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5 Formas de Inbound Marketing para Empresas de Software

Publicado por: Fernando Coimbra Lopes

Data Artigo 12-07-2017 14:03

Venda Inbound e Outbound.jpgAs estratégias "one-size-fits-all" não fucionam para tudo. A exclusividade do sector vertical em que as empresas actuam determina como funcionam as melhores estratégias, tácticas e metodologias de marketing.

Perceber o marketing inbound é uma parte fundamental deste quebra-cabeça. Olhe para ele como uma estratégia abrangente, usada para atrair clientes para os seus produtos e serviços com redes sociais e optimização para motores de pesquisa (SEO), usando o marketing de conteúdo para os envolver com esses produtos e serviços, e onde o marketing automation dá o toque final ao levá-los até à venda.

Hoje vou desenvolver cinco considerações que as empresas que vendem produtos tecnológicos e software, devem melhorar para tirar partido da estratégia de Inbound marketing.

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1. Seja Uma Autoridade

A melhor forma de posicionar a sua marca para o sucesso, é passar a imagem de uma equipa inovadora que de alguma forma lidera o sector onde actua. Uma forma fácil de fazer isso, é disponibilizar no blog conteúdos e artigos originais e inovadores que suportem a estratégia de marketing inbound, ou seja com marketing de conteúdo.

O conteúdo criado pode incluir artigos e entrevistas com especialistas e influênciadores do sector. Se criar o hábito no seu publico alvo de aceder a conhecimentos, seus ou de terceiros, através de si, eles não os vão buscar à concorrência.

Incentive os colaboradores da sua empresa de software a participar em webinars, conferências e entrevistas e aproveite essas oportunidades para se posicionar como uma autoridade no sector onde actua.

2. Seja Inteligente na Distribuição

Bill Gates escreveu em 1996 "O Conteúdo é rei", onde diz: "É no conteúdo que espero que grande parte do dinheiro seja feito na Internet, tal como aconteceu na transmissão".

Se afirmar que esta previsão está de acordo com o sucesso do marketing inbound, a distribuição reina no reino do conteúdo. O conteúdo sem leitores, envolvimento e acção não passa de um simples desperdício de recursos.

Criar a estratégia de distribuição certa pelos canais certos, coloca-o com a oferta dos seus produtos tecnológicos na frente do público-alvo, em locais onde eles já passam algum tempo e ao lado de recursos em que já confiam.

3. Dê Vida ao Conteúdo "Chato"

Há ofertas de produtos tecnológicos muito standard, com pouco "sumo" ou aborrecidas, que causam muitos problemas ao marketing. Como melhorar o tempo de permanência na página? e o número de páginas vistas? e o envolvimento com o website e o produto tecnológico?

É aqui que a entrega da informação é mais importante que nunca, com tácticas de entrega de conteúdo como vídeo, animação, infográficos, fluxogramas, guias de "como fazer" e demonstrações para enviar mensagens que envolvam e mudem a percepção do cliente ideal. 

4. Segmente e Automatize

As decisões sobre tecnologias e software são muitas vezes feitas por executivos atarefados. Esses gestores delegam frequentemente as pesquisas sobre as diversas opções tecnológicas noutros membros da organização. É importante enviar e-mails a esses decisores, mas apenas com conteúdo realmente valioso para eles, que os ajude realmente a superar os maiores desafios profissionais.

Quer isto dizer que, as empresas de software devem ter cuidados adicionais para segmentar estrategicamente as listas e automatizar os esforços de Marketing por atributos, incluindo problemas, indústria, necessidades específicas do produto, fase do ciclo de vida, fluxos de decisão, ou interesses no produto.

Enviar em qualquer campanha de marketing Inbound uma mensagem que não esteja alinhada com a necessidade do prospect, e, especialmente, quando se trabalha com gestores e executivos com a inbox pejada de e-mails que não podem deixar de tratar, a relevância e personalização são de importância fulcral.

É por isso que deve usar ferramentas de marketing automation mais ou menos sofisticadas, como HubSpot, Pardot ou Marketo, para executar estratégias de marketing por e-mail com esse nível de detalhe.

5. Seja Activo em Redes Sociais Não Tradicionais

Quando pensa em redes sociais vem-lhe à cabeça o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. Acontece que essas podem não ser as plataformas ideais para empresas de software e produtos tecnológicos. O envolvimento das redes sociais e as oportunidades de interacção social que beneficiam as empresas de software, provavelmente não acontecem no Instagram.

Procure canais sociais não convencionais como o Quora, Reddit, TechDiscussion, CNet Forums, Spiceworks Community outros fóruns de tecnologia. Quando conseguir utilizar o conteúdo e a experiência para ajudar o publico alvo a ultrapassar os desafios e conseguir algum alivio aos problemas do sector, está a fazer Marketing inbound.

Claro que, o inbound marketing para empresas de software, como em todas e estratégias de marketing, é essencial uma análise de dados consistente com KPIs claros, optimização e testes para medir o sucesso.

Especialmente nas indústrias de tecnologia, manter-se actualizado e ajustar a estratégia competitiva, levam a um maior ROI no investimento de marketing. Considere estas recomendações para diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC), encurtar o tradicionalmente longo ciclo de vendas de software B2B e educar o comprador experiente ao longo do caminho para encontrar o parceiro ideal com o mínimo de atrito possível.

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Autor: Fernando Coimbra Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Tópicos: Marketing Tecnológico

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