Que Elementos Medir nas Campanhas de Marketing

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 05/01/2013 11:35

depois de desenhar uma campanha de marketing do início ao fim, vai precisar de revisitar cada um dos elementos da campanha para ver como ela se está a comportar, quer individualmente quer como parte de um todo.

Há um grande e variado conjunto de métricas que precisa de analisar para poder avaliar se a sua campanha de marketing foi bem sucedida ou não. Se quiser dar uma vista de olhos rápida ao seu desempenho geral, deve começar por analisar as estatisticas ligadas à página de aterragem da oferta de marketing.

LP Analytics

 

E Quando o Desempenho é Mau?

Bom, já sabe que métricas diferentes contam histórias diferentes. Portanto, se o seu desempenho foi mau, vai precisar de gastar tempo para descobrir exactamente quais as métricas que precisam de ser melhoradas. Por exemplo:

  • Se o número de visualizações conseguido por uma página de aterragem foi baixo
    - vai precisar de trabalhar mais na promoção da oferta e enviar-lhe mais tráfego.

  • Se a taxa de conversão da página de destino é baixa
    - vai precisar de se concentrar na criação de uma oferta mais atraente ou optimizar a página de aterragem.

  • Se o número de novos leads trazidos por esta oferta é baixo
    - isso pode significar que os seus contactos já existentes não estão a partilhar a oferta com pessoas novas. Vai precisar de os incentivar e de encontrar locais de promoção para um novo público.

  • Se o número de clientes trazidos pela oferta não é muito alta
    - isso pode significar que os fluxos de alimentação não estão a ser bem sucedidos na qualificação dos leads para que eles sejam convertidos em clientes. Talvez seja necessário rever os workflows de marketing e torná-los mais poderosos.

A mesma história se aplica ao resto dos componentes de marketing usados na campanha. É fundamental que seja capaz de explorar o número de novos leads e clientes que gerou a partir de cada um dos canais, e deve também ter acesso aos principais indicadores de desempenho, que lhe dão dicas sobre como melhorar os resultados finais da campanha.

Quando falamos de chamadas à acção, por exemplo, existem duas métricas essenciais que podem ser monitoradas com o objectivo de melhorar a eficácia desse activo no mercado:

CTA Analytics

Se a taxa visita-a-clique (view-to-click) da chamadas à acção é baixa

Torne a oferta mais atraente para que um maior número de pessoas que veem o CTA façam o tão desejado clique.

Se a taxa de click-a-submissão (click-to-submission) das chamadas à acção é baixa

O foco deve ser colocado na optimização de página de aterragem e torna-la perfeitamente alinhada com o CTA.

Fluxo email analytics

As métricas por trás da alimentação de leads e a sobreposição de email marketing. Elas mostram o desempenho dos e-mails enviados e a profundidade com que os destinatários se envolvem no conteúdo do seu e-mail.

Se a CTR dos e-mails é baixa

Isso pode significar que a oferta não é suficientemente atraente para os destinatários que está atingir no envio. Comece a criar ofertas mais atraentes ou a passar mais tempo na segmentação. (Note que a taxa de abertura pode ser uma métrica útil, mas não é muito fiável.)

Quando falamos de blogs e social media marketing, aqui estão algumas das principais métricas que precisa de monitorar:

Blog SocialMedia Analytics

Cada uma dessas métricas individuais podem ajudar a identificar os pontos fracos e fortes na sua campanha de marketing. No entanto, não se esqueça da visão global e mantenha o foco sobre o número de novos leads e clientes gerados pela campanha (e cada um dos canais).

Nota Final

Começando com a produção de uma oferta de marketing fantástica, seguida da promoção pelos vários canais, e pela medição do seu impacto, tem de aprender a juntar os principais componentes de uma campanha de marketing holística. Mais importante ainda, deve saber como tornar cada um desses valiosos componentes, coerente e oportuna - todos os pré-requisitos para a criação do marketing que os seus prospects vão adorar.

Agora que já sabe como criar uma campanha de marketing global que lhe traga muitos novos contactos e clientes, pés ao caminho e pergunte-nos como pode fazer uma!

analise-gratis-site-dark

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, HubSpot, Campanhas de Marketing