Estratégias de Comercialização

2015 Ano da Estratégia e Marketing de Conteúdo - Um Plano em 5 Dias

Graças à natureza dinâmica do marketing de conteúdo, o desenvolvimento da estratégia é uma tarefa que só vai começar e não vai acabar nunca


demasiadas-escolhasDe certa forma, graças à natureza dinâmica do marketing de conteúdo, o desenvolvimento da estratégia de conteúdo é uma tarefa que só vai começar e não vai acabar nunca.

É que com base nas novas tendências e nos novos dados que recolher ao longo do tempo, você vai estar sempre a alterar a abordagem.

Mas, isso não significa que a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo seja uma tarefa assim tão gigantesca. Na verdade, pode configurar uma estratégia robusta, em 5 dias.

Hoje, vou falar sobre as principais questões onde você e a sua equipa se devem focar para o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo num período de tempo limitado.

1. Identifique Com Quem Quer Falar

O primeiro passo é identificar o seu público-alvo. Quem é que quer alcançar com o seu conteúdo? Como é o seu cliente médio? Quem lê o seu conteúdo actualmente? Com o que é que eles estão preocupados?

Definição-de-Buyer-Persona

Fonte: HubSpot

Utilizando estas ideias básicas, desenvolva as personagens do seu público. As personagens são um retrato abrangente do leitor, incluindo factores como as actividades do dia-a-dia, a idade, a profissão, as paixões. As personas permitem-lhe atingir o seu conteúdo para uma ideia mais humanizada do seu público.

2. Identifique os Assuntos-Chave

Se começar por pensar no desenvolvimento do seu público e das personas, vai estar muito mais bem preparado para identificar alguns dos assuntos a resolver. Pergunte a si mesmo - que problemas o meu público alvo enfrenta que eu possa resolver? Quais as questões e preocupações comuns levantadas pelos meus actuais clientes?

Por exemplo, uma empresa que presta serviços de instalação de piscinas no Algarve pode desenvolver os tópicos com base nas questões colocadas mais frequentemente pelos seus clientes, como:

  • Quais as vantagens e desvantagens das piscinas enterradas comparadas com as de superfície?
  • Qual a frequência de manutenção para a minha piscina?
  • Que cuidados devo ter com a minha piscina no verão e no inverno?
  • Quais as últimas tendências no design de piscinas?
  • Como escolher um serviço de instalação para uma piscina?
  • Quanto tempo dura a montagem da piscina?
  • Quanto custa a piscina que estou a procurar?

Depois disto, a empresa de piscinas pode construir a estratégia de marketing de conteúdo, criar posts de blog e outras peças de conteúdo à volta destes assuntos. Uma única ideia pode gerar inúmeras peças de conteúdo, o que significa que a identificação de apenas alguns temas-chave é mais do que suficiente nas fases iniciais do desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo.

3. Identifique as Keywords

À medida que o seu conteúdo começa a tomar forma, deve também começar a pensar no SEO - search engine optimization.

Embora o SEO seja relativamente complexo, coloque as suas energias num dos seus componentes-chave, as keywords. São estes, os termos de pesquisa que levam os desconhecidos ao seu website. O que é que o seu público-alvo pesquisa que esteja relacionado com o seu negócio ou indústria?

Com base nessas informações, você pode criar algumas palavras-chave para usar no SEO, direccionadas para a sua área geográfica. A empresa de piscinas por exemplo, pode identificar palavras-chave como "piscinas Faro", "instalação de piscina Faro" e "piscinas Lagos." Elabore uma lista dos 10-15 termos de pesquisa mais usados. O Planeador de Palavras-Chave da Google pode ajudar a identificar essas keywords.

Identifique os Canais

A sua estratégia de conteúdo deve incluir os pontos mais importantes para entregar o conteúdo. Você não tem de estar em todo o lado logo de inicio - em vez disso, foque-se em alguns pontos chave, locais onde vai ser capaz de construir uma audiência, de promover o seu conteúdo, e de manter a sua máquina de marketing de conteúdo em movimento.

Por exemplo, embora o social media seja imprescindível, não é absolutamente necessário estar em todas as redes sociais. Em vez disso, escolha uma ou duas plataformas onde seja mais provável encontrar o seu público-alvo. Inicialmente, a abordagem natural é o foco em grandes sites como Facebook, LinkedIn, Google+ e Twitter.

Defina uma Linha Temporal

O passo final nos 5 dias de desenvolvimento da estratégia de marketing de conteúdo é definir um cronograma. Quais os principais objectivos que gostaria de alcançar com o seu marketing de conteúdo? Faça uma lista de alguns objectivos claros e mensuráveis.

Embora possa ter uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz em movimento nuns parcos 5 dias, a produção de resultados palpáveis vai levar o seu tempo a afirmar-se como uma parte essencial do seu negócio. O cronograma deve incluir benchmarks semanais e mensais, assim como planos a 3, 6, e 12 meses.

Certifique-se de que os seus objectivos estão focados num cronograma específico, e que os pode atingir utilizando os métodos de marketing de conteúdo que desenhou. 

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