Estratégias de Comercialização

Como Chegar aos Compradores B2B - Onde Vão Eles Buscar a Informação?

Chegar aos compradores B2B pode ser feito de duas formas: a cara e a barata sendo a primeira as feiras e a segunda a internet. Exportar é masi fácil.


CompradoresB2BNormalmente, as empresas que vendem a compradores B2B, principalmente para empresas exportadoras de bens transaccionáveis, usam uma abordagem de marketing e de vendas muito baseada nas feiras, contacto pessoal e na disponibilização de catálogos.

Pois segundo um estudo recente da Google, há uma mudança de paradigma fundamental na definição das estratégias de marketing e vendas que deve levar à alteração da pergunta base de: "Como chegar aos compradores?" para "Como fazer com que os compradores cheguem até nós?"

Das primeiras coisas que ouço quando falamos de lançar um novo produto, entrar num novo mercado, principalmente quando se quer entrar em mercados além fronteiras, é das "famosas" feiras. Essa, parece ser a táctica mais consensual. "Quer exportar? então é obrigatório estar na feira x e y, estão lá todos".

De acordo com o estudo da Google & Compete de Outubro de 2011 de nome "Rewriting your B2B Rulebook" à pergunta:

Onde vão os Compradores B2B Buscar Informação?

As respostas foram:

  • 37% Catálogos
  • 71% Internet
  • 39% Feiras
  • 35% Seminários
  • 41% Trade Groups

O Preço Também Conta

É fácil concluir daqui que devemos colocar um cuidado suplementar no redesenho das abordagens de marketing e vendas, continuando a tendência de integração entre os mundos online e offline, com a diferença de que agora o online é bem mais importante.     

Por outro lado, convém referir que as feiras e eventos são normalmente um canal de marketing e vendas bem dispendioso, mas que neste estudo se revelam como um canal muito fraco, ou mesmo o mais fraco, sendo o Blog o mais barato.

Não tenho qualquer predilecção por falar nos tempos de crise que se vivem, mas que devemos evitar o desperdício não tenho duvidas e estes números dão que pensar.

E no seu negócio? Estes números fazem sentido para a realidade do seu negócio? Deixe-nos o seu comentário.

cta-ebook-03-black

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.