Quais são as componentes de uma boa campanha de marketing? Esta é a grande questão, aquela do milhão de dólares, a que pode abrir as portas a fabulosas oportunidades de negócio.
Não é segredo para ninguém que vivemos numa era com excesso de informação. E, com cada vez mais e mais pessoas a descobrirem a nova web, o problema só tem tendência a piorar.
O Marketing na Era da Informação é Digital
Devido à explosão de informação, o consumidor moderno já não lê - faz scan. As campanhas de marketing e noticias que antes davam que falar durante dias, agora duram algumas horas, simplesmente porque precisamos de dar atenção às novas noticias. É mais que evidente que cada dia que passa se torna mais difícil conciliar todas as fontes de notícias, e mantermo-nos em cima do acontecimento.
O que nos leva para a lei da informação de Herbert Simon: "o rápido crescimento da informação causa escassez de atencão".
Vendas e Marketing - Parceiros, Não Adversários
SMarketing é, juntar as Vendas e o Marketing para trabalharem como parceiros. Em vez de agirem como adversários num jogo de ténis, agirem como membros de uma equipa de basquetebol. Para pôr o SMarketing a funcionar, as duas funções precisam de trabalhar de mãos dadas.
O Marketing e as Vendas devem trabalhar no sentido de serem
- Empáticos - começar a partir do ponto de vista do comprador
- Solucionadores de problemas - fazer as perguntas certas para diagnosticar o problema e, em seguida, lançar o que está a vender como solução
- Comunicadores - clareza da mensagem, inspira e motiva a acção
- Transmissores de Confiança - cumprir o que prometem
- Merecedores do café - os clientes querem partilhar o tempo consigo
- Incansavelmente energéticos - evangelizar de forma incansável
Marketing Eficaz é o Que Gera Vendas
A forma de comprar está a mudar. A nova infosfera das redes sociais, a assimetria de informação e a informação distribuída significa que os compradores têm acesso a mais dados que nunca, e que agora são muito menos dependentes das tradicionais informações de vendas.
No entanto, apesar da riqueza de informação, os compradores de hoje tem muitas vezes uma visão pobre - eles não sabem o que fazer com todas essas informações disponíveis.
As novas oportunidades de vendas só aparecem se ajudar os compradores a analisar as informações disponíveis, transformando-as em conhecimento para a tomada de decisões de compra mais inteligentes.
Para uma campanha de SMarketing Eficaz deve saber como:
- Se Adaptar ao Novo Dia-a-Dia do Comprador
- Usar Conteúdo Online como íman Digital
- Desenvolver novas capacidades de escuta: Pegada digital
- Preparar marketing para o futuro com Economia Comportamental
- Aprender uma nova forma de vender: Social Selling
- Fundir Vendas e Marketing
Uma sugestão. Se tiver a tentação de fazer todas as coisas aqui sugeridas de uma só vez, pare. Olhe para a mudança como um puzzle com várias pequenas peças que vai encaixar ao longo de alguns meses, e não de alguns dias.
Vai ver que os resultados aparecem e se vai sentir de novo no controlo do seu negócio.