Exportação e Internacionalização

Importância do Blog no Processo de Internacionalização

Perceba a importância do blog no processo de internacionalização e como ele pode ajudar as empresas a usar o marketing digital como complemento às feiras


blogging.png

Ao utilizar o marketing digital no processo de internacionalização de um negócio, não há nada mais poderoso do que a criação de conteúdo original relevante, diretamente direcionado aos novos mercados e personagens de comprador

No marketing inbound internacional, aplicam-se as mesmas ideias, desde que centradas no fornecimento de conteúdo específico para as necessidades e desejos dos seus clientes ideais. Assim, como qualquer outra forma/formato/canal de marketing de conteúdo, os blogs corporativos são sobre as personagens e públicos-alvo e, acima de tudo, sobre como 'resolver' os problemas que eles têm. Esta é a essência dos blogs e do storytelling (contar histórias).

De acordo com o European Buyersphere Survey 2014, os potenciais compradores B2B procuram, predominantemente, informações nos motores de busca para descobrir conteúdo. A busca de informações faz parte do caminho do comprador e os compradores consultam várias fontes de conteúdo. Por isso, no marketing inbound internacional B2B, o principal objetivo do blog é a geração de leads nos mercados-alvo, fornecendo o conteúdo certo no momento certo.

Gráfico Utilização de Marketing de Conteúdo B2B

De acordo com o Content Marketing Institute, o blog é a terceira atividade mais comum de marketing de conteúdo B2B, apenas ultrapassado pelos meios de comunicação social e artigos. Ainda que o seu uso pelas empresas esteja a aumentar, muitas das PME que querem ir para o mercado global ainda não têm um blog corporativo.

Crie conteúdo de blog para atrair compradores internacionais

As empresas B2B que utilizam blogging são capazes de melhorar a consciencialização, credibilidade, bem como os rankings nos motores de pesquisa e o número de leads – tudo o que envolve ligar os esforços de marketing em volta dos seus objectivos de negócio. No momento de criar um conteúdo de blog, deve ter em conta quem são os seus compradores. Eles são Compradores Sociais B2B (conectados, experientes nos social media, um pouco comparáveis ao "consumidor conectado') ou têm o perfil do comprador tradicional B2B? São questões sensíveis quando se discute a importância do blog no processo de internacionalização.

Conteúdo interessante atrai mais visitantes para o website. Pense nos acontecimentos importantes, produtos, notícias que tem ou a que está ligado, que gostaria de partilhar com o mundo.

DICA - Em vez de monitorizar apenas os acessos a um artigo, centre-se também no tempo de permanência na página.

Optimização de posts de blog para os motores de pesquisa

Lembre-se: 'O Google Adora  Blogs!'. O Blogging atrai tráfego para o seu website. Cada vez que escrever no blog, está a dar ao Google e outros motores de pesquisa (Yahoo, Bing, etc.) mais palavras-chave que aumentam a oportunidade para o seu blog ter uma classificação mais elevada nos resultados dos motores de busca. Como todos sabemos, ninguém lê a 2ª página do Google. As pessoas pesquisam online a informação que é relevante para elaOrange Optimization Button on Computer Keyboard. Business Concept.s, e os blogs oferecem exatamente essa informação.

Escolher as keywords certas para as suas mensagens é um meio eficiente, com bom nível de custo-benefício, de optimizar os posts. Para escolher as melhores keywords, precisa de fazer um pouco de pesquisa, tentar várias keywords e monitorizar o tráfego que essas keywords trazem ao seu blog.

DICA - Idealmente, pode querer tomar uma decisão mais informada na sua seleção de keywords. Experimente o Keyword Planner que fornece ideias de keywords e estimativas de tráfego para ajudar a construir uma campanha online.

Promova os seus posts

Comece a planear e seleccionar as diferentes formas que utilizará para promover conteúdo valioso, por forma a poder atingir aqueles públicos específicos de forma orgânica, ou, quando muito, com uma pequena ajuda de publicidade paga.

Existem duas grandes categorias de promoção de conteúdo:

  1. grátis, mas ainda assim demorado
  2. pago e mais ou menos imediato

A primeira categoria inclui otimizar o blog para os motores de busca, partilhar conteúdos nas redes sociais, levar convidados a fazer posts em blogs e participar em comunidades de nicho e/ou fóruns de discussão. Todas estas formas exigem da sua parte tempo e recursos.

A segunda categoria inclui formas de gerar mais visitantes através de canais pagos, tais como a compra de espaço publicitário ou a utilização de Google Adwords. Mas, a menos que tenha feito pelo menos um trabalho razoável na primeira categoria, eventualmente, vai acabar por perder o seu dinheiro.

DICA - Ao usar o Google Adwords, pode anunciar local ou globalmente e ser visto pelos potenciais clientes quando procuram no Google os produtos/serviços como os que está a oferecer. Só paga quando esses clientes clicam para visitar o seu website (Pay-per-click).

Blogging feito por líderes locais convidados 

Encontrar pessoas influentes que possam fornecer insights mantém o seu conteúdo interessante e relevante para os seus públicos-alvo. Construir relações de qualidade com os influenciadores-chave na indústria é um dos componentes mais importantes para o inbound marketing. Essas pessoas influentes têm relevância e autoridade significativa e suficiente na sua indústria e nos seus mercados-alvo, já estabeleceram a confiança e têm centenas ou milhares de seguidores nos social media. Um post, comentário ou endosso que façam para o seu website, vai trazer os seguidores deles para o website e conteúdos do seu negócio. Desta forma, aumenta a consciencialização / notoriedade da sua marca, produto ou serviço, e tem uma pool de potenciais clientes com uma atitude positiva em relação à sua marca.

DICA - Utilize o BuzzSumo, uma ferramenta que lhe oferece insights sobre os tópicos relacionados com o seu negócio e lhe refere os que recebem mais atenção. Além disso, encontrará uma série de influenciadores que pode endereçar.

Quando se está a focar nos mercados internacionais (especialmente vindo de um país pequeno) será confrontado com concorrência, local e internacional, pela disputa de mercados maiores e bem estabelecidos. Nesse momento, uma oportunidade de ouro para o seu conteúdo e esforços de marketing inbound passa por identificar o potencial e prestar atenção aos blogs mais influentes do seu nicho ou indústria. Deverá encontrar formas de apresentar o seu próprio conteúdo na forma de um blog ou recrutar bloggers convidados para o seu website.

DICA - Lembre-se de mostrar respeito e educação ao entrar em contacto com bloggers. Esteja familiarizado com o seu trabalho e conteúdo e certifique-se que oferece valor à sua colaboração com eles.

Além de bloggers e influenciadores digitais, não se esqueça dos jornalistas e repórteres tradicionais. Eles estão sempre à procura de especialistas em determinada indústria que lhes forneçam histórias interessantes para as suas publicações. Estamos no contexto do relacionamento media one-to-one que lhe pode permitir ganhar publicidade para o seu negócio, sem qualquer custo.

Para saber mais sobre a importância do blog no processo de internacionalização, descarregue o ebook "Guia de marketing digital para internacionalização".

New Call-to-action

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.