12 Motivos para Internacionalizar uma PME com Marketing Digital?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 22-03-2016 11:18

Sim, internacionalizar uma PME com marketing digital é mais fácil que nunca, e o mercado global e digitalizado pode bem ser a oportunidade de negócio de uma vida para qualquer empresa Portuguesa. Acabaram os dias dos orçamentos de marketing chorudos para fazer feiras e publicidade pelo mundo fora.

Mundo_nas_suas_mos.jpgNão porque essas feiras de negócios tenham acabado ou porque as televisões e agências publicitárias não queiram vender, mas simplesmente porque já não funciona. O comportamento de compra mudou e o digital passou a perna ao tradicional.

Porquê Internacionalizar a PME com Marketing Digital

As forças que levam qualquer PME a iniciar ou explorar as actividades de exportação são a necessidade dessa empresa utilizar e desenvolver os seus recursos, com o objectivo de sustentar os objectivos. Consequentemente, as motivações estão fortemente ligadas não só aos objectivos básicos da empresa, mas também à estratégia empregue no marketing internacional.

Ou seja, há alguns motivos fundamentais para uma empresa se expandir para o mercado internacional:

  • chegar a mais clientes,
  • aumentar as vendas
  • e maximizar o lucro.

Ou seja, Crescer! 

Qual o empresário que não pensa em crescer, que não sonha com a expansão, com a internacionalização, com ganhar clientes para o seu negócio em todo o mundo, com o exportar à brava? 

A seguir estão 12 motivos que o podem levar a querer exportar e procurar resultados do marketing digital. Se marcar muitos deles para o seu negócio, então, a internacionalização pode ser o seu próximo passo.

Veja quais destes motivos para a internacionalização se aplicam à sua empresa (Albaum et al., 1994)?

Internacionalização: Motivos pró-activos 

  1. Objectivos de lucro e crescimento
  2. Forte impeto de gestão
  3. Competência tecnológica / produto único
  4. Oportunidades em mercados Estrangeiros / informação de mercado
  5. Economias de escala
  6. Benefícios fiscais

Internacionalização: Motivos reactivos

  1. Pressões competitivas
  2. Mercado doméstico pequeno e saturado
  3. Excesso de produção / capacidade
  4. Encomendas internacionais não solicitadas
  5. Alargar as vendas de produtos sazonais
  6. Proximidade com clientes internacionais / distância psicológica

Quanto mais respostas positivas tiver, mais motivação tem para ter sucesso na área do marketing global e do inbound marketing internacional.

PME que Nascem Globais

Pode acontecer que o seu negócio já tenha nascido como global.

Uma empresa nascida para o mercado global é uma empresa que nasceu, e logo desde o início se globalizou rapidamente, sem seguir o processo convencional do mercado doméstico para o mercado internacional.

DICA: Actualmente, graças à Internet, as PME vivem num mundo onde as possibilidades de negócio são infinitas. Isto porque a World Wide Web é uma plataforma de vendas global, e os produtos e serviços que está a vender tem um potencial de serem conhecidos além fronteiras com uma facilidade e custo nunca antes vistos.

Especialmente se os seus produtos ou serviços resolvem problemas globais e se são escaláveis, então podem ser distribuídos globalmente, e se são digitais melhor ainda. Mas tem de olhar para o marketing como a melhor forma de vender globalmente. Não qualquer marketing, o marketing inbound para exportação.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Exportação e Internacionalização