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9 Números Que Mudam o Papel do Marketing para Inbound Marketing

Estatísticas de marketing que explicam a (r)evolução da comunicação com a web e as redes sociais. Uma nova visão do inbound marketing.


Marketing-Conteúdo-vs-Estratégia-ConteúdoOlhe à sua volta, a forma como as empresas fazem negócios mudou, esta (r)evolução que a web e as redes sociais trouxeram à comunicação, exigem uma nova visão do marketing.

Imagine-se no sofá a ver o seu programa favorito na televisão. Chega a publicidade, o que faz?... (com um grau de probabilidade enorme) muda de canal, vai à casa de banho, faz aquela chamada em atraso, etc.

Quer queira quer não, actualmente os consumidores estão genuinamente interessados no conteúdo que procuram, e as formas tradicionais das marcas comunicarem as suas mensagens, acaba por sofrer o impacto destas preferências, e da multiplicidade de canais.

O tradicional marketing de interrupção é cada vez menos eficiente, e surge assim a necessidade de encontrar formas alternativas de alimentar o funil de vendas. Como é que o marketing vai dar que fazer àquela equipa de vendas, se a publicidade na televisão já não funciona?

Uma vez que os números não enganam, e na web tudo pode e deve ser medido, aqui estão algumas estatisticas de marketing para ajudar a pensar.

1) 80% das pessoas pesquisa online.

Os clientes estão cada vez mais informados e antes de realizar qualquer compra, tem tendencia a pesquisar conteúdo que os ajude a preencher esse tipo de necessidade. As pessoas pesquisam a informação de acordo com as suas necessidades imediatas e clicam cada vez menos na publicidade.

2)  57% das empresas (EUA) conseguiram novos clientes através do Blog.

A partilha de conhecimento é excelente para a empresa, e a publicidade intrusiva pode ser péssima.

3) 41% das empresas B2B e 67% das B2C conseguem novos clientes via Facebook.

Primeiro criar, personalizar e alimentar uma página, depois abrir um canal de diálogo e partilhar, é essencial para passar a mensagem e gerar o interesse dos clientes.

4) As empresas que “blogam” conseguem um aumento de tráfego de 55%.

Quanto mais “bloga” mais páginas são indexadas pelo Google e mais links potenciais para o website. Quanto mais links tiver o website, melhor ranking vai ter nos mecanismos de pesquisa.

5) O Inbound Marketing custa 62% menos por lead que o marketing tradicional (outbound).

Grande parte da publicidade tradicional tem custos elevados e um baixo grau de eficiência. Acresce o facto de ser difícil medir, e ser muito filtrada pelos clientes. Direccionar uma parte desse budget da publicidade tradicional, para o inbound dá resultados.

6) 92% dos profissionais de marketing (EUA) consideram a economia o principal motivo para usar o Inbound Marketing.

Com custos muito inferiores à publicidade tradicional é possível gerar projetos anuais, muitas vezes pelo mesmo gasto de algumas páginas de publicidade.

7) 41% das empresas conseguiu novos clientes através do Twitter (EUA).

A ferramenta é ainda muito utilizada para reproduzir conteúdo inútil, mas tem apresentado eficiência quando entrega informações interessantes e gera interesse no seu público alvo.

8) 1 em cada 8 minutos de navegação é consumido no Facebook.

As pessoas estão a dedicar cada vez mais tempo a gerir a sua presença nas redes sociais. Isso representa uma grande oportunidade para o marketing.

9) 70% dos internautas clica nos links da pesquisa organica e não nos anúncios online.

SEO torna-se cada vez mais importante para posicionar a empresa e os produtos na web. Para gerar bons resultados é preciso actualizar constantemente o website.

Inbound Marketing torna-se cada vez mais importante para que as empresas estabeleçam uma presença destacada na web, que se vai reflectir no mundo real e claro, nas vendas.

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