Caso Real: Análise a Post de Blog por um Consultor Inbound Marketing

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 24-02-2015 14:30

blog-empresarial

O objectivo de qualquer responsável de marketing moderno, perante qualquer peça de conteúdo, é perceber como ela se encaixa para melhorar o desempenho, em todo o processo de compra do cliente, logo desde a sua "infância".

Como os posts de blog desempenham um papel demasiado importante para qualquer profissional de marketing, vamos ver como um consultor de inbound marketing analisa um post de blog.

Neste caso real, vamos analisar um post de blog da Tetribérica. A empresa actua no ramo do merchandising corporativo e moda B2B.

A Tetribérica apoia grandes marcas de moda em todo o processo desde a criação do conceito e design até à concepção de peças de vestuário textil. Fala com um nicho de profissionais muito ocupados e solicitados.

Claro que, um blog pode (e deve) ter objectivos diferentes em cada um dos posts. Mas, o post mais completo tem o formato apresentado neste gráfico da socialtriggers.com

dicas_para_escrever_post_de_blog

Sem me alongar mais, vamos directos a uma análise genérica do post:

Análise_post_blog

Que lhe parece?

Tem bom aspecto, parece uma excelente forma de colocar uma imagem e desafiar uma audiência a reagir, certo?

Estou a olhar para o post, com o olhar critico de um consultor de inbound marketing ou SMarketing numa análise a post de blog. Para nós, um post pode ser sempre melhorado, e é nas métricas que nos deliciamos a ver como as coisas podem sempre ser melhoradas.

Dito isto, diria que me parece que este post cumpre razoavelmente bem a função para a qual foi desenhado, e iria olhar para o seguinte:

O Que Está Bem no Post?

  • Título: "What´s Coming? AW 15/16 Woman Trends" tem pelo menos uma keyword com relevância para a mensagem que quer transmitir ao público alvo "AW 15/16", ...
  • Fotografia: Está clara, boa dimensão e qualidade suficiente. Está um post bem agradável à vista.

analise-inbound

O Que Pode Melhorar no Post?

Independentemente do sucesso que esteja a ter, a pergunta é sempre se o post pode contribuir um pouco mais para outras melhorias de mais longo prazo? Pontos que aconselho a rever:

  • Mensagem - Para o nicho de público atarefado que quer atingir, a pergunta é se este é o formato adequado? para que fase? Qual a mensagem concreta? 

  • Headlines - Se dividir o conteúdo com Headelines (H2, H3.. ) depois do título, ajuda a passar melhor a mensagem? Facilita a leitura? Claro que isto vai obrigar a organizar a mensagem para pessoas, o que ajuda também os motores de pesquisa.

  • Links - Se o seu potencial cliente chega a este post, será que existe a possibilidade de ele se sentir um tanto isolado? Ou há links para outro conteúdo que o mantenha por perto, que o envolva e ajude a perceber facilmente o que a empresa pode fazer por eles. Se não tiver esses links, também não ajuda os motores de pesquisa a perceberem a sua mensagem.
    Se olhar para isto com atenção vai melhorar o nº de Páginas visitadas; o Caminho da Conversão; o Envolvimento...e as Vendas.

  • Resumo - Ajuda o seu publico alvo? Ele percebe aquilo em que você acredita? Como é que esta informação o pode ajudar? Qual o seu ponto de vista? Como leitor, para fazer uma ligação, precisa de sentir genuinidade, uma afirmação concreta de valor...senão, parece um filme sem final.

  • CTA - A acção pode ser mais alinhada com o caminho de conversão? Quanto mais alinhada mais natural será a conversão. Se não tem essas ofertas de marketing, chegou a hora de as desenhar. 

Não está certo sobre como por o blog ao serviço do seu negócio? Fale com um consultor inbound marketing e reposicione o seu conteúdo para vender mais e ter um verdadeiro negócio SMarketing.

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Casos de Sucesso, Marketing de Conteúdo