O email é uma auto estrada para comunicar com os seus clientes por muitos motivos distintos - pelo conteúdo para os "alimentar", os e-mails de informação transacional e, claro, os e-mails promocionais para gerar a compra.
Então como é que o e-mail influência o objectivo final - a compra? Especialmente aquelas compras off-line tão difíceis de seguir?
Os números são bem interessantes de acordo com um estudo da Marketingsherpa. Sendo os números referentes aos Estados Unidos, não deixa de ser relevante a sua analise.
A pergunta foi: Em que locais já fez compras, que tenham sido influenciadas pelo e-mail de uma empresa?

O resultado é interessante.
7 em Cada 10 Clientes Fizeram Compras Influenciadas pelo E-mail Marketing
Afinal o e-mail afecta as compras? Para 69% a resposta é sim.
O estudo indica que o email é ainda mais eficaz para o sexo masculino 35 a 44 anos de idade - 82% deste grupo fez compras influenciadas pelos e-mails de uma empresa.
É aqui que ganha contornos realmente interessantes. Só um em cada cinco (20%) fizeram compras exclusivamente online.
Vejamos então as outras 4 formas de compra influenciadas pelo e-mail.
Pessoas Influenciadas Pelo e-mail Marketing Não Compram Só Online
É natural que já seja capaz de rastrear as compras on-line, mas pode estar a ignorar uma grande percentagem do impacto do seu email marketing nas vendas. Os sites de vendas de viagens e turismo são particularmente bem sucedidos neste aproveitamento.
Os números a seguir não são só sobre onde as pessoas compram genericamente, mas onde realizaram compras influenciadas especificamente pelo email de uma qualquer empresa:
- 22% das compras são feitas principalmente on-line, mas ocasionalmente, numa loja ou por telefone
- 12% das compras são feitas igualmente on-line, numa loja ou por telefone
- 8% fizeram compras, principalmente, numa loja ou por telefone, mas ocasionalmente on-line
- 6% fizeram compras só na loja ou por telefone
- 1% responderam "outro"
Dica: Evite os emails em massa indiferenciados e a compra de bases de dados de email. Aposte na construção de uma base de dados de emails, de pessoas que sabem quem você é, e aposte na automação do marketing personalizado por email.
O email marketing nunca foi tão necessário para ajudar as leads a avançar pelo fúnil de compra. Definitivamente ele Influencia Compras Online e Offline.
