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Feiras de Têxteis-lar: Um Modelo de Internacionalização Assente na HEIMTEXTIL

Written by José Carlos F. Pereira | 18-11-2016 9:08

A HEIMTEXTIL, organizada pela MESSE FRANKFURT, é decididamente a feira internacional mais relevante de têxteis-lar e para hotelaria em termos mundiais – a iniciativa já conta com 36 edições e, todos os anos em Janeiro, reúne um grande número de expositores portugueses.

Heimtextil: A Feira das Feiras de Têxteis-Lar

São aproximadamente 2.800 expositores internacionais e em 2016 contou com a presença de 78 empresas texteis portuguesas, assegurando como habitualmente uma das mais importantes e prestigiantes participações.

Este sector tem contribuído significativamente para o aumento das exportações portuguesas. Portugal é o 5º maior exportador de têxteis-lar a nível mundial, com vendas estimadas de 700 milhões de euros em 2015 (mais 7% do que em 2014) e uma quota no total das exportações da indústria têxtil e de vestuário de 15%.

Este facto reflecte-se naturalmente na dimensão da participação em Frankfurt - 85% das empresas participantes apresentam roupa de cama e banho e artigos têxteis para mesa e cozinha. Portugal é normalmente o país com a maior representação no Hall dos artigos Premium o que demonstra o acertado posicionamento médio-alto e a conquista de mercados pela inovação/qualidade em detrimento do preço.

Estima-se que o investimento feito pelas empresas portuguesas nesta Feira seja superior a 2.5 milhões de euros. Vamos fazer contas?

A partir deste volume de investimento na feira podemos concluir que, em média, e apenas nesta feira, uma PME portuguesa deste sector investe €40.000. Ou seja, há algumas empresas que investem acima de €80.000 e outras que não devem ir além dos €20.000.

Numa óptica de vendas off-line reúnem-se expositores e compradores de todo o mundo, logo é o palco ideal para as empresas portuguesas, mas será o único modelo de internacionalização? Existirão outros que poderiam baixar estes investimentos e trazer melhores resultados aumentado o ROI da participação?...libertando meios para maiores investimentos e investidas noutros mercados.

Talvez esta seja a hora de rever os seus conceitos. O que funcionava no passado nem sempre, ou dificilmente, dará certo no futuro. A realidade actual é mesmo esta - o modelo de feira vai continuar mas já não chega, isoladamente, para darmos a conhecer a nossa empresa, a nossa marca - não podemos fazer o trabalho de hoje com os métodos de ontem e continuar no mercado amanhã!

Para você que é um industrial deste sector, já alguma vez se questionou sobre conceitos como: plano de social selling?; cálculo do CAC (Custo de Aquisição do Cliente)?; Cálculo do LTV (Life Time Value de um cliente)?; Cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) no SMarketing (Sales + Marketing)?; Quais as práticas concretas que está a adoptar para gerar Leads?...serão apenas e só feiras?

A grande maioria das empresas não faz a menor ideia de 3 destes 4 simples cálculos, obrigatórios numa estratégia de marketing (e julgo estar a ser meigo na análise). A questão que se coloca é - e sendo assim com poucos cálculos, como é que a empresa sabe qual a estratégia de Marketing e Vendas (SMarketing) que está a funcionar e a produzir resultados? Em que canal de distribuição deve apostar ou investir mais?

Sobre estas e outras questões que lhe estejam a provocar “campainhas” e pensar em novos modelos de abordagem aos mercados externos peça uma avaliação do seu marketing. Não temos uma receita única mas sim algumas abordagens diferenciadas.