Estratégias de Comercialização

Que Elementos Medir nas Campanhas de Marketing

Depois de criar uma campanha de marketing do início ao fim, é preciso revisitar cada elemento da campanha e ver como ela se comporta.


depois de desenhar uma campanha de marketing do início ao fim, vai precisar de revisitar cada um dos elementos da campanha para ver como ela se está a comportar, quer individualmente quer como parte de um todo.

Há um grande e variado conjunto de métricas que precisa de analisar para poder avaliar se a sua campanha de marketing foi bem sucedida ou não. Se quiser dar uma vista de olhos rápida ao seu desempenho geral, deve começar por analisar as estatisticas ligadas à página de aterragem da oferta de marketing.

LP Analytics

 

E Quando o Desempenho é Mau?

Bom, já sabe que métricas diferentes contam histórias diferentes. Portanto, se o seu desempenho foi mau, vai precisar de gastar tempo para descobrir exactamente quais as métricas que precisam de ser melhoradas. Por exemplo:

  • Se o número de visualizações conseguido por uma página de aterragem foi baixo
    - vai precisar de trabalhar mais na promoção da oferta e enviar-lhe mais tráfego.

  • Se a taxa de conversão da página de destino é baixa
    - vai precisar de se concentrar na criação de uma oferta mais atraente ou optimizar a página de aterragem.

  • Se o número de novos leads trazidos por esta oferta é baixo
    - isso pode significar que os seus contactos já existentes não estão a partilhar a oferta com pessoas novas. Vai precisar de os incentivar e de encontrar locais de promoção para um novo público.

  • Se o número de clientes trazidos pela oferta não é muito alta
    - isso pode significar que os fluxos de alimentação não estão a ser bem sucedidos na qualificação dos leads para que eles sejam convertidos em clientes. Talvez seja necessário rever os workflows de marketing e torná-los mais poderosos.

A mesma história se aplica ao resto dos componentes de marketing usados na campanha. É fundamental que seja capaz de explorar o número de novos leads e clientes que gerou a partir de cada um dos canais, e deve também ter acesso aos principais indicadores de desempenho, que lhe dão dicas sobre como melhorar os resultados finais da campanha.

Quando falamos de chamadas à acção, por exemplo, existem duas métricas essenciais que podem ser monitoradas com o objectivo de melhorar a eficácia desse activo no mercado:

CTA Analytics

Se a taxa visita-a-clique (view-to-click) da chamadas à acção é baixa

Torne a oferta mais atraente para que um maior número de pessoas que veem o CTA façam o tão desejado clique.

Se a taxa de click-a-submissão (click-to-submission) das chamadas à acção é baixa

O foco deve ser colocado na optimização de página de aterragem e torna-la perfeitamente alinhada com o CTA.

Fluxo email analytics

As métricas por trás da alimentação de leads e a sobreposição de email marketing. Elas mostram o desempenho dos e-mails enviados e a profundidade com que os destinatários se envolvem no conteúdo do seu e-mail.

Se a CTR dos e-mails é baixa

Isso pode significar que a oferta não é suficientemente atraente para os destinatários que está atingir no envio. Comece a criar ofertas mais atraentes ou a passar mais tempo na segmentação. (Note que a taxa de abertura pode ser uma métrica útil, mas não é muito fiável.)

Quando falamos de blogs e social media marketing, aqui estão algumas das principais métricas que precisa de monitorar:

Blog SocialMedia Analytics

Cada uma dessas métricas individuais podem ajudar a identificar os pontos fracos e fortes na sua campanha de marketing. No entanto, não se esqueça da visão global e mantenha o foco sobre o número de novos leads e clientes gerados pela campanha (e cada um dos canais).

Nota Final

Começando com a produção de uma oferta de marketing fantástica, seguida da promoção pelos vários canais, e pela medição do seu impacto, tem de aprender a juntar os principais componentes de uma campanha de marketing holística. Mais importante ainda, deve saber como tornar cada um desses valiosos componentes, coerente e oportuna - todos os pré-requisitos para a criação do marketing que os seus prospects vão adorar.

Agora que já sabe como criar uma campanha de marketing global que lhe traga muitos novos contactos e clientes, pés ao caminho e pergunte-nos como pode fazer uma!

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