Social CRM – Levar os Fãs e Seguidores para o Clube dos Clientes

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 27-04-2012 13:41

social crmPara muitas empresas, a palavra CRM não passa ou de um palavrão ou de um programa de software. Ainda tão longe da verdade, e já precisam de perceber a evolução do CRM para o Social CRM.

O CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente

Customer Relationship Management - CRM é uma estratégia empresarial com base na gestão das interacções com os clientes e potenciais clientes. Envolve a utilização de tecnologias para organizar, automatizar e sincronizar os processos de negócio. Os objectivos gerais são encontrar, atrair e conquistar novos clientes, consolidar e manter os que a empresa já tem, recuperar ex-clientes, e reduzir os custos de marketing e atendimento ao cliente.

O Social CRM

O Social CRM continua a ser CRM, só que numa versão agora mais adulta, mais evoluida, o que significa um regresso à eficiência dos dados, e, de forma mais alargadados aos processos dos sistemas de CRM.

O CRM tradicional era baseado nos dados e informações que as empresas recolhiam ao longo do ciclo de vida dos seus clientes, que eram armazenados no sistema de CRM, e permitiam então que a empresa chegasse de forma mais incisiva ao seu leque de clientes.

Agora, acrescentando Social Media, em vez do tradicional marketing outbound ou envio de mensagens para os clientes, as marcas e empresas tem de alimentar as conversas e a colaboração com os clientes para resolver questões de negócios. Eles dão aos clientes a possibilidade de partilhar as suas experiências e construir relacionamentos com clientes que se correrem bem se transformam em embaixadores da empresa. Tem portanto de correr bem ou estará fora do negócio a prazo.

Resumindo. Aqui aplica-se aquela máxima you should fish, where the fish is"Demo Hubspot

 

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Estratégias de Comercialização, Salesforce.com, Vendas e CRM