Se o seu objectivo é colocar o marketing digital a funcionar, esqueça os rankings. Sim, ouviu bem...esqueça os rankings.
É o conteúdo que vai afectar cada bocadinho da sua estratégia de marketing. Repare que eu não disse marketing digital. É o marketing como um todo, como ilustra bem o gráfico da Portent.
Já aprofundamos anteriormente o que é o marketing de conteúdo, e vimos que é diferente de estratégia de conteúdo. Chegou agora a hora de colocar as coisas em funcionamento.
![Impacto-marketing-estrategia-conteudo](http://www.nho.pt/hs-fs/hub/101362/file-2056012802-png/Blog/Impacto-marketing-estrategia-conteudo.png?width=712&name=Impacto-marketing-estrategia-conteudo.png)
3 Passos Simples para Implementar o Marketing de Conteúdo
1. Conheça a Sua Audiência
Identifique claramente quais os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo, e crie aquele conteúdo dedicado ao personagem de cada um dos seus compradores tipo. Todas as peças de conteúdo que desenvolver, devem resolver um problema, devem ser a peça de conteúdo que preenche os desejos e necessidades dessa audiência.
Olhe para os seus actuais clientes e desenvolva o personagem dos compradores. Classifique com uma descrição detalhada o tipo de compradores que tem: nome, titulo/funções, industria ou informação da empresa, informação demográfica, etc. Com isto vai conseguir perceber:
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O que é que eles mais precisam
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Que tipo de informação esse perfil de comprador procura
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Que problemas estão a tentar resolver
Conhecer o personagem dos compradores é um passo essencial no marketing de conteúdo. O conteúdo, mais do que ser centrado no que é a área de especialização da sua empresa, deve ser criado para os perfis dos seus compradores.
2. Faça uma Auditoria ao Conteúdo
Antes de começar a criar conteúdo novo, faça uma auditoria ao conteúdo que já tem. Esta auditoria vai mostrar se construiu bem os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo. Auditar o conteúdo já publicado vai ajudar a encontrar as peças perdidas do puzzle, que podem ajudar a gerar o novo conteúdo.
Pode criar uma folha de cálculo com todo o conteúdo que recolheu o ano passado para poder estudar o padrão. Na folha de cálculo inclua tópicos como personagem do comprador, tipo de conteúdo, clientes e leads, e data de criação. Veja um exemplo da HubSpot que pode descarregar aqui.
![Auditoria_Conteúdo](//www.nho.pt/hs-fs/hub/101362/file-2064061679-png/Blog/Auditoria_Conteúdo.png?width=670&name=Auditoria_Conteúdo.png)
Depois da auditoria ao conteúdo existente, pode encontrar falhas que precisem de ser preenchidas com novas peças de conteúdo. Com isto, pode analisar os seus resultados e criar uma lista de objectivos e orientações para o próximo período.
Veja quais os elementos desse conteúdo que tiveram mais sucesso para continuar a desenvolver conteúdo nesses tópicos. Fique atento às tendências e novidades na indústria para as poder reflectir em tópicos e keywords que sejam interessantes para os seus prospects. Além disso, deve pegar no conteúdo que não teve um bom desempenho e edita-lo para tentar envolver novamente os prospects com um conteúdo mais direccionado.
![](http://pennystocks.la/internet-in-real-time/images/social/internet600.gif)
Click the animation to open the full version (via Penny Stocks Lab).
3. Posicione o Marketing de Conteúdo
Se não vai às festas, não pode estar à espera de ter uma vida social muito intensa certo? Pois a ideia aqui é exactamente a mesma.
Certifique-se que está a posicionar o seu negócio num local que chegue ao perfil dos compradores. Para poder ganhar mais clientes, tem também de estabelecer credibilidade para o seu negócio. A sua audiência deve perceber que se está a envolver com uma fonte credível, que é uma fonte de conhecimento e uma autoridade na área. Estabelecer credibilidade através do conteúdo, vai fazer aumentar a quantidade de pessoas que voltam ao conteúdo e o partilham com outros.
Se quer ter sucesso com o marketing de conteúdo, vai ter de definir o perfil dos compradores, organizar e criar conteúdo para atingir directamente as suas necessidades e posicionar as suas campanhas de inbound marketing para chegar às audiências alvo. É esse o conteúdo que o mundo vê, e é claro que esse conteúdo deve ter valor, é ele que vai melhorar o tráfego no seu website e gerar leads para o negócio.
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