Participação do Gestor no Projecto CRM: Obstáculo ou Benefício?
Um dos factores de sucesso mais importantes para qualquer projecto CRM é o envolvimento do gestor sénior, directores etc.
Estratégia para perceber a evolução do CRM para o Social CRM.
Para muitas empresas, a palavra CRM não passa ou de um palavrão ou de um programa de software. Ainda tão longe da verdade, e já precisam de perceber a evolução do CRM para o Social CRM.
Customer Relationship Management - CRM é uma estratégia empresarial com base na gestão das interacções com os clientes e potenciais clientes. Envolve a utilização de tecnologias para organizar, automatizar e sincronizar os processos de negócio. Os objectivos gerais são encontrar, atrair e conquistar novos clientes, consolidar e manter os que a empresa já tem, recuperar ex-clientes, e reduzir os custos de marketing e atendimento ao cliente.
O Social CRM continua a ser CRM, só que numa versão agora mais adulta, mais evoluida, o que significa um regresso à eficiência dos dados, e, de forma mais alargadados aos processos dos sistemas de CRM.
O CRM tradicional era baseado nos dados e informações que as empresas recolhiam ao longo do ciclo de vida dos seus clientes, que eram armazenados no sistema de CRM, e permitiam então que a empresa chegasse de forma mais incisiva ao seu leque de clientes.
Agora, acrescentando Social Media, em vez do tradicional marketing outbound ou envio de mensagens para os clientes, as marcas e empresas tem de alimentar as conversas e a colaboração com os clientes para resolver questões de negócios. Eles dão aos clientes a possibilidade de partilhar as suas experiências e construir relacionamentos com clientes que se correrem bem se transformam em embaixadores da empresa. Tem portanto de correr bem ou estará fora do negócio a prazo.
Resumindo. Aqui aplica-se aquela máxima “you should fish, where the fish is"
Um dos factores de sucesso mais importantes para qualquer projecto CRM é o envolvimento do gestor sénior, directores etc.
O software de CRM tradicional foi ultrapassado nos últimos anos pelo CRM na Web, também conhecido como “CRM online” ou “hosted CRM”, ou "CRM na Cloud.
Pode entrar na onda social CRM de 3 formas: onde e como começar, é você que decide. Pode descobrir que a sua empresa já começou essa transformação.
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