Falei num artigo anterior sobre a escolha das keywords para o website, hoje vamos ver como pode melhorar a probabilidade do seu website ganhar ranking nessas keywords. Essa é uma táctica que se designa por Search Engine Optimization (SEO), ou optimização para motores de pesquisa.
![seo marketing](https://www.nho.pt/hs-fs/hub/101362/file-323652220-png/images/seo-marketing.png)
Se quer ser encontrado, tem de pensar em fazer alguma coisa para aparecer na primeira página ou nos primeiros – poucos - resultados do motor de pesquisa para as suas palavras-chave.
Segundo sugestão da própria Google, deve desenhar o seu website para os seus visitantes, e não para os motores de pesquisa. Este é um principio que deve manter sempre presente, por isso, se quer optimizar o seu website, vale a pena saber um pouco mais sobre SEO.
O Que Deve Saber Sobre SEO
O SEO pode ser dividido em duas categorias: on-page SEO e off-page SEO.
On-page SEO
É a qualidade com que o conteúdo do website é apresentado aos motores de pesquisa. Normalmente este pode ser melhorado de imediato.
Off-page SEO
É a “autoridade” geral do website na web, que é determinado pelo que os outros websites dizem sobre o seu. Isto já leva mais algum tempo a melhorar.
Mesmo assim, apesar de o on-page SEO representar só cerca de 25% de como os motores de pesquisa pontuam o ranking do seu website, uma vez que pode ser melhorado rápidamente, vale a pena ser o primeiro a abordar.
Teste o SEO do Seu Website Com o Marketing Grader
Para descobrir se o seu website está bem optimizado, corra a ferramenta de SEO grátis da HubSpot, Marketing Grader. Esta ferramenta analisa o website e dá-lhe uma pontuação geral entre 0 e 100. Quanto maior a pontuação, mais eficaz é o SEO. Esta pontuação é baseada numa escala percentual, o que quer dizer que se a sua pontuação for de 54, o seu website se classificou melhor que 54% dos milhões de websites que o Website Grader analisou. Para a optimização on-page, a fatia mais relevante do Search Engine Optimization volte a este blog na próxima semana.
Não fique desencorajado se a pontuação for baixa. Se for esse o caso, com um pouco de trabalho no SEO on-page do seu website, provavelmente pode ter uma nova oportunidadda.
Se quer por pés ao caminho de imediato, peça ajuda aqui!