Estratégias de Comercialização

Pode o Marketing Inbound Ajudar a Minha Empresa de Distribuição?

Saiba se o Inbound Marketing para empresas de distribuição funciona. O marketing de conteúdo ou digital pode ou não ajudar a vender mais?


Imagine que está à frente de uma empresa de distribuição de produtos de sucesso.

Durante anos e anos o negócio foi de vento em popa, com a malta das vendas a identificar empresas potenciais cliente, a telefonar, a marcar reuniões pessoais, e a falar directamente com o comprador sobre o valor dos seus produtos para o negócio dele.Inbound_Marketing_na_Distribuio.jpgEste foi o ciclo de vendas que sempre funcionou, e era fantástico ver os relatórios de crescimento, e os impactos positivos que justificavam os muitos euros (contos) investidos nesse método.

De Onde Vem e Para Onde Vai

A verdade é esta, você tinha o mercado e os clientes na mão - eles não tinham alternativa. Mas, com o passar dos anos, a evolução tecnológica ganhou um espaço predominante nas empresas - você começou a perceber uma mudança - os potenciais clientes e compradores já não querem reuniões e os que querem não tem o interesse que a equipa de vendas deseja.

A verdade agora, é que os clientes actuais tem o seu negócio na mão - são eles que tem os consumidores finais e sabem o quanto isso vale para si. Pedem o que quiserem e você não tem outra alternativa.

Para a equipa de vendas, além das cold-calls já não estarem a produzir a mesma quantidade e qualidade de reuniões, há uns senhores na malvada da internet a vender aqueles produtos que você distribui com contrato de exclusividade, mas de quem nunca ouviu falar.

A equipa de vendas está desorientada, e continua a pedir-lhe para assumir tácticas diferentes que lhes permitam chegar de novo aqueles clientes que vão realmente gerar vendas.

Você pergunta-se: Devo fazer um website novo? Uma loja online? Mais publicidade? Anúncios nas redes sociais? Mais feiras de negócios?

Receitas e fornecedores para cada uma destas tácticas não lhe vão faltar, e todos vão prometer resultados fabulosos.

Mas você desconfia, porque de facto o que procura é uma forma de ter um "total" controlo sobre o marketing e as vendas da sua empresa, em vez de "torrar" uns euros a comprar audiência com feiras e publicidades.

A Solução

Pois bem, a isso chama-se Inbound Marketing, e saiba desde já que não é algo que possa simplesmente comprar como compra um website, uma página numa revista, ou um stand numa feira de negócios. Em vez de comprar vai ter de adoptar...mas vamos por partes, até porque adoptar, sejamos francos, é muito mais difícil.

Depois disto, você faz uma pesquisa no Google sobre essa coisa que dá pelo nome de "inbound ou outbound marketing". Vai ver resultados sem fim, muitas pessoas a falar sobre isso, e questiona-se:

"para a minha empresa de distribuição será que isto faz sentido? o meu negócio é diferente, não é B2B, não é B2C, os meus clientes não usam as redes sociais, eles ainda comunicam por sinais de fumo, etc"... desculpas não lhe vão faltar.

A boa notícia é que... sim, o inbound marketing para empresas de distribuição funciona!

E Agora? Qual o Próximo Passo?

Agora a questão é por onde vai começar? Se depois de uma pequena pesquisa no Google já está sobrecarregado com tantos resultados, o que fazer a seguir?

Bem, ler este artigo e subscrever o blog é uma óptima forma de começar. Na próxima semana vou desenvolver o tema "Como Funciona o Inbound Marketing para Empresas de Distribuiçãopara lhe dar uma visão geral de como o marketing inbound pode ajudar a melhorar as vendas na sua empresa de distribuição - mesmo que o seu objectivo seja a internacionalização da PME - bem como o que precisa de fazer para saber como meter mãos à obra.

Se tem urgência em mudar as suas estratégias de vendas, descarregue o ebook a seguir e peça o contacto de um consultor que o ajude a interpretar o que fazer no seu negócio. 

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