Uma boa parte das empresas exportadoras Portuguesas, ainda vendem em mercados externos mais como consequência de um processo de crescimento baseado na resposta a consultas e pedidos concretos de empresas externas, do que em função de uma opção estratégica de internacionalização.
Muitos exportadores não efectuam qualquer tipo de promoção externa e a maior parte utiliza canais de distribuição de terceiros.
Em resposta a pressões da concorrência internacional com impacto no mercado interno e às limitações do próprio mercado doméstico, as PME exportadoras são obrigadas a tomaram rapidamente consciência dos benefícios sinergéticos decorrentes da necessidade de procedimentos e planeamento integrados e de uma estratégia global para a expansão dos seus negócios. O Marketing internacional entra na agenda.
Sistemas de incentivos como o Portugal 2020 tem ajudas para a exportação e internacionalização das PME, onde a luta costuma ser o acesso a novos mercados externos.
Com esses sistemas de incentivos pode:
-
Atingir objectivos de crescimento e/ou de diversificação geográfica da base de negócios das empresas, alargando, com frequência, o ciclo de vida normal dos produtos e nivelando flutuações sazonais de produção.
-
Obter margens comerciais acrescidas, permitir o alargamento das bases de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produto.
-
Aproveitar vantagens competitivas detidas e/ou explorar oportunidades de negócio existentes em nichos de mercado estrategicamente escolhidos que sustentam também a competitividade, a prazo, a nível interno.
-
Avanço na cadeia de valor do produto e procura de economias de escala, através da agregação de maior valor aos produtos/serviços fornecidos.
-
Acompanhar a internacionalização dos clientes.
-
Proteger os seus mercados naturais, fazendo face à concorrência internacional acrescida e criar massa crítica empresarial que permita os desejados aumentos de produtividade e competitividade.
Para exportar, tem de começar a gerir a sua marca e o que se diz sobre ela todos os dias. Pensar no conteúdo como o combustível que vai alimentar a sua empresa diariamente, via website, blogs, redes sociais, e por aí fora, este conjunto de ferramentas fazem parte do inbound marketing.
Precisa de Ajuda?
Se pretende implementar estratégias de Inbound Marketing para ajudar o seu negócio a entrar em mercados externos, comece por pedir uma análise ao seu Marketing.
