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8 Dicas para que o Redesenho do seu Site não seja um Desastre

Publicado por: Pedro Silva

Data Artigo 04-08-2016 12:00

Redesign Sites

Decidiu que é hora de mudar. O seu velho site já não acompanha tendências, já não estimula o utilizador, não converte e não aparece. São boas razões para mudar, e mudar é sempre bom certo? Tendo acompanhado já mais de 100 migrações e redesigns, posso confidenciar que na maior parte dos casos... é um desastre à espera de acontecer. Se não pensar e planear todos os passos, pode perder tráfego, utilizadores e negócio, de forma muito rápida. Se o fizer correctamente, está já a ganhar vantagem sobre boa parte da sua concorrência.

Faça uma Auditoria pré Redesign

Talvez a dica mais importante de todas. Mude pelas razões certas, e mude com algum grau de certezas sobre o que estava bem e o que estava mal. Ao fazê-lo irá evitar que o seu site piore em tráfego e qualidade de visitantes, e terá uma oportunidade de testar as melhorias. Como sabe se melhorou se não sabe o que corria mal? Faça uma auditoria que identifique alguns pontos essenciais:

  • Quais as páginas que geravam mais visitas via motores de busca?
  • Que páginas existem ao certo, quantas estão indexadas e quais os Page Titles e Meta Descriptions de cada uma.
  • Que tipo de visitas geravam mais leads? Via Google, redes sociais, tráfego directo?
  • Que palavras-chave eram mais importantes e geravam mais visitas?
  • Que páginas tinham maior taxa de abandono ou rejeição?
  • Que páginas tinham maior eficácia na geração de leads?
  • Qual a percentagem de tráfego orgânico no total de visitas?
  • Que pontos negativos identificava no seu website, na sua perspectiva pessoal ou através de feedback de clientes.
  • Que resultados obtinha o seu website no teste da Google PageSpeed Insights? A nível de velocidade e usabilidade.

Auditoria Site

Estes dados vão também permitir que vá medindo o comportamento do website no pós redesign.

Escolha um bom Alojamento para o site

A velocidade é cada vez mais um critério importante para o Google. Para além da execução técnica do site, deve escolher um alojamento fiável e rápido. Não só é importante para os motores de busca, como é importante para o utilizador. Numa era em que cada vez mais visitas surgem via dispositivos móveis, uma página que demore mais do que 3 segundos a carregar aumenta imenso a probabilidade de ser rejeitada.

Cerca de 40% dos visitantes abandonam um site após este período de espera. Imagine o que acontece se demorar 7/8 segundos. Parte depende do alojamento, outra parte depende da utilização de boas práticas na construção do site.

Escolha um Design Evolutivo e Orientado para a Conversão

O conceito é simples. Pretende um site que necessite de mudar por completo daqui a 2 anos? Ou pretende um site que possa ir evoluindo, mudando no aspecto e funcionalidades ao longo do tempo? Em vez de investir milhares de euros de x em x anos, invista na melhoria do seu site de forma constante. Diminui os custos e os riscos que existem sempre que efectuamos a migração ou update de um site. Para isso é essencial escolher uma plataforma (CMS) que seja flexível e ela própria evolutiva. Que não o obrigue a mudar tudo, ou a realizar upgrades, quando pretende mudar algo no seu website. Imagine que quer reorganizar/redesenhar o cabeçalho e navegação do seu site, e para isso tem de mudar de CMS.

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Isto também o ajuda na perspectiva do negócio. Um website não nasce perfeito, nem pode ser estático. É sempre necessário mudar, testar, encontrar novas e mais eficazes formas de converter os visitantes em clientes. Ter um site igual durante 3/4 anos, não o ajuda a suplantar a concorrência.

O SEO não morreu, está Diferente e mais Inteligente

Nos últimos 5 anos o SEO morreu pelo menos 5 vezes. Todos os anos surge uma nova teoria que nos diz que já não é necessário optimizar o nosso website para os motores de busca. Na realidade nunca foi tão importante como hoje, ter em atenção todos os detalhes que influenciam a posição do nosso site nos resultados orgânicos. E sobretudo perceber que o Google já não é orientado para palavras-chave mas sim para significados e interpretações.

Indexação Semântica | Google

A indexação semântica é uma realidade, e com isso a qualidade do conteúdo do website torna-se fundamental. Já não se trata de escrever para uma máquina, trata-se de fornecer conteúdo que de facto ajude o utilizador a encontrar exactamente o que pretende. Conteúdo que ajude o Google a "casar" uma determinada pesquisa ao nosso site.

  • Use Page Titles e Meta Descriptions únicas.
  • Evite o conteúdo duplicado ou páginas vazias de conteúdo.
  • A repetição excessiva de uma palavra-chave não lhe traz qualquer vantagem
  • Utilize url's amigáveis, sempre.
  • Aposte em conteúdo de qualidade, útil para a descrição do que faz e que responda às dúvidas e problemas dos visitantes.
  • Aposte em palavras-chave relacionadas ou long tail. Podem gerar menos tráfego mas garantem uma maior correspondência entre o que oferecemos e o que o utilizador pesquisou, aumentando a probabilidade de conversão.

DICA EXTRA: Se quer vender para mercados internacionais através do seu site veja as nossas Dicas e Estratégias de Internacionalização para websites.

Analytics. Não o Deite Fora!

Um erro estranhamente comum. Ao mudar de website cria-se uma nova conta de analytics e perde-se toda a informação relevante de antes. É importante manter estes dados, só assim saberemos a evolução global do site. O impacto das melhorias e a identificação de erros. Assegure-se que mantem a conta de analytics e a incorpora no novo site, e também que é sempre o administrador dessa conta.

Redirect 301, já ouviu falar?

Antes de mais o que é um redirect? É uma forma de enviar os utilizadores e os motores de busca para uma página/url diferente da que solicitaram originalmente. Imagine que tem esta página (www.omeusite.com/produtofantastico). Ou porque a página já não existe, ou porque decidiu alterar o url, na nova versão do site esse url desaparece.

Essa página estava indexada pelo Google, e talvez estivesse presente em links externos para o seu site. Se simplesmente desaparecer, esses links irão para lado nenhum, e mais grave todo o ranking atribuído pelo Google a essa página será perdido. É tristemente comum encontrar sites que perdem dezenas ou centenas de páginas ao longo de um redesenho, e que não se preocupam em salvaguardar todo este histórico. Com isto arriscam ter uma diminuição significativa nas visitas, que depois atribuem erradamente, em exclusivo à mudança visual.

O que fazer?

Temos basicamente que indicar que o url A é agora o url B. E isto é conseguido através do redirect 301, ou pelo menos esse é o melhor método para visitantes e motores de busca.

Redirect 301

Tenha em atenção que os motores de busca irão sempre demorar algum tempo a reconhecer o redirect 301, e a "transferir" o valor da página antiga para a sua sucessora.

Redirect 301

Não Destrua todo o Conteúdo. Recicle, Melhore e Teste.

Um novo site não significa deitar fora todo o conteúdo. Pelo contrário. É uma boa oportunidade para reciclar, actualizar e aprimorar. Que conteúdo continua a ser útil, qual falhou na relevância, qual podemos eliminar e qual pode ser melhorado de forma a ajudar os visitantes e ajudar os motores de pesquisa a valorizar o seu site.

Recorde-se da dica sobre a importância das estatísticas, identifique as páginas mais importantes ao nível de tráfego e palavras-chave rankeadas, que páginas tinham maior taxa de rejeição ou saída, quais as que mais convertiam, e qual o caminho que o utilizador percorria até se tornar uma lead. Em toda esta análise, aproveite o bom conteúdo que tinha, recicle, optimize e continue a testar. 

Reciclar conteúdo Marketing

Com isto vai não só poupar tempo, como melhorar o desempenho das suas páginas impedindo que conteúdo valioso desapareça do seu website.

Um Bom Conselheiro não tem Preço

Como gestor ou como responsável de marketing, muitas vezes existe a tentação de obter toda a informação e conselhos através de artigos, ebooks, dicas de amigos etc. Estamos a falar do seu negócio, e de uma ferramenta essencial para o seu sucesso como é o caso de um website. Não procure saber tudo, todos os termos técnicos, truques e procedimentos. Ter alguém que o possa ajudar de forma objectiva, e que tenha experiência comprovada é algo que pode garantir o sucesso da transição. Nem todas as empresas de construção de sites têm competências e know-how para lidar com o processo de colocar um novo site no ar. Seja ao nível de SEO, seja ao nível de design, seja ao nível do marketing de conteúdo.

Procure obter exemplos de trabalhos passados, procure saber se possuem os conhecimentos básicos que lhes permitam não arruinar todo o histórico que já possui na internet. Use e abuse de algumas das coisas que falamos nas 8 dicas anteriores, e acredite que se não souberem o que é o redirect 301 e porque deve ser usado, ou a importância do uso do canonical... é melhor fugir.

Analise SEO e Marketing Site

 

Autor: Pedro Silva

Webdesigner e Consultor Inbound Marketing. Trabalha essencialmente nas áreas do SEO, Design web e Usabilidade, ajudando os sites a atrair e converter. Gosta particularmente do estudo do comportamento e experiência do utilizador, e do mundo do SEO. Compreender o Google é obsessão, assim como tomar um bom café.

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Tópicos: Website e WebDesign, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing