Estratégia de Marketing Digital Para Exportar - A PME Global

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 16-10-2012 11:00

Inbound Marketing a HorasAgilizar a internacionalização da actividade empresarial de uma pequena ou média empresa é particularmente difícil, porque tem desde logo um problema, a escala. A pergunta é então como vai vender mais? Pois, vai ter de chegar ao seu publico alvo além-fronteiras. Escala resolve-se com vendas. Vendas precisam do marketing...dispendioso e incerto.

O Inbound Marketing permite talvez a estratégia de exportação mais racional, e sustentada em taxas de retorno bem reais e mensuráveis.

Como Criar uma Campanha de Inbound Marketing Eficaz?

O que constitui uma boa campanha de marketing? Esta é a grande questão, e aquela que pode abrir as portas a uma tremenda oportunidade de negócios. Como criar uma campanha de inbound marketing eficaz que nos possa levar a abrir as portas às inúmeras oportunidades de negócio além-fronteiras. Vamos neste e em próximos artigos no blog SMarketing, procurar encontrar a resposta a esta pergunta e ajudar a desenhar a sua estratégia de marketing e exportação.

Vejamos algumas das principais características de uma campanha verdadeiramente eficaz. Então, uma campanha de marketing eficaz deve ser:

Ajude e Eduque os Seus Clientes

O Marketing educativo ou de ajuda responde àquela pergunta, necessidade ou dúvida que um potencial cliente possa ter. Este é de facto o marketing mais útil quando um potencial cliente está à procura de informações específicas e se aproxima do momento em que vai tomar uma decisão. Por exemplo “posts de blog - como fazer... e vídeos step-by-step encaixam neste tipo de marketing.

Oportuno e Personalizado

Para o Marketing Digital ser realmente eficaz, ele tem que estar disponível no momento certo. Vejamos: Se está a deparar-se com determinada dificuldade ou necessidade e está activamente à procura da solução, o seu desejo é que ela apareça o mais rapidamente possível no seu ecrã quando mais precisa? Digamos que está a organizar um casamento e está a procura da melhor boda. Na pesquisa, provavelmente visitava alguns websites, mas aquele que vai prender a sua atenção é o tal que vai preencher as suas necessidades, o que vá de encontro ao que realmente procura. A Amazon é um exemplo clássico de um website personalizado com base nas necessidades e preferências dos seus clientes.

Consistente na Mensagem e na Linguagem

Para criar um Marketing que as pessoas adorem, temos de colocar na equação a experiência dos utilizadores nas diferentes etapas do ciclo de vida: desde a primeira vez que teve contacto com o seu produto ou marca, a interacção com o website e conteúdo até ao processo de o converter em cliente. Com isto consegue remover as barreiras e incentivar o público a tornar-se “evangelista” para com os seus produtos, marca ou serviço.

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Como Começar a Fazer Campanhas Apaixonantes

Agora que já abordamos as características essenciais do marketing que as pessoas gostam mesmo, vamos discutir como se podem adaptar estas características às suas práticas de marketing. Em posteriores artigos aqui no blog smarketing, vamos guia-lo pelo processo da campanha de marketing, e mostrar formas de poder fazer com que cada componente desta campanha seja educacional, útil, oportuna, personalizada, consistente - por outras palavras, apaixonante!

Partilho aqui das melhores práticas (e da nossa própria experiência), alguns dos componentes essenciais para uma campanha de marketing de sucesso:

  • Criar uma oferta de marketing atraente
  • Colocar a oferta no website (página)
  • Promover a oferta via email, blog e canais de social media
  • Medir resultados
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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Exportação e Internacionalização, Campanhas de Marketing, Inbound Marketing, Vendas e CRM