2 Ferramentas para uma Venda Internacional Como um Profissional (Melhor: são gratuitas)

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 04-10-2016 10:46

O custo da venda internacional tem disparado nos últimos anos por vários motivos. Porque os clientes não querem reuniões, levam eternidades a tomar decisões, tem o péssimo hábito de na hora da verdade comprar a um concorrente seu, e por aí fora.

Acresce a isso que, quem está no mercado internacional ou em processo de internacionalização, os custos da venda vão disparar com as feiras de negócios, hotéis, viagens de avião, etc. para ter as necessárias reuniões e demonstrações comerciais por esse mundo fora.Reuniões e demonstrações online grátis

Reuniões Comerciais Online: Poupa Tempo e Dinheiro

Principalmente se vende tecnologia, seja uma máquina, um software ou um qualquer produto tecnológico, várias vezes no processo vai ter de se juntar com o potencial cliente (por vezes com outros elementos de ambas as equipas) para lhe mostrar algo e lhe transmitir a confiança que ele precisa para dar o próximo passo. 

Ter reuniões online para demonstrações, ou simplesmente tirar dúvidas ou ajudar a resolver problemas é uma obrigação para quem quer reduzir custos e melhorar a eficácia das vendas internacionalmente.

Vejamos duas integrações com o HubSpot CRM que, para quem vende tecnologia não tem preço, mas na realidade são gratuitas.

1. Join.me 

Esta é a minha integração preferida porque é feita directamente no calendário. De facto pode ignorar esta integração até ao momento de ter a reunião.

Vejamos como marco uma reunião com o Pedro Silva e terceiros. Na ficha de contacto do Pedro, crio uma nova reunião no calendário com os convidados e logo que o evento vai para o Timeline posso criar a reunião join.me

Criar_Join.me.pngSe tiver o login feito no join.me, em vez do botão Create join.me aparece o Start join.me, e isto para qualquer reunião que esteja no Timeline.

Reunies_com_Joinme.png

Depois de começar a reunião join.me pode enviar o convite aos participantes

convite_joinme.png

2. UberConference 

Neste caso a integração tem uma abordagem. Aparece do lado esquerdo na ficha de contacto do CRM uma janela de integração com o UberConference onde insere todos os dados. Não integra com o calendário, mas envia de imediato o convite aos participantes. O agendamento tem de ser feito manualmente.

Reunio_Online_Uberconference.png

Dica:

Baixe o custo da venda internacional

Quanto está a gastar para ter uma reunião? Fazer um demonstração? Ajudar numa avaliação gratuita? Conciliar agendas?

Ao trabalhar com empresas que exportam tecnologia, descobri que a maioria das empresas não faz contas ao custo da venda. Elas sabem se são, ou não são rentáveis ao fim de cada mês, mas não olham para o Custo de Aquisição de Clientes.

Mas, uma vez que tudo isto não passa de uma estratégia avançada de marketing, deixo aqui um apelo, "Olhe para os seus custos de aquisição de clientes!", e um desafio para perceber os seus custos de aquisição.

Diga-me o que acha destas funcionalidades, eu gostava de saber a sua opinião e caso concreto.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: HubSpot, Vendas e CRM