3 Passos Simples para Implementar o Marketing de Conteúdo

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 10-11-2014 12:30

Se o seu objectivo é colocar o marketing digital a funcionar, esqueça os rankingsSim, ouviu bem...esqueça os rankings.

É o conteúdo que vai afectar cada bocadinho da sua estratégia de marketing. Repare que eu não disse marketing digital. É o marketing como um todo, como ilustra bem o gráfico da Portent.

Já aprofundamos anteriormente o que é o marketing de conteúdo, e vimos que é diferente de estratégia de conteúdo. Chegou agora a hora de colocar as coisas em funcionamento. 

Impacto-marketing-estrategia-conteudo

3 Passos Simples para Implementar o Marketing de Conteúdo

1. Conheça a Sua Audiência

Identifique claramente quais os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo, e crie aquele conteúdo dedicado ao personagem de cada um dos seus compradores tipo. Todas as peças de conteúdo que desenvolver, devem resolver um problema, devem ser a peça de conteúdo que preenche os desejos e necessidades dessa audiência.

Olhe para os seus actuais clientes e desenvolva o personagem dos compradores. Classifique com uma descrição detalhada o tipo de compradores que tem: nome, titulo/funções, industria ou informação da empresa, informação demográfica, etc. Com isto vai conseguir perceber:

  • O que é que eles mais precisam

  • Que tipo de informação esse perfil de comprador procura

  • Que problemas estão a tentar resolver

Conhecer o personagem dos compradores é um passo essencial no marketing de conteúdo. O conteúdo, mais do que ser centrado no que é a área de especialização da sua empresa, deve ser criado para os perfis dos seus compradores.

2. Faça uma Auditoria ao Conteúdo

Antes de começar a criar conteúdo novo, faça uma auditoria ao conteúdo que já tem. Esta auditoria vai mostrar se construiu bem os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo. Auditar o conteúdo já publicado vai ajudar a encontrar as peças perdidas do puzzle, que podem ajudar a gerar o novo conteúdo.

Pode criar uma folha de cálculo com todo o conteúdo que recolheu o ano passado para poder estudar o padrão. Na folha de cálculo inclua tópicos como personagem do comprador, tipo de conteúdo, clientes e leads, e data de criação. Veja um exemplo da HubSpot que pode descarregar aqui.

Auditoria_Conteúdo

Depois da auditoria ao conteúdo existente, pode encontrar falhas que precisem de ser preenchidas com novas peças de conteúdo. Com isto, pode analisar os seus resultados e criar uma lista de objectivos e orientações para o próximo período.

Veja quais os elementos desse conteúdo que tiveram mais sucesso para continuar a desenvolver conteúdo nesses tópicos. Fique atento às tendências e novidades na indústria para as poder reflectir em tópicos e keywords que sejam interessantes para os seus prospects. Além disso, deve pegar no conteúdo que não teve um bom desempenho e edita-lo para tentar envolver novamente os prospects com um conteúdo mais direccionado.


Click the animation to open the full version (via Penny Stocks Lab).

3. Posicione o Marketing de Conteúdo

Se não vai às festas, não pode estar à espera de ter uma vida social muito intensa certo? Pois a ideia aqui é exactamente a mesma.

Certifique-se que está a posicionar o seu negócio num local que chegue ao perfil dos compradores. Para poder ganhar mais clientes, tem também de estabelecer credibilidade para o seu negócio. A sua audiência deve perceber que se está a envolver com uma fonte credível, que é uma fonte de conhecimento e uma autoridade na área. Estabelecer credibilidade através do conteúdo, vai fazer aumentar a quantidade de pessoas que voltam ao conteúdo e o partilham com outros.

Se quer ter sucesso com o marketing de conteúdo, vai ter de definir o perfil dos compradores, organizar e criar conteúdo para atingir directamente as suas necessidades e posicionar as suas campanhas de inbound marketing para chegar às audiências alvo. É esse o conteúdo que o mundo vê, e é claro que esse conteúdo deve ter valor, é ele que vai melhorar o tráfego no seu website e gerar leads para o negócio.

Chegue com Sucesso à Sua Audiência com Marketing de Conteúdo 

Está pronto para implementar marketing de conteúdo e começar o processo criativo que vai gerar as leads qualificadas para o seu negócio?

analise-inbound

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no: