Um dos maiores benefícios dos blogs é que eles ajudam o negócio a atrair para o website tráfego e inbound links de qualidade. A melhor forma de atrair esses links é criar conteúdo que os visitantes achem útil e interessante. É assim que vamos conseguir mais visitantes ao website.
Acontece que um dos aspectos mais difíceis da operacionalização dos blogs é conseguir chegar todos os dias, ou quase, a novas ideias para elaborar novos posts. Mais posts significa mais páginas indexadas pelos motores de pesquisa, o que quer dizer que vai ter mais oportunidades para ser encontrado.
Esta lista apresenta 19 estratégias diferentes para escrever artigos de blog relevantes e atraentes. Aqui estão elas, mãos à obra:
- Pergunte a toda e qualquer pessoa que faça atendimento ao cliente, quais as perguntas que ouvem mais frequentemente por parte de leads e prospects e escreva um artigo no blog que responda a cada uma delas.
- Crie um pequeno inquérito para ser enviado aos clientes. Depois use as respostas como tópicos para diferentes artigos do blog.
- Encontre e leia outros blogs relacionados com o seu sector e escreva no blog revisões ao conteúdo desses blogs. Depois, deixe um comentário nesse artigo com link para o seu post.
- Acompanhe as tendências do seu sector nos sites de social media, e use os tópicos e tendências como ideias para posts.
- Escreva sobre notícias e desenvolvimentos recentes no seu sector.
- Escreva um artigo que responda a uma pergunta feita no LinkedIn. Certifique-se de faz um comentário com link para o seu artigo no grupo ou discussão LinkedIn.
- Encontre um cliente, parceiro ou empregado que escreva um post como convidado.
- Crie listas numeradas de melhores ideias, tendências, ou opiniões relacionados com a sua indústria.
- Publique uma lista de links educativos relacionados com a sua indústria e negócios.
- Eduque e ensine as pessoas a fazer algo relacionado com a sua indústria. Por exemplo, crie um guia ou lista de "como fazer".
- Partilhe uma experiência que tenha tido recentemente. Ela pode ser de uma feira, evento ou experiência como cliente.
- Escreva no seu blog um comunicado de imprensa e crie links para artigos relacionados no blog.
- Vá à sua caixa de entrada do e-mail e use as perguntas que lhe foram feitas para artigos do blog.
- Encontre no YouTube um vídeo relacionado com a sua indústria e escreva um comentário sobre o vídeo. Incorpore o vídeo no seu artigo de blog usando o código para incorporar vídeos do YouTube.
- Use um incentivo para que os colaboradores da empresa comecem a blogar. Ofereça um vale presente, restaurante, café, ou o reconhecimento dos outros.
- Leia e responda aos comentários do seu blog e use-os para escrever artigos futuros.
- Pegue na página de FAQs e transforme cada uma das FAQs num artigo de blog distinto.
- Coloque uma pergunta no Facebook e no Twitter e com a revisão das respostas escreva um artigo no blog
- Apresente uma história de sucesso de um cliente e peça para ele fazer um post de blog como convidado, ou usar uma citação dele num post escrito por si.
Claro que quanto ao blog em si, vai querer medir o número de subscritores bem como o número de links inbound que gera, além claro, do contributo que ele deu para os objectivos de visitas, leads e vendas.
Veja o filme a seguir, está com o audio em Espanhol mas vale a pena.
Se ainda tem dúvidas sobre a utilidade do blog, subscreva por email e mantenha-se informado(a).