Definição de Objectivos SMarketing: Preparar Novo Ano com 18 Respostas

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 20-12-2012 17:10

Estamos naquela altura do ano em que na azáfama do Natal e do fim de ano, com noticias do fim do mundo à mistura, temos de arranjar tempo para ir além do balanço - o olhar para o retrovisor - e olhar para a frente e fazer o planeamento, o desenho, e a definição de objectivos do seu negócio para o próximo ano.

Sucesso Marketing 2013

Quando toca à definição dos objectivos de marketing e vendas, muitos empresários sentem-se como se estivessem a trabalhar com objectivos já firmes e estabelecidos. No entanto, se quiser ir além dos números vagos e genéricos e garantir o Sucesso, temo que tenha de se adaptar aos tempos de mudança e pensar SMarketing.

Proponho aqui 18 perguntas. Se conseguir responder a todas elas está de parabéns! Tem o trabalho de casa feito, e tem uma ideia clara de como vai atingir os seus objectivos na temporada que aí vem. Se precisar de ajuda no desenho do plano para lá chegar, nós entramos em contacto consigo.

18 Respostas Para Desenhar o Plano Marketing 

  1. Que iniciativas especificas está a tomar para atingir o SUCESSO no novo ano?
    • Que plano tem para lá chegar?
  2. O que está a tentar fazer com o website?
  3. O que fez pelas vendas e marketing no último ano?
    • O que é que funcionou e não funcionou?
    • O que é que vai fazer de forma diferente este ano?
  4. Quantas pessoas tem no departamento de Marketing?
  5. Em que actividades de marketing está envolvido neste momento?
  6. Que actividades de marketing tem planeadas?
  7. Que campanhas específicas suportam estas actividades?
    • Quais as mais bem-sucedidas?
    • Quais as que não funcionaram?
  8. De onde vem as suas melhores leads?
  9. Quantas leads está a gerar actualmente?
    • Isso é bom, mau, ou péssimo?
  10. Como classifica a actual qualidade dos leads?
  11. Todos os leads são criados de forma igual?
  12. E a sua equipa de vendas está a fazer cold calling?
    • O que é que a equipa de vendas pensa dos leads?
    • Se está a fazer cold calling, a quem está a ligar?
    • Está a comprar listas (bases de dados)?
    • Tem tido sucesso com essas listas?
  13. Quantos colaboradores de vendas estão na equipa de vendas?
  14. O que torna um lead "pronto para as vendas"?
  15. Quantos leads precisa para atingir os objectivos de vendas?
  16. Com que frequência atinge esse objectivo de geração de leads?
  17. Quanto custa fazer cada lead/cliente?
  18. O que está a fazer para reduzir o custo por lead?

Quais os Seus Objectivos Para o Novo Ano

É agora a altura de preparar a nova temporada e o que vem daí para a frente. O primeiro passo passa sempre por definir os objectivos para o próximo ano, que já deve ter feito. Agora responda a estas perguntas, e pergunte-nos como pode criar um sistema SMarketing simples e repetível que garanta o SUCESSO do seu negócio.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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