Estratégias de Comercialização

Lamento Informar - Mas o Seu Marketing Tem de Mudar!

As vantagens competitivas não duram para sempre. Mudar de perspectiva e usar novas estratégias de marketing é uma mudança obrigatória...


B2B-B2C-H2HPosso, com algum grau de segurança, antever o que lhe vai passar pela cabeça ao ler este artigo. Vai pensar que não tem tempo para isso do marketing de conteúdo, para escrever num blog, ou para aprender a interagir com as suas comunidades nas redes sociais.

A verdade é que o mundo à nossa volta está em evolução, e se pensa que vai aprender a gerir esta nova realidade do dia para a noite, desengane-se.

Mas se não tiver o tempo para, pelo menos, começar a vender e fazer marketing das formas que estão a ter sucesso actualmente, isso significa que também não tem tempo para estar no negócio. 

Que o mundo dos negócios mudou não é segredo para ninguém, mas se o gráfico estiver algo próximo da verdade, ele vai mudar bem mais. Durante quanto tempo acha que vai aguentar o seu negócio atrás dessa muralha? Quando é que vai mudar de perspectiva?

connected devices growth

O meu filho de 5 anos, passa a vida a pedir para eu fazer o download do jogo x ou y para o smartphone ou o tab. O meu pai de 77 anos lê todos os dias os jornais online e, surpresa das surpresas, fez a primeira compra online exactamente no dia do último aniversário, um telemóvel para seniores que, diz ele muito orgulhoso, não encontrou nas lojas. 

O mundo mudou, as pessoas mudaram... e o seu negócio?

A verdade é que a resistência à mudança nos leva a criar desculpas para não mudarmos a forma como guiamos o nosso negócio, até porque, supostamente resultou até à data. Assim não vai nunca tirar vantagens do enorme salto que o marketing deu para o online, vai manter as  actuais estratégias de marketing e não se vai adaptar aos novos processos de compra dos clientes. 

As desculpas mais frequentes são:

Os meus clientes são muito velhos, são muito novos, ou qualquer outra coisa para não chegar até eles online. Mas não se esqueça que é cada vez mais difícil alimentar o pipeline de vendas, e esse processo é feito através de um reajustamento ao processo de compra do cliente que: pesquisa, se informa, pergunta, compara e muitas vezes até compra, online.

Vejamos o exemplo da Helen Doron Portugal que criou um blog para falar sobre os benefícios e as formas de aprender inglês a que muito bem chamou Mais que Inglês.

O marketing passou de outbound para inbound. Então se tem clientes além fronteiras, se exporta, veja a diferença que isso faz para o seu negócio.

Pode estar farto de ouvir falar da economia global, certo é que a concorrência hoje chega das formas mais inesperadas. Lamento informar, mas vai ter de mudar. O marketing tem de mudar, as vendas tem de mudar. E quanto mais cedo o fizer melhor para si, não há tempo a perder. Até pode ter actualmente algumas vantagens competitivas, mas elas não vão durar para sempre, principalmente se não estiver disposto a mudar.

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