Para internacionalizar o seu negócio há dois extremos: Ou tem muito dinheiro e uma equipa mais virada para o trabalho à bruta, ou tem pouco dinheiro e uma equipa mais cerebral. No primeiro caso faz feiras, no segundo faz vendas e marketing inbound. Qual escolhe?

Hoje vou focar especifica e resumidamente na prospeção de leads. Vamos ver como um Social CRM moderno ajuda no processo de internacionalização de uma PME, dando acesso a uma base de dados crescente de mais de 30 Milhões de empresas. Neste caso vou usar o CRM da HubSpot que além do mais é GRATUITO.
Não me canso de dizer que a melhor feira de todas, é a que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana 365 dias por ano. Se puder acrescentar a essa uma ou outra feira física de referência, BINGO, chegou à melhor solução.
A questão é que com sistemas de incentivos como o Portugal 2020, vejo frequentemente as empresas a atirarem dinheiro para cima desse problema que é a prospecção. Na falta de alternativas claras para entrar em mercados internacionais, a aposta recai nas tradicionais feiras ou prospecção directa, apesar de se saber que as feiras físicas deixaram de ter o retorno de outros tempos.
Como responsável de uma PME ou empreendedor, há alternativas que são igualmente elegiveis pelos fundos comunitários Portugal 2020.
Se tem dúvidas, e quer fazer render o seu investimento, a solução mais acertada é optar pela "feira virtual". Sim! consegue internacionalizar sem "desperdiçar" o dinheiro nas feiras.
Como Fazer Prospecção em Mercados Internacionais
Entre as muitas ferramentas que tem aparecido nos últimos anos, as redes sociais e os motores de pesquisa são algumas das mais vulgares formas de fazer prospecção em mercados internacionais e encontrar leads nesses mercados distantes.
Para além das Bases de dados, email marketing, prospecção em social media, apoio digital a feiras entre outras.
Há um ditado que diz que "não interessa trabalhar muito, interessa é trabalhar bem". Gosto de apresentar, de forma simplista é claro, este quadro que resume as várias opções entre orçamento, recursos humanos e táctica para internacionalizar.
Orçamento Disponível |
Recursos Humanos |
Táctica Internacionalização |
Alto |
Trabalham Muito |
Feiras |
Baixo |
Trabalham Muito |
Comece a rezar |
Alto |
Trabalham Bem |
À GRANDE - Feiras e Inbound |
Baixo |
Trabalham Bem |
BINGO - Inbound |
No entanto, numa perspectiva financeira, a ultima é a melhor porque é a única criadora de activos. O que fizer no inbound marketing, vai ficar activo e a funcionar para o seu negócio durante anos.
Agora vamos ao exemplo concreto.
Base de Dados com Mais de 30 Milhões de Empresas
É verdade. Na ferramenta de vendas do CRM da HubSpot, os vendedores tem à sua disposição mais de 16 milhões de empresas como pode ver na imagem. E está sempre a crescer.
Outra opção de prospecção é fazer a pesquisa entre as empresas que visitaram o website, que no caso da imagem são 790.

Prospecção por País, Sector de Actividade e Dimensão
A seguir seleccione o país, o sector de actividade e o numero de trabalhadores da empresa. No caso a seguir escolhemos do Reino Unido, as empresas do sector da moda com mais de 1000 trabalhadores.

Guardar para Trabalhar Mais Tarde
Na fase de prospecção, pode juntar à base de dados tanto empresas como contactos, ou ainda guardar a segmentação para mais tarde trabalhar nela.
Na imagem pode ver como pode guardar a segmentação numa view, ou acrescentar uma ou várias empresas à base de dados simultaneamente.

Pode seleccionar por exemplo a primeira empresa - Topshop - que indica 43 contactos e seguidamente acrescentar à base de dados os contactos que achar mais indicados, como vê na imagem a seguir.

No final, vai ficar com uma base de dados de prospecção internacional para trabalhar.
Entre as muitas aplicações e métodos que pode usar, há algumas por explorar ainda na aplicação de marketing. É a aplicação Prospects que permite identificar as leads que estão mais prontas para uma chamada de vendas, e inclusivamente pode configurar um email de notificação, mas essa fica para outra altura.

Esta é uma das ferramentas - entre outras - que deve usar para fazer prospeção em mercados internacionais. Se está a pensar usar o programa de incentivos Portugal 2020 para ajudar o seu negócio no processo de internacionalização, faça-o com a criação de activos de longo prazo. Veja a perspectiva financeira.
Acredite, internacionalizar uma PME é bem mais do que estar presente numas feiras, o tradicional "atirar dinheiro" para cima de um problema para o esconder. Resolva o problema da iinternacionalização começando por descarregar o "Guia de Marketing Digital para Internacionalização"

A Nível Horizontal é uma entidade acreditada para a prestação de serviços nos Vales Inovação, Internacionalização, Empreendedorismo e I&DT.