o Multi-tasking funciona. E não pense que as pessoas não se vão aperceber que está constantemente a usar e ver os seus e-mails ou redes sociais.

7 Cringeworthy Body Language Mistakes Salespeople Make During Meetings

Se quer melhorar as vendas em 2024, não ignore estas sugestões. Um pequeno deslize pode deitar por terra toda uma relação de confiança que se foi construindo ao longo do tempo.

Como Construir a Máquina de Vendas Digital  

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.