7 Bons Motivos Para Ter um Website Responsive [infográfico]

Publicado por: Pedro Silva

Data Artigo 13-06-2014 12:30

webdesign-responsive-2014-portugal.pngTer ou não um site que se adapte aos dispositivos móveis pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso do seu negócio na internet.

Ainda está indeciso sobre se vale a pena mudar o seu site para ser responsive? Ou se é melhor ter 2 versões distintas (Móvel/Desktop)?

Nesse caso, é bem provável que esteja a perder dinheiro, muito e rapidamente! Isso porque seguramente não está a tratar bem a usabilidade do website, nem o seu inbound marketing. E não sou só eu que o digo, é a própria Google...

O que é um website responsive?

Durante muito tempo existiu alguma confusão entre o responsive webdesign e os sites versão mobile. No segundo caso estamos a falar de sites independentes, conteúdos, domínio, apresentação. O Responsive Webdesign implica que existe apenas 1 site, que se adapta automaticamente às diferentes resoluções dos dispositivos.

Podemos adaptar o layout da página de acordo com a resolução em que está a ser visualizada, podemos ocultar elementos para facilitar a leitura em dispositivos menores, podemos redimensionar automaticamente imagens, tamanhos de letra etc.

infografico-responsive

Um site, uma optimização SEO

Ter um site versão desktop e outro versão mobile implica ter 2 campanhas de SEO separadas. Gerir apenas uma é muito mais fácil, poupa tempo e recursos, e evita a duplicação de conteúdo. Todo o seu linkbuilding é também aproveitado num único domínio. É verdade que podem existir alguns benefícios de ter uma estratégia orientada para um mobile SEO, como por exemplo apostar em palavras-chave que poderão ser mais pesquisas quando alguém usa um smartphone.

O Google agradece

Desde 2012 que o Google recomenda o uso do Webdesign Responsive. Por 3 motivos essenciais:

  • Um único URL, um único site, torna a experiência/interacção do utilizador mais positiva e memorável.
  • Um único URL facilita a tarefa dos algoritmos de links do Google.
  • Um único URL e HTML facilitam o rastreamento e indexação do conteúdo do seu site.

Aumento de Potenciais Clientes

Os smartphones já dominam o mercado, o número de tablets também aumenta a cada mês, e o tráfego de internet via mobile dispara a cada ano que passa. Continuar a ter um site que não se adapte a estes dispositivos é simplesmente deitar dinheiro ao lixo.

Adaptação a todos os perfis de visitantes

No trabalho, em casa, no café, numa viagem de comboio, um executivo ou um empregado de balcão. Num desktop ou portátil, num smartphone novo em folha ou num tablet. Um site responsive torna a navegação e consulta do seu site numa experiência sempre positiva, coerente e fácil para qualquer tipo de utilizador.

Maior esperança de vida do seu site

Os utilizadores trocam de smartphones, de tablets, de monitores , os dispositivos estão constantemente a receber melhorias e apresentam resoluções cada vez mais elevadas. Mas o seu site, com um comportamento responsive, necessitará de muitos menos updates e correcções para se adaptar aos novos dispositivos.

Melhor experiência para o utilizador

Se quer que o seu negócio tenha sucesso na internet, o website deve ser feito e optimizado para o utilizador, procurando responder às suas dúvidas e objectivos, independentemente do dispositivo que este use.

Imagine que alguém na sua pausa de almoço faz uma pesquisa no smartphone e encontra um produto que lhe agrada. Decide continuar em casa a pesquisa desse produto e visitar novamente o mesmo site. Visitar o mesmo site, mantendo o máximo de coerência visual, irá traduzir-se numa experiência positiva, em vez da frustração de encontrar um site diferente com uma experiência de navegação e visualização distintas.

ROI garantido

Chegar ao mercado mobile é fundamental. Segundo a Anacom em 2013 existiam 13,1 milhões de telemóveis activos em Portugal. No mesmo ano 10,1% dos portugueses já possuía um tablet. A juntar a tudo isto, não só o acesso à internet via mobile triplicou como a utilização de smartphones ultrapassou a dos telemóveis tradicionais.

Já percebeu que pode chegar a muito mais clientes que os seus concorrentes? É um investimento com retorno garantido.

Outro facto importante, 67% dos utilizadores afirmam que existe uma maior probabilidade de efectuar uma compra em sites mobile-friendly.

Notas Finais:

O Webdesign Responsive recomendado pelo Google, permite que um único site proporcione uma óptima experiência ao utilizador em diferentes dispositivos e resoluções de ecrã, aumentado as taxas de conversão das suas páginas. Também facilita a gestão da estratégia de SEO.

Como o fazer?

A plataforma Hubspot, por exemplo, constroi os seus sites por defeito em modo responsive sem necessidade de conhecimentos específicos por parte do utilizador, com a vantagem de integrar várias ferramentas de marketing na mesma plataforma. Podemos também usar a framework Bootstrap ou similares para nos ajudar na fase inicial, ou construir de raiz um site com este tipo de comportamento.

A decisão é sua, mas se ainda não a tomou... Alguém está a conquistar o seu mercado.

Analise SEO e Marketing Site

 

Autor: Pedro Silva

Webdesigner e Consultor Inbound Marketing. Trabalha essencialmente nas áreas do SEO, Design web e Usabilidade, ajudando os sites a atrair e converter. Gosta particularmente do estudo do comportamento e experiência do utilizador, e do mundo do SEO. Compreender o Google é obsessão, assim como tomar um bom café.

Descubra-me no:

Tópicos: Website e WebDesign