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7 Estatísticas de Marketing Digital para Planear o Ano da PME

Written by Fernando Coimbra Lopes | 31-12-2013 13:38

OK. Todos sabemos que nos últimos anos o marketing tem sofrido uma transformação violenta no sentido do online, com palavrões como marketing digital, marketing de conteúdo, marketing inbound entre outros.

Sabemos também, que enterrar a cabeça na areia como a avestruz não faz com que as coisas voltem ao que eram. A transformação está a acelerar e não o contrário.

Motores de Pesquisa Mais Rápidos e Precisos

Nos últimos 3 anos, a própria Google tem tratado de trocar as voltas aos tradicionais truques e atalhos de SEO, com uma série de actualizações ao algoritmo do motor de pesquisa. Estas actualizações tem dado pelo nome de Panda, Penguin e a última Hummingbird.

As redes sociais continuam o seu crescimento a passos gigantescos. Um dos grandes palavrões do marketing nos últimos anos tem sido o marketing de conteúdo, e as pessoas começam a descobrir agora o poder do inbound marketing para alavancar verdadeiramente esse conteúdo.

Este Vai Ser o Ano do Conteúdo

Tudo leva a crer que estas tendências no marketing se vão manter no próximo ano, e o que vem depois dele, pelo que são sempre bem vindas algumas estatísticas de marketing (que me parecem excelentes) para ajudar a pôr as coisas em perspectiva, quando desenhar o seu marketing:

  1. Social media produz nas empresas B2B o Dobro das leads das campanhas de mail directo, eventos, telemarketing ou pay-per-click. Se por algum motivo ainda não investiu na sua presença nas redes sociais, chegou a hora de dar um passo em frente.

  2. Os Europeus gastam mais de 27% do tempo total na Internet em sites de social networking. Nos equipamentos móveis, os Europeus gastam 15% do seu tempo na Internet nas redes sociais. É expectável que a utilização das redes sociais nos equipamentos móveis continue a crescer em 2014 com o aumento dos smartphones e websites mobile friendly.

  3. 78% dos utilizadores da Internet, antes de fazerem uma compra pesquisam os produtos online. Se ainda não começou a percorre o caminho do marketing de conteúdo, esta estatística por si só deve fazer com que reconsidere.

  4. Tráfego de email caiu 59% nos teenagers entre os 12-17 anos. As aplicações de social media, mensagens de texto e mensagens instantâneas como Snapchat continuam a crescer. Pense segunda vez se acha que vai continuar a depender do email marketing como fonte primária de marketing e ignorar outros canais.

  5. 91% dos utilizadores de email removeram a subscrição de uma lista de email que tinham subscrito anteriormente. Esta estatística prova que deve dar aos seus utilizadores a capacidade de decidirem como e quando consumir o seu conteúdo. O seu marketing precisa de ser multi-canal.

  6. Em 2013 52% dos negócios geraram leads com as redes sociais. Este número vai continuar a crescer em 2014 à medida que cada vez mais empresas começarem a usar as redes sociais para desenvolver leads. As redes sociais e o marketing de conteúdo trabalham lado a lado para desenvolver as leads.

  7. De acordo com a Nielsen, 46% dos utilizadores da internet em 2013 usaram social media para tomar uma decisão de compra. Esta percentagem só contínua a crescer todos os anos. se não está a criar conteúdo e a trabalhar os canais de social media pode ter a certeza que os seus concorrentes o estão a fazer.

Parece mais ou menos evidente destas estatísticas que o marketing deixou definitivamente de ser linear.

Os orçamentos detalhados, os planos de meios e a assessoria de imprensa, dão lugar a um mundo muito mais distribuído e multi-canal, onde os ajustamentos são constantes e a criatividade substitui o orçamento.

O combustível que põe tudo isto a funcionar é o conteúdo de qualidade e uma certa obsessão em responder às dúvidas dos clientes. Não espere perceber isto antes de começar. Quanto mais esperar, mais vai ter de absorver. E acredite, se acha que esperar vai por o seu marketing a correr sem ter de passar pela fase do rastejar, gatinhar, cambalear...boa sorte.