3 Segredos para o Sucesso com Marketing Digital

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 13-09-2016 16:45

A sério, se houvesse uma receita secreta para garantir o sucesso do marketing digital, todos apareciam em primeiro lugar no Google. Claro que isso não é possível, mas há algumas dicas que podem ser consideradas verdadeiros segredos e que não deve subestimar, nomeadamente no Marketing Internacional.

Sucesso com marketing digital

Neste artigo, vou explorar as 3 tácticas que deve usar para assegurar o sucesso do inbound marketing digital. Não se esqueça no entanto que, construir a ponte entre o marketing e as vendas, focar na criação de defensores da marca e tornar-se um hub de informação, são só alguns dos segredos escondidos para o sucesso do inbound marketing.

"Não há segredos para o sucesso.
Ele é o resultado de preparação, muito trabalho, e aprendizagem com os erros" 

Esta frase sintetiza o trabalho de qualquer campanha de inbound marketing. Para ter sucesso, precisa de preparar e trabalhar no duro para dar inicio ao processo de inbound marketing. Depois precisa de falhar para redefinir esses esforços de marketing.

Fundir Marketing e Vendas

Fundir Marketing e VendasUm dos mais óbvios problemas em qualquer campanha de marketing actual é a falta de comunicação entre o departamento de marketing e vendas. O inbound marketing anda à volta de estatísticas e resultados. A única forma de melhorar os esforços de marketing é saber os resultados, e a única forma de o fazer é comunicar com as vendas. Para melhorar uma campanha precisa de saber qual gerou as vendas. Se criar 3 campanhas e só 1 gerar resultados, então porquê manter as outras 2? Deixe de atirar dinheiro para as campanhas e comece a mudar as tentativas mal sucedidas.

Outro problema entre vendas e marketing é que elas têm frequentemente percepções diferentes sobre os clientes. A estratégia entre marketing e vendas não está unificada, não é SMarketing (Sales+Marketing). A equipa de vendas está na linha da frente enquanto que a equipa de marketing está a trabalhar na retaguarda, portanto, em ultima instância, eles desenvolvem percepções únicas e variadas.

Tem de eliminar as barreiras entre marketing e vendas e construir uma ponte para gerir activamente a partilha de dados de clientes. A equipa de vendas recolhe uma grande quantidade de informação dos clientes, que não é partilhada nem trabalhada pela equipa de marketing. Esta informação pode ser usada de muitas formas diferentes desde ofertas de conteúdo premium a ideias para o artigos do blog. Os melhores tópicos para o blog vem das perguntas de clientes, assim pode construir uma ponte eficaz entre vendas e marketing, essencial para descobrir formas eficazes de chegar aos seus clientes.

Focar na Criação da Sua Tribo

General_Icons-21.pngO passa palavra ainda é a táctica de marketing mais potente que pode usar. O único problema é que não pode simplesmente criar o Word of Mouth, tem de o provocar e influenciar. O foco na criação de defensores da marca pode trazer muitos benefícios ao seu marketing e tende a ser um dos segredos no campo do inbound marketing. Veja a palestra de Seth Godin no TED sobre as "tribos que lideramos".  

Os motores de pesquisa como a Google colocam cada vez maior importância nas actividades sociais. Quanto mais shares, retweets e likes tiver mais longe pode levar o ranking pois a Google percebe que as pessoas estão a partilhar esta informação porque a considera valiosa. Além disso quanto mais gostos, partilhas ou retweets tiver o conteúdo, mais oportunidades tem para ele ser visto por mais pessoas, daí a importancia de construir esta tribo de defensores da marca.  

Descobrir como construir esta tribo de defensores da marca é outra conversa. Tem de lidar com as diferenças entre satisfação e paixão. Descobrir quais os consumidores verdadeiramente apaixonados pelo seu produto e é aí que aparece o word of mouth.

Os apaixonados por tecnologia adoram funcionalidades inovadoras, portanto se destacar estas características nas redes sociais, tem mais probabilidade de receber shares, retweets e likes.

Deve também ter configurados múltiplos canais de comunicação (sociais), e tornar mais fácil aos seus clientes interagir consigo. Pode começar por mapear os pontos de contacto com os clientes e começar a interagir com estes clientes.

As redes socials estão lá para criar envolvimento com clientes e este relacionamento vai construir defensores se encorajar esses seguidores apaixonados a partilhar.

Transforme-se no Centro de Informação

General_Icons-44.pngToda a gente sabe que a informação é o ponto central no sucesso do marketing inbound daí que muitos lhe chamem também marketing de conteúdo. Discussões à parte, a questão aqui é a seguinte: a sua empresa está, de facto, a tornar-se o centro de informação para o seu sector?.

A dimensão da informação é muito importante com o inbound marketing. Não se pode limitar a criar alguns posts de blog todos os meses e uma ou duas peças de conteúdo avançado todos os anos e assumir que está a fazer o suficiente.

A verdade é que, nunca vai ser capaz de fazer o suficiente, quanto mais informação melhor. O seu objectivo deve ser tornar-se conhecido como o EXPERT da sua industria online. À medida que faz as tarefas do dia a dia, precisa de estar a pensar se isto responde às questões de 1 consumidor que seja? Isto beneficia 1 cliente que seja?  Se beneficiar pelo menos um cliente, então coloque o conteúdo online.

Tornar-se um centro de informação quer dizer que precisa de fornecer informação em todas as áreas em que a sua audiência possa estar interessada. Tem de ter a certeza que está a usar todos os recursos sociais, blog, e a criar novo conteúdo para o website. Tem que dar à sua audiência o que ela quer, quando quer para estar constantemente a par do que estão a pedir.

Preste atenção às suas redes sociais e responda às perguntas dos seus fans e depois coloque um link no fim a oferecer mais informação. Esta não será a única pessoa a olhar para esta questão e uma grande resposta pode fazer maravilhas a enviar pessoas para o seu site. O envolvimento é importante nesta nova era de SEO uma vez que a Google leva os shares, likes e retweets em consideração. Nos dias que correm, já não está a falar para eles, está a ter uma conversa e como diz o velho ditado “Antes de falar, ouça, antes de escrever, pense”. Se seguir esta regra com o seu conteúdo/respostas posso dizer com segurança que vai ter sucesso.

Conclusão

Não há segredos escondidos para o sucesso com marketing digital, além de trabalhar com a sua equipa de vendas, criar defensores da marca e tornar-se o loval onde se deve ir para ter o máximo de informação. Se trabalhar nestas tácticas, as melhorias no website vão aparecer, mas lembre-se que a preparação, o trabalho árduo, e aprender com as tentativas falhadas é a única forma de se tornar bem sucedido.

ABC do Marketing Digital para PME

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing