HubSpot CRM de Nova Geração para Vendas Inbound (Inbound Sales)

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 19-09-2014 11:04

HubSpot-CRM-ApresentaçãoA HubSpot anunciou na sua conferencia anual INBOUND14 o lançamento de uma nova ferramenta - uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM). Toda a especulação dos últimos meses sobre a construção de um CRM por parte da HubSpot dentro da actual plataforma de Inbound Marketing, foi confirmada.

A HubSpot ao mesmo tempo que continuava a melhorar a plataforma que a fez chegar à liderança do inbound marketing, fez um excelente trabalho ao juntar um conjunto de ferramentas de vendas inbound (inbound sales), incluindo o novo CRM que vai estar disponível no inicio de 2015.

A estratégia de entrada da HubSpot parece ser a mesma usada para a plataforma de inbound marketing, começar como uma solução para micro empresas e para PME verdadeiramente inovadora. O novo CRM também vai começar a focar nesse mesmo mercado e o nível de inovação promete ser o mesmo. A ideia por trás desta nova ferramenta é dar aos clientes que actualmente não têm um CRM, uma plataforma integrada para a concretização das vendas. Parece claro que este não é um substituto directo das plataformas de grande porte como a Salesforce.com, no entanto, a ferramenta vai muito provavelmente crescer para satisfazer clientes de maior dimensão, como aconteceu com o software de inbound marketing.

CRM-HubSpot-ForecastComo Funciona o CRM da HubSpot

Um dado importante a realçar, é que embora esta seja uma ferramenta construída no HubSpot, ela funciona como um software separado, que partilha informações úteis entre os dois. Ao trabalhar dentro da plataforma de marketing do HubSpot, vai ser possível alternar entre os dois sistemas, tornando-se assim uma interface de trabalho limpa.

Os utilizadores podem ter acesso a uma ou a ambas as ferramentas, com funções personalizadas especificamente para o utilizador e permitir certos privilégios administrativos a cada um. Assim, quer a equipa de vendas quer a de marketing tem um ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que partilham informações valiosas entre os dois.

O acesso à informação é um factor central nesta nova plataforma de CRM. Todas as informações de contacto do marketing estão disponíveis nos registos sincronizados de leads do CRM. Isto vai dar às vendas informações de contacto e comportamentais mais actualizadas, que eles podem usar para ter conversações de vendas mais bem sustentadas. O facto destes dois produtos serem integrados nativamente, alivia a necessidade de ligações API com outros sistemas de CRM.

Por outro lado, as informações do CRM sincronizadas com a ferramenta de inbound marketing permite fazer segmentações, e reporting sobre alimentação de leads (lead nurturing). Um dos principais benefícios da integração do CRM com o inbound marketing é o acesso ao Reporting Integrado. A ligação da base de dados de marketing com os dados de clientes e vendas permite que qualquer profissional de marketing possa criar e executar relatórios com base nos negócios fechados. Isso é importante para a analise da eficácia de determinadas campanhas de marketing e a atribuição de clientes a esforços de marketing anteriores.

Além da partilha de informações entre os dois produtos, o CRM do HubSpot também irá fornecer à equipa de vendas informações das redes sociais, tanto do contacto individual, como da empresa. Para contactos individuais, o CRM HubSpot dá informações sobre o perfil social, como o twitter handle e a foto do perfil.

Esta informação pode ser muito útil para as equipas de vendas que usam as redes sociais como forma de prospecção de novas leads e se preparam para as conversas. Em maior escala, a informação social da organização também estará disponível, a relacionada com as páginas das empresas, em vez dos contactos individuais.

 

Quanto Custa o CRM da HubSpot?

Como em qualquer novo produto, a questão central é sempre a mesma - o custo. Ao contrário do software de inbound marketing da HubSpot, cujo preço é baseado no modelo de assinatura, com preços diferentes dependendo do nível funcional e dimensão da base de dados de clientes, o CRM será gratuito para todos os clientes HubSpot. Parece não haver nenhuma restrição com a versão de HubSpot usada, embora os dois sistemas partilhem o limite de contactos da conta. Quer isto dizer que a base de contactos vais ser alimentada tanto pelos contactos gerados na plataforma de marketing, como pelos adicionados manualmente ou enviados para o CRM.

Como no modelo de licenciamento da HubSpot os preços da base de dados varia, sendo de €80, €40 ou 8€ por cada 1000 contactos, dependendo se é a versão Basic, Professional ou Enterpride, é esse o preço a pagar.

O novo CRM HubSpot é uma ferramenta fantástica para qualquer empresa que não esteja a usar já um CRM. A integração com a plataforma de marketing da HubSpot, bem como as informações sociais adicionais dão a qualquer equipa de vendas uma verdadeira vantagem competitiva, e fornecem dados de vendas com mais profundidade para gerar relatórios mais úteis. Qualquer empresa que esteja a pensar num sistema de CRM, o novo HubSpot CRM é definitivamente para ter em conta

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Vendas Inbound, Vendas e CRM