Como Tornar Eficazes as Campanhas de Marketing na Economia da Atenção

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 16-05-2013 16:08

Quais são as componentes de uma boa campanha de marketing? Esta é a grande questão, aquela do milhão de dólares, a que pode abrir as portas a fabulosas oportunidades de negócio.

Não é segredo para ninguém que vivemos numa era com excesso de informação. E, com cada vez mais e mais pessoas a descobrirem a nova web, o problema só tem tendência a piorar.

SMarketing Portugal

 

O Marketing na Era da Informação é Digital

Devido à explosão de informação, o consumidor moderno já não lê - faz scan. As campanhas de marketing e noticias que antes davam que falar durante dias, agora duram algumas horas, simplesmente porque precisamos de dar atenção às novas noticias. É mais que evidente que cada dia que passa se torna mais difícil conciliar todas as fontes de notícias, e mantermo-nos em cima do acontecimento.

O que nos leva para a lei da informação de Herbert Simon: "o rápido crescimento da informação causa escassez de atencão". 

Vendas e Marketing - Parceiros, Não Adversários

SMarketing é, juntar as Vendas e o Marketing para trabalharem como parceiros. Em vez de agirem como adversários num jogo de ténis, agirem como membros de uma equipa de basquetebol. Para pôr o SMarketing a funcionar, as duas funções precisam de trabalhar de mãos dadas.

O Marketing e as Vendas devem trabalhar no sentido de serem

  1. Empáticos - começar a partir do ponto de vista do comprador
  2. Solucionadores de problemas - fazer as perguntas certas para diagnosticar o problema e, em seguida, lançar o que está a vender como solução
  3. Comunicadores - clareza da mensagem, inspira e motiva a acção
  4. Transmissores de Confiança - cumprir o que prometem
  5. Merecedores do café - os clientes querem partilhar o tempo consigo
  6. Incansavelmente energéticos - evangelizar de forma incansável

Marketing Eficaz é o Que Gera Vendas

A forma de comprar está a mudar. A nova infosfera das redes sociais, a assimetria de informação e a informação distribuída significa que os compradores têm acesso a mais dados que nunca, e que agora são muito menos dependentes das tradicionais informações de vendas.

No entanto, apesar da riqueza de informação, os compradores de hoje tem muitas vezes uma visão pobre - eles não sabem o que fazer com todas essas informações disponíveis. 

As novas oportunidades de vendas só aparecem se ajudar os compradores a analisar as informações disponíveis, transformando-as em conhecimento para a tomada de decisões de compra mais inteligentes.

Para uma campanha de SMarketing Eficaz deve saber como:

  1. Se Adaptar ao Novo Dia-a-Dia do Comprador
  2. Usar Conteúdo Online como íman Digital
  3. Desenvolver novas capacidades de escuta: Pegada digital
  4. Preparar marketing para o futuro com Economia Comportamental
  5. Aprender uma nova forma de vender: Social Selling 
  6. Fundir Vendas e Marketing

Uma sugestão. Se tiver a tentação de fazer todas as coisas aqui sugeridas de uma só vez, pare. Olhe para a mudança como um puzzle com várias pequenas peças que vai encaixar ao longo de alguns meses, e não de alguns dias. 

Vai ver que os resultados aparecem e se vai sentir de novo no controlo do seu negócio.

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Campanhas de Marketing