Como Usar Marketing Automation - Fluxos de Marketing

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 22-11-2012 16:42

inbound-smallOK, você começou por desenhar uma oferta de marketing fantástica e colocou-a no seu website. Mas antes de começar a direccionar o tráfego para ela, precisa de pensar em como vai alimentar essas novas leads que vai criar.

Como é que vai continuar a informar e educar o seu publico alvo sobre a empresa, produto ou serviço? Vai precisar de usar workflows de marketing ou fluxos de marketing.

O que São Fluxos de Marketing?

Os fluxos de marketing também são conhecidos como lead nurturing, automação de marketing / marketing automation, drip marketing, auto-responders ou seja qual for o nome que lhe queira chamar. É basicamente uma série automática de e-mails ou outras comunicações que pré-qualificam as leads ainda numa fase inicial do processo de compra, antes de as entregar às vendas.

O objectivo é fazer com que os seus novos leads fiquem mais preparados para as vendas.A utilização dos fluxos de marketing e a alimentação das leads, permite desde logo que as vendas economizem tempo, pois está a educar e a qualificar as leads ao longo do tempo. Este é apenas um dos motivos pelos quais deve começar a usar os fluxos de marketing. Vejamos mais alguns dos outros benefícios.

Acertar no momento certo

São vários os estudos que mostram que as taxas de resposta aos e-mails diminuem ao longo da idade da lead. Como referido pelo social media scientist da HubSpot Dan Zarrella, há uma correlação positiva entre o recência do assinante e a taxa de cliques, uma das principais métricas de envolvimento.

Depois de criados os fluxos de marketing, os e-mails são enviados automaticamente às novas leads que vão entrando de acordo com a agenda definida. Basicamente, pode lançar as campanhas e esquecê-las, enquanto os e-mails vão fazendo o trabalho para si, ajudando a qualificar as leads e a empurrá-las para a fase seguinte do funil de vendas mais rápidamente.

Direccionamento

Os estudos mostram que as comunicações por e-mail tem muito melhor desempenho quando direccionados e segmentados, comparativamente com os habituais e-mails em massa.

Os fluxos de marketing permitem associar uma série de e-mails a uma actividade ou evento específico de conversão.

Segmentação

Os seus contactos não são todos iguais. Se quer tornar o marketing efectivo, dirigido, vai precisar de partir a sua base de dados de contactos em grupos menores ou segmentos.

A criação de segmentos mais pequenos permite agrupar os contactos de acordo com os seus interesses, sectores, regiões, etc, e, a seguir, criar experiências e mensagens específicas para cada segmento. Isto vai aumentar o envolvimento, e ajudar a mover os contactos ao longo do funil. Pode por exemplo, segmentar automaticamente as suas leads com base em quaisquer critérios como:

Propriedade do Contacto: A propriedade do contacto tem por base o nome da empresa, estado, dimensão da indústria, classificação da lead ou fase do ciclo de vida, etc

Submissão de Formulário: Segmento com base no download de um ebook, registo num webinar, pedido de demonstração, etc

Uma Lista Existente: Segmento com base na presença numa lista de marketing já existente.Depois de ter criado os seus segmentos, vai precisar de descobrir como os pode ajudar a avançar através do seu processo de vendas e marketing, de uma forma que satisfaça as necessidades desses segmentos.

Criar campanhas de alimentação que vão interagir com cada segmento e assegurar que as suas listas de leads estão actualizadas em tempo real, para incluir novas leads que precisem de ser alimentadas.

Como é que o Software ajuda o Marketing?

O Hubspot permite a criação de fluxos de trabalho que podem ser accionados quando um dos seus contactos se torna parte de um segmento. Designa-se isso como lista inteligente. Por exemplo, se alguém descarrega um ebook, diz que a empresa tem entre 50-200 trabalhadores, e que está na indústria transformadora, pode coloca-lo numa campanha de acompanhamento desenhada especificamente para eles.

Se outra empresa faz o download do mesmo ebook, mas diz que a empresa tem entre 1-10 trabalhadores e que está na indústria do software, pode enviar-lhes uma campanha de acompanhamento diferente que vai ser mais relevante para o negócio dessa empresa.

Exemplos de Workflows - fluxos de marketing

É você que decide qual o aspecto dos fluxos, eles podem ser simples ou complicados, é você (ou as necessidades do seu negócio) que decide. Vejamos alguns exemplos de possíveis fluxos de trabalho que o podem ajudar na classificação das leads e a manter os prospects em movimento ao longo do funil de vendas: workflow gerar lead scoring

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Desenhar o Seu Fluxo de Marketing

Procura uma forma de tornar o seu marketing mais eficaz e implementar fluxos que maximizem as taxas de conversão em todas as fases do processo de compra dos seus clientes? Contacte a Nível Horizontal e veja como podemos ajudar. 

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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