3 Passos Simples para Implementar o Marketing de Conteúdo

Esqueça os rankings, É o conteúdo que afecta toda a sua estratégia de marketing. Como implementar o marketing de conteúdo?


Se o seu objectivo é colocar o marketing digital a funcionar, esqueça os rankingsSim, ouviu bem...esqueça os rankings.

É o conteúdo que vai afectar cada bocadinho da sua estratégia de marketing. Repare que eu não disse marketing digital. É o marketing como um todo, como ilustra bem o gráfico da Portent.

Já aprofundamos anteriormente o que é o marketing de conteúdo, e vimos que é diferente de estratégia de conteúdo. Chegou agora a hora de colocar as coisas em funcionamento. 

Impacto-marketing-estrategia-conteudo

3 Passos Simples para Implementar o Marketing de Conteúdo

1. Conheça a Sua Audiência

Identifique claramente quais os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo, e crie aquele conteúdo dedicado ao personagem de cada um dos seus compradores tipo. Todas as peças de conteúdo que desenvolver, devem resolver um problema, devem ser a peça de conteúdo que preenche os desejos e necessidades dessa audiência.

Olhe para os seus actuais clientes e desenvolva o personagem dos compradores. Classifique com uma descrição detalhada o tipo de compradores que tem: nome, titulo/funções, industria ou informação da empresa, informação demográfica, etc. Com isto vai conseguir perceber:

  • O que é que eles mais precisam

  • Que tipo de informação esse perfil de comprador procura

  • Que problemas estão a tentar resolver

Conhecer o personagem dos compradores é um passo essencial no marketing de conteúdo. O conteúdo, mais do que ser centrado no que é a área de especialização da sua empresa, deve ser criado para os perfis dos seus compradores.

2. Faça uma Auditoria ao Conteúdo

Antes de começar a criar conteúdo novo, faça uma auditoria ao conteúdo que já tem. Esta auditoria vai mostrar se construiu bem os tópicos que são importantes para a sua audiência alvo. Auditar o conteúdo já publicado vai ajudar a encontrar as peças perdidas do puzzle, que podem ajudar a gerar o novo conteúdo.

Pode criar uma folha de cálculo com todo o conteúdo que recolheu o ano passado para poder estudar o padrão. Na folha de cálculo inclua tópicos como personagem do comprador, tipo de conteúdo, clientes e leads, e data de criação. Veja um exemplo da HubSpot que pode descarregar aqui.

Auditoria_Conteúdo

Depois da auditoria ao conteúdo existente, pode encontrar falhas que precisem de ser preenchidas com novas peças de conteúdo. Com isto, pode analisar os seus resultados e criar uma lista de objectivos e orientações para o próximo período.

Veja quais os elementos desse conteúdo que tiveram mais sucesso para continuar a desenvolver conteúdo nesses tópicos. Fique atento às tendências e novidades na indústria para as poder reflectir em tópicos e keywords que sejam interessantes para os seus prospects. Além disso, deve pegar no conteúdo que não teve um bom desempenho e edita-lo para tentar envolver novamente os prospects com um conteúdo mais direccionado.


Click the animation to open the full version (via Penny Stocks Lab).

3. Posicione o Marketing de Conteúdo

Se não vai às festas, não pode estar à espera de ter uma vida social muito intensa certo? Pois a ideia aqui é exactamente a mesma.

Certifique-se que está a posicionar o seu negócio num local que chegue ao perfil dos compradores. Para poder ganhar mais clientes, tem também de estabelecer credibilidade para o seu negócio. A sua audiência deve perceber que se está a envolver com uma fonte credível, que é uma fonte de conhecimento e uma autoridade na área. Estabelecer credibilidade através do conteúdo, vai fazer aumentar a quantidade de pessoas que voltam ao conteúdo e o partilham com outros.

Se quer ter sucesso com o marketing de conteúdo, vai ter de definir o perfil dos compradores, organizar e criar conteúdo para atingir directamente as suas necessidades e posicionar as suas campanhas de inbound marketing para chegar às audiências alvo. É esse o conteúdo que o mundo vê, e é claro que esse conteúdo deve ter valor, é ele que vai melhorar o tráfego no seu website e gerar leads para o negócio.

Chegue com Sucesso à Sua Audiência com Marketing de Conteúdo 

Está pronto para implementar marketing de conteúdo e começar o processo criativo que vai gerar as leads qualificadas para o seu negócio?

analise-inbound

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.